Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA aponta falhas significativas nos direitos humanos no Brasil

Problemas significativos no cumprimento dos direitos humanos, que incluem relatos confiáveis de assassínios ilegais, violência, atos generalizados de corrupção e perseguição a minorias foram detetados no Brasil, segundo um relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

EUA aponta falhas significativas nos direitos humanos no Brasil
Notícias ao Minuto

13:47 - 13/04/22 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

O documento de mais de 200 páginas que analisa o cumprimento dos direitos humanos em vários países, apresentado pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na noite e terça-feira, ressaltou o Brasil continua a registar casos de "assassínios ilegais ou arbitrários cometidos pela polícia, condições prisionais severas e às vezes com risco de vida, prisão ou detenção arbitrária".

"Houve vários relatos de que agentes civis e militares estaduais cometeram homicídios ilegais. Nalguns casos, a polícia empregou força indiscriminadamente", frisou o documento.

"As condições em muitas prisões eram precárias e às vezes ameaçavam a vida, principalmente devido à superlotação. O abuso por parte dos guardas prisionais continuou e as más condições de trabalho e os baixos salários dos guardas prisionais encorajaram a corrupção", acrescentou o Governo norte-americano.

O Departamento de Estado destacou também o alto índice de denúncias relativa a violência contra jornalistas, mencionando especificamente ataques realizados pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e críticas a independência dos 'media'.

"Segundo [a organização] Repórteres Sem Fronteiras, o Presidente Bolsonaro criticou a imprensa 87 vezes no primeiro semestre, verbalmente ou via redes sociais -- um aumento de 74% em relação ao segundo semestre de 2020", frisou o relatório.

"Às vezes, jornalistas foram mortos ou submetidos a assédio, ataques físicos e ameaças como resultado de suas reportagens", completou.

O Brasil registou inúmeros casos de ineficiência na investigação e responsabilização pela violência contra a mulher, violência ou ameaças de violência motivadas por antissemitismo.

O maior país da América do Sul terá falhado, de acordo com o Departamento de Estado norte-americano, no combate ao tráfico de pessoas, e crimes envolvendo violência ou ameaças de violência contra membros de minorias raciais, ativistas de direitos humanos e ambientais, membros de grupos raciais e indígenas e outras populações tradicionais, e pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero ou intersexuais (LGBTQ+).

O relatório deu especial atenção a violência contra indivíduos LGBTQI+, que classificou como fonte de preocupação, destacando que embora a violência contra indivíduos de parte deste grupo tenha diminuído anualmente desde 2017, a violência direcionada especificamente a indivíduos transgénero aumentou.

"Indivíduos transgénero estavam particularmente em risco de serem vítimas de crimes ou cometerem suicídio", destacou o relatório.

"O Ministério Público Federal é responsável pelo registo de denúncias de crimes cometidos com base em género ou orientação sexual, mas teria demorado a responder", concluiu.

No que diz respeito ao combate a corrupção, o Brasil foi descrito pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como um país onde o Governo processou funcionários que cometeram abusos, no entanto, a impunidade, a falta de responsabilidade das forças de segurança, e processos judiciais ineficientes "às vezes atrasava a justiça tanto para os perpetradores quanto para as vítimas."

Leia Também: EUA apontam abusos policiais, prisões sem condições e tráfico em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório