Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Migrações: Mais de 100 pessoas morrem numa semana no Mediterrâneo

Mais de uma centena de migrantes morreram em menos de uma semana no Mediterrâneo central, denunciou hoje a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), que vê este número como "consequência direta das políticas mortíferas da União Europeia".

Migrações: Mais de 100 pessoas morrem numa semana no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

13:23 - 06/04/22 por Lusa

Mundo Médicos sem Fronteiras

Na mesma semana, pelo menos outras 130 pessoas foram intercetadas quando tentavam chegar à Europa de barco e devolvidas à Líbia, onde, "com toda a probabilidade, irão enfrentar abusos e tortura" em centros de detenção líbios, explicou a organização, em comunicado hoje divulgado.

"A MSF condena a negligência da Itália e de Malta em ajudar barcos em perigo e a indiferença da União Europeia (UE) e dos seus Estados-membros face ao crescente número de mortes e à contínua violação dos direitos humanos", refere.

Segundo a organização, o número apontado inclui os corpos de quatro crianças e sete mulheres encontrados num resgate, em 31 de março, mas a maioria -- "mais de 90" -- dos migrantes morreu em 02 de abril, depois de passarem quatro dias no mar a tentar chegar à Europa.

A MSF também criticou a devolução dos barcos intercetados à Líbia, país onde, segundo muitos observadores, os migrantes são alvo de violações dos direitos humanos.

Foi o caso de 126 pessoas que viajavam num barco e que foram intercetadas em 31 de março pela guarda costeira líbia, sendo que a MSF acredita que "estejam agora detidos" naquele país.

Perante o cenário, a coordenadora da MSF no navio de resgate 'Geo Barents', Caroline Willemen, sublinhou que o apoio da UE "à guarda costeira líbia é a principal causa de todas as mortes e violações dos direitos humanos que acontecem no Mediterrâneo central".

De acordo com o último relatório anual da Organização Internacional das Migrações, no ano passado, morreram 655 pessoas e outras 897 desapareceram na rota migratória do Mediterrâneo central, uma das mais mortais do mundo, enquanto 32.425 pessoas -- incluindo 1.309 menores -- foram resgatadas ou intercetadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório