Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia deixará de trabalhar com NASA ou Agência Espacial Europeia

O chefe da agência espacial da Rússia Roscosmos acredita que "a restauração das relações normais entre os parceiros da Estação Espacial Internacional e outros projetos conjuntos só é possível com o levantamento completo e incondicional das sanções ilegais".

Rússia deixará de trabalhar com NASA ou Agência Espacial Europeia

A Rússia anunciou que encerrará a cooperação na Estação Espacial Internacional até que as sanções do Ocidente, devido à invasão da Ucrânia, sejam suspensas.

O chefe da agência espacial da Rússia,  Roscosmos, Dmitry Rogozin, informou que não trabalhará mais com os seus parceiros, incluindo a NASA e a Agência Espacial Europeia, no laboratório em órbita.

Segundo o Daily Mail, Rogozin revelou que apresentará um cronograma para a conclusão dos projetos atuais ao Kremlin, frisando que "as sanções dos Estados Unidos da América, Canadá, União Europeia e Japão visam bloquear as atividades financeiras, económicas e de produção" das empresas de alta tecnologia.

“O objetivo das sanções é matar a economia russa, mergulhar o nosso povo no desespero e fome e deixar o nosso país de joelhos. É claro que não serão capazes de fazer isso, mas as intenções são claras", mencionou, explicando: “É por isso que acredito que a restauração das relações normais entre os parceiros da Estação Espacial Internacional e outros projetos conjuntos só é possível com o levantamento completo e incondicional das sanções ilegais".

De referir que a Estação Espacial Internacional (ISS) é a maior estrutura colocada no espaço por humanos e tem sido continuamente ocupada por uma equipa multinacional, constituída, principalmente, por membros dos Estados Unidos da América e da Rússia, desde novembro de 2000. Visto que não pertence a uma única nação, é um programa cooperativo entre a Europa, Estados Unidos, Rússia, Canadá e Japão, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Leia Também: PE inicia na 2.ª feira sessão plenária dominada por guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório