Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Ucrânia recupera 30 regiões; Forças russas dispersam protesto

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

AO MINUTO: Ucrânia recupera 30 regiões; Forças russas dispersam protesto

Mais de um mês após a invasão russa, que teve início no dia 24 de fevereiro, Moscovo, que prometeu reduzir as suas atividades militares, continua a bombardear cidades em redor da capital ucraniana, Kyiv.

Num conflito que decorre há mais de um mês,  são vários os recursos afetados. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, helicópteros ucranianos invadiram o espaço aéreo russo e atacaram um depósito de combustível. Como resultado da guerra na Ucrânia, os membros da Agência Internacional de Energia decidiram libertar mais petróleo das suas reservas estratégicas para combater a volatilidade de preços.

Na passada sexta-feira entrou em vigor um decreto, assinado pelo presidente da Rússia, que estabelece um novo mecanismo para o pagamento de gás russo, medida que prevê que os compradores paguem em euros ou doláres, mas que os fornecedores russos recebam em rublos. Para combater uma guerra que parece não ter fim, o principal responsável pelos serviços humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, irá, este domingo, a Moscovo para tentar promover uma trégua na Ucrânia.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

16h00 - Boa tarde! Termina aqui este acompanhamento AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia. Pode acompanhar o novo registo aqui.

15h56 - UE trabalha novas sanções contra a Rússia não relacionadas com a energia

A União Europeia (UE) está a trabalhar em "novos pacotes de sanções" contra a Rússia, embora não relacionados com a energia, assegurou hoje o comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni.

15h51 - Minas após retirada russa mantêm Kyiv insegura, diz Zelensky

À medida que as forças russas se retiram da capital estão a "criar uma situação catastrófica" para os civis, deixando minas ao redor das casas, equipamentos abandonados e "até mesmo os corpos dos mortos", alertou hoje o Presidente ucraniano.

15h46 - Turquia pronta para fornecer navios para evacuar civis de Mariupol

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que o país pode fornecer apoio naval para a evacuação de civis e feridos em Mariupol, relata The Kyiv Independent. “A coordenação com autoridades russas e ucranianas a esse respeito continua”, frisou Akar.

15h35 -  DJ ucraniano de música eletrónico tocará ao vivo este sábado num abrigo antiaéreo

O músico ucraniano Oleh Shpudeiko fará um breve set de DJ ao vivo num abrigo antiaéreo em Lviv, este sábado às 19h00. Durante a atuação será realizada uma arrecadação de fundos para apoiar as Forças Armadas da Ucrânia.

15h27 - Moldova nega que tropas russas estão a concentrar-se na região separatista

Em resposta ao Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia que disse que as tropas russas estão a concentrar-se na autodeclarada República da Transnístria, a Moldávia e as autoridades separatistas da Transnístria negaram essa alegação.

O Ministério das Relações Exteriores da Moldova disse que "não há informações para confirmar", mas está a "acompanhar de perto a situação de segurança na região".

15h16 - Forças russas dispersam violentamente protesto em cidade ocupada

Imagens da cidade ucraniana de Enerhodar, ocupada pelas tropas russas, mostram explosões e nuvens de fumo branco na praça durante um comício pró-ucraniano. As autoridades locais disseram que soldados russos chegaram e colocaram alguns em vans de detenção.

15h03 - Mais de 170 pessoas presas na Rússia por protestarem contra a guerra

Mais de 170 pessoas foram hoje presas na Rússia por protestarem contra a ofensiva russa na Ucrânia, disse a organização não governamental OVD-Info, especializada na monitorização de detenções no país. Às 13:00 locais (14:00 em Lisboa), "mais de 178 pessoas tinham sido presas em 15 cidades russas", disse a ONG através de um comunicado.

14h54 - Tropas ucranianas recuperaram mais de 30 regiões perto de Kyiv

Segundo a Sky News, mais de 30 regiões perto da capital ucraniana foram recuperadas das forças russas, entre elas Bucha e Brovary, revelou o conselheiro presidencial ucraniano, Oleksiy Arestovych, que alertou que ainda há "fortes batalhas pela frente" para o sul e leste da Ucrânia, incluindo Mariupol.

14h42 - Áreas do leste da Ucrânia sofrem com a falta de água

Donetsk, Makeyevka e outras cidades controladas pelos rebeldes no leste da Ucrânia enfrentam graves problemas de escassez de água, visto que a infraestrutura hídrica foi bombardeada durante o conflito e algumas áreas de Donetsk estão a receber água corrente apenas durante duas horas a cada dois dias, avança a Sky News.

14h34 - Mais de duas dezenas de pessoas detidas durante protestos na Rússia

Mais de duas dezenas de pessoas foram detidas hoje em Moscovo e São Petersburgo durante protestos contra a ofensiva russa na Ucrânia, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP). Em Moscovo, o protesto estava marcado para as 12:00 (hora de Lisboa), no Parque Zaryadye, muito próximo do Kremlin. A polícia começou rapidamente a deter pessoas sentadas nos bancos do parque, durante uma tempestade de neve.

14h23 - ONU eleva para 1.325 o número de mortos civis, 120 são crianças

Pelo menos 1.325 civis, 120 deles crianças, morreram desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia, indicou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, reportando-se apenas aos casos verificados e admitindo poderem ser mais.

14h09 - Antiga procuradora internacional pede mandado de prisão para Putin

A ex-procuradora internacional Carla Del Ponte pediu ao Tribunal Penal Internacional um mandado de prisão para o Presidente russo, Vladimir Putin, após a invasão à Ucrânia. "Putin é um criminoso de guerra", afirmou Del Ponte, em declarações ao diário suíço Le Temps, notando que a emissão de um mandado de detenção é necessária para responsabilizar Putin e outros dirigentes pelos crimes cometidos desde a invasão da Ucrânia.

14h01 - Mais de 26 mil pedidos de proteção temporária concedidos pelo SEF

O número de pedidos de proteção temporária de cidadãos ucranianos e estrangeiros a viverem na Ucrânia desde o inicio da invasão russa concedidos por Portugal subiu para 26.165, segundo dados hoje revelados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

13h47 - Cerca de 20 pessoas detidas em manifestação contra Putin no Quirguistão

Cerca de 20 pessoas foram detidas hoje pela polícia em Bishkek, no Quirguistão, durante uma manifestação contra o Presidente russo, Vladimir Putin, quando há uma proibição de protestos relacionados com a guerra na Ucrânia.

13h28 - Rússia planeia recorrer a trocas para proteger comércio com Marrocos

A Rússia e o Marrocos podem minimizar o impacto das sanções ocidentais contra Moscovo em seu comércio recorrendo a trocas e também outras moedas, excetuando o euro e o dólar, explicou hoje o embaixador russo em Rabat.

13h02 - Papa admite visita ao país e alerta para risco de guerra prolongada

O Papa Francisco admitiu hoje que está a ser ponderada uma visita à Ucrânia, no dia em que alertou para o risco de "uma guerra prolongada e fria que pode sufocar a vida de povos e gerações inteiras".

12h36 - Exército russo afirma ter destruído 67 alvos militares ucranianos

O exército russo destruiu 67 alvos militares ucranianos na noite passada, no âmbito da denominada "operação militar especial", incluindo postos de controlo, depósitos de munições e áreas com equipamentos de guerra, disse hoje o Ministério da Defesa.

12h14 - Forças russas estão a fazer "retirada rápida" no norte do país

As forças russas estão a retirar-se "de forma rápida" das regiões de Kyiv e Chernigiv, cidade no norte da Ucrânia, e pretendem "ganhar uma posição no leste e no sul", disse hoje um assessor presidencial ucraniano.

12h05 - O Presidente da Câmara de Lviv pede ao Ocidente que corte completamente o petróleo e o gás russos

Andriy Sadovyi, presidente da Câmara de Lviv, pediu ao Ocidente para parar de comprar combustível russo, justificando que a Rússia está a utilizar o gás e as necessidades do Ocidente para seu proveito, informa a Sky News.

11h48 - Fotojornalista ucraniano morto em Kyiv

O fotógrafo de guerra Maks Levin, pai de quatro filhos, foi morto pelo exército russo na capital ucraniana, de acordo com o Ministério Público ucraniano. Levin desapareceu no dia 13 de março enquanto estava a trabalhar, mas o corpo foi encontrado na passada sexta-feira na aldeia de Huta-Mezhyhirska, segundo a Sky News.

De acordo com um de seus colegas, Levin tinha estava a trabalhar com outro jornalista, Alexei Chernyshov, cujo paradeiro é ainda desconhecido.

11h37 - Cruz Vermelha prepara-se para tentar retirar civis hoje de Mariupol

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) prepara-se hoje para tentar retirar civis da cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia, após mais uma noite de bombardeamentos em várias regiões do país.

11h26 - Número de mortos em ataque a edifício governamental em Mykolaiv sobe para 35

O governador da região de Mykolaiv, Vitaliy Kim, atualizou novamente o número de pessoas mortas num ataque num prédio do governo local. Este sábado o número subiu para 35 vítimas mortais desde o ataque na passada terça-feira. 

11h13 - Vídeo mostra destruição em Borodyanka, a noroeste de Kyiv

O vídeo, postado nas redes sociais este sábado, mostra as consequências dos combates em Borodyanka, a noroeste de Kyiv.

11h02 - Não haverá "afeganização" da guerra, nem se tornará "longa e exaustiva"

Um assessor do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que o Governo não espera que ocorra uma "afeganização" da guerra com a Rússia ou que esta se torne "longa e exaustiva". A Rússia vai retirar-se de todos os territórios, exceto do sul e do leste" da Ucrânia, previu o assessor, Mikhailo Podolyak, acrescentando que o inimigo tentará "entrincheirar-se" nessas regiões, reduzir as suas perdas e "ditar as condições".

10h48 - Rússia deixará de trabalhar com NASA ou Agência Espacial Europeia

A Rússia anunciou que encerrará a cooperação na Estação Espacial Internacional até que as sanções do Ocidente, devido à invasão da Ucrânia, sejam suspensas. O chefe da agência espacial da Rússia,  Roscosmos, Dmitry Rogozin, informou que não trabalhará mais com os seus parceiros, incluindo a NASA e a Agência Espacial Europeia, no laboratório em órbita.

10h39 - Shakhtar mostra destruição provocada pela Guerra

O Shakhtar recorreu, este sábado, às redes sociais para partilhar várias fotografias que explicam bem o nível de destruição provocada pela Guerra na Ucrânia, mais precisamente na região de Kyiv. 

10h27 - Parlamento Europeu inicia na 2.ª feira sessão plenária dominada por guerra na Ucrânia

O Parlamento Europeu (PE) inicia, na segunda-feira, em Estrasburgo, França, uma sessão plenária marcada por debates sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia e a situação dos refugiados que fogem do conflito.

10h18 - Exército ucraniano avança em Kyiv e Gostomel com retirada de russos

O exército ucraniano continua a avançar nas proximidades de Kyiv e do aeroporto de Gostomel com a retirada das forças russas, segundo o último relatório dos serviços secretos do Ministério da Defesa do Reino Unido, anuncia hoje a Efe.

10h07 - Papa Francisco pensa em visitar Kyiv

Quando questionado por um repórter sobre se estaria a considerar aceitar um convite feito pelas autoridades políticas e religiosas ucranianas, o papa revelou que está a considerar visitar Kyiv: "Sim, está em cima da mesa", admitiu. Anteriormente, o Papa Francisco condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia, chamando-a de "vergonhosa".

09h56 - Vídeo mostra tanques russos destruídos nos arredores de Kyiv

Um vídeo publicado nas redes sociais de um repórter do jornal alemão mostra tanques russos destruídos nos arredores de Kyiv, na manhã deste sábado. Na descrição da publicação pode ler-se: "Foi o que aconteceu com o exército russo enquando lutavam pela capital [ucraniana]".

09h43 - Rússia já perdeu 17.800 pessoas e 1.776 máquinas de combate desde início da invasão

O Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia revelou que, desde o primeiro dia da invasão russa, contabilizam-se 17.800 vítimas mortais. As perdas registadas são também ao nível de material, nomeadamente, 631 tanques, 1.776 máquinas blindadas, 317 sistemas de artilharia, 54 sistemas de guerra anti-aérea, 143 aeronaves e 134 helicópteros.

09h29 - Rússia começa a mobilizar tropas na Moldova

De acordo com The Kyiv Independent, Moscovo está a redistribuir tropas russas no território ocupado da Moldova para demonstrar sua prontidão para atacar a Ucrânia pelo sudoeste e para possíveis provocações na fronteira ucraniana, avançou o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.

09h23 - Em Dia das Mentiras, Zelensky acusa Rússia de "piadas disparatadas"

Na madrugada deste sábado, Zelensky partilhou mais um vídeo na sua conta de Instagram onde, fazendo referencia ao Dia das Mentiras, que aconteceu esta sexta-feira, alerta para aquelas que são as duas mentiras a serem atualmente veiculadas pelos russos.

09h14 - Marido da vice-primeira-ministra ucraniana morre durante evacuação

O marido da vice-primeira-ministra da Ucrânia, Olga Stefanyshyna, morreu, na passada quinta-feira, 31 de março, durante um bombardeio russo enquanto ajudava civis a evacuar de Chernihiv, segundo a deputada ucraniana Lesia Vasylenko.

08h54 - Alemanha considera comprar sistema de defesa antimísseis israelense ou americano

A Alemanha está a considerar comprar um sistema de defesa antimísseis de Israel ou dos Estados Unidos para se defender contra ameaças, incluindo mísseis russos Iskander em Kaliningrado. Segundo a Sky News, o chefe de defesa, Eberhard Zorn, informou que os mísseis Iskander podem atingir quase toda a Europa Ocidental e não há escudo para proteger contra essa ameaça, contudo acrescentou que apenas "os israelenses e os americanos possuem tais sistemas".

08h37 - Sete corredores humanitários acordados para este sábado

Sete corredores humanitários foram acordados para evacuar civis este sábado, de acordo com o vice-primeiro-ministro da Ucrânia. Iryna Vereshchuk afirmou que serão disponibilizadas duas rotas: uma para pessoas que saem de transporte privado de Mariupol e outra para os moradores que fogem de autocarro pela cidade de Berdyansk, avança a Sky News.

08h24 - "Portugueses, russos nunca são de confiança", avisa autarca de Dnipro

O presidente da Câmara de Dnipro, a quarta maior da Ucrânia, alertou hoje que Portugal deve ajudar a parar a Rússia e apontou a cidadania portuguesa atribuída a Roman Abramovich como exemplo de "dinheiro sujo" que contamina as democracias ocidentais.

08h17 - Invasão russa mostra "inoperância" do sistema de direito internacional"

O presidente da Câmara de Dnipro, a quarta maior da Ucrânia, afirmou hoje à Lusa que a "inoperância" das organizações internacionais perante a invasão russa revela a falência do sistema de direito internacional que garantiu a paz global desde a II Guerra Mundial.

08h09 -  Nações Unidas preocupadas com maior crise humanitária desde a II Guerra Mundial

O porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários na Ucrânia criticou os beligerantes da Ucrânia de não permitirem ajuda aos civis, na maior crise humanitária de origem militar desde a II Guerra Mundial.

07h53 - ONU estima que 25 por cento dos ucranianos teve de fugir de casa

O porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, em inglês) na Ucrânia afirmou que 11 milhões de pessoas tiveram de sair de casa por causa da guerra e metade da população perdeu o emprego.

07h42 - EUA doarão a Kyiv mais 271,5 milhões em ajuda militar

O Departamento de Defesa dos EUA anunciou que vai doar mais 300 milhões de dólares (271,5 milhões de euros) em ajuda militar à Ucrânia para combater os invasores russos.

07h36 - Rússia tem propagado desinformação na América Latina sobre o conflito

A Rússia tem disseminado informações falsas na América Latina sobre o conflito russo-ucraniano, advertindo os utilizadores de redes sociais que o maior problema são os Estados Unidos, de acordo com uma investigação da agência de notícias AP.

07h33 - EUA entregam a Kyiv material de proteção em caso de ataque químico russo

Os Estados Unidos começaram a fornecer à Ucrânia equipamentos de proteção para o caso da Rússia executar um ataque com armas químicas ou biológicas naquele país, revelou na sexta-feira a porta-voz da Casa Branca.

07h29 - Índia assegura que vai continuar a comprar petróleo à Federação Russa

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, afirmou que o seu país comprou e vai continuar a comprar petróleo à Federação Russa, apesar das sanções internacionais pela invasão da Ucrânia.

07h24 - Mais de três mil pessoas conseguiram fugir de Mariupol

Mais de 3.000 pessoas conseguiram fugir de Mariupol nas últimas 24 horas em autocarros e viaturas particulares, disseram as autoridades ucranianas, enquanto a Cruz Vermelha prepara nova tentativa para retirar civis da cidade sitiada.

07h19 - Teatro Bolshoi de Moscovo apresenta espetáculo heroico pró-Rússia

O Teatro Bolshoi de Moscovo apresentará no sábado o bailado "Spartacus", com as receitas a reverterem para os familiares dos soldados russos mortos na guerra na Ucrânia, num gesto de apoio à "operação militar" comandada pelo presidente Vladimir Putin.

07h16 - Economia russa está "encurralada", diz Departamento do Tesouro dos EUA

Um dirigente do Departamento do Tesouro dos EUA garantiu hoje que a economia russa está "encurralada", devido às sanções internacionais, e considerou que a recente revalorização acentuada do rublo não significa grande coisa.

07h10 - Bom dia! Iniciamos uma nova cobertura AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia. Pode recordar o registo anterior aqui da passada sexta-feira aqui.

Leia Também: Exército do Mali diz que matou 203 combatentes numa semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório