Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Rinoceronte em vias de extinção dá à luz após oito abortos na Indonésia

A primeira vez que engravidou foi em 2005 e, após 17 anos, Rosa conseguiu finalmente ter um bebé saudável.

Rinoceronte em vias de extinção dá à luz após oito abortos na Indonésia
Notícias ao Minuto

16:30 - 05/04/22 por Beatriz Maio

Mundo Vias de Extinção

Um  rinoceronte de uma espécie em vias de extinção teve um bebé saudável no Santuário de Rinocerontes de Sumatra, no Parque Nacional Way Kambas (SRS), na província de Lampung, na Indonésia, depois de sofrer um total de oito abortos espontâneos ao longo de 17 anos.

Os trabalhadores do santuário ajudaram a garantir que o bebé estava seguro e saudável após o nascimento, antes de permitir que a mãe, de nome Rosa, passasse algum tempo com o recém-nascido. Contudo, momentos depois, assim que se juntaram, a mãe foi vista a ajudá-lo enquanto dava os primeiros passos.

Rosa engravidou pela primeira vez em 2005 como parte de um programa de reprodução com o objetivo de aumentar o número da espécie, mas depois de oito abortos consecutivos, o santuário tinha poucas esperanças. "O nascimento do rinoceronte de Sumatra é uma boa notícia no meio de esforços do governo e parceiros indonésios para aumentar a população de rinocerontes de Sumatra", explicou Wiratno, diretor geral de recursos naturais e conservação de ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MOEF) num comunicado.

"O Santuário de Rinocerontes de Sumatra (SRS) é o único lugar para o rinoceronte de Sumatra se reproduzir naturalmente com o apoio da tecnologia e colaboração de especialistas, tanto de dentro como de fora do país", acrescentou, reiterando: "O SRS procura produzir o maior número possível de rinocerontes de Sumatra jovens, de acordo com condições seguras para manter a sobrevivência da espécie de rinoceronte de Sumatra, que agora está ameaçada".

Rosa é um rinoceronte de Sumatra, uma espécie criticamente ameaçada da qual existem menos de 80 em todo o mundo, de acordo com estimativas da organização não governamental internacional WWF, World Wide Fund for Nature. O nascimento deste bebé eleva o total de rinocerontes de Sumatra em cativeiro na Indonésia para oito, sendo que os restantes residem na natureza, principalmente nas ilhas de Sumatra e Bornéu.

A Federação Internacional de Rinocerontes (IRF) concorda com a estimativa do WWF e disse que a notícia do recém-nascido de Rosa deve ser saudada como uma "ocasião importante".

Leia Também: Posto de correios da Antártica procura voluntários para contar pinguins

Recomendados para si

;
Campo obrigatório