Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: "Enormes" batalhas em Kyiv; China culpa EUA e NATO por guerra

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

AO MINUTO: "Enormes" batalhas em Kyiv; China culpa EUA e NATO por guerra

Estamos a terminar a quinta semana de conflito, numa altura em que foi confirmado nas negociações por ambos os lados que a Rússia está a retirar algumas das suas tropas de perto da capital ucraniana. 

Entretanto, a partir desta sexta-feira dia 1 de abril, a Europa terá de pagar o gás russo em rublos, segundo anunciado pelo Kremlin na quarta-feira. Apesar desta situação, países como a Alemanha e a França recusam pagar gás em rublos e preparam-se para "qualquer cenário".

Enquanto a incerteza em relação à situação do fornecimento de gás prossegue, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anunciou no Twitter que está a caminho da capital ucraniana, tornando-se assim a primeira líder europeia a viajar para Kyiv.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h50 - Boa tarde! Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar os novos desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia neste novo registo.

15h28 - A situação humanitária  é grave em Chernigiv após semanas sem serviços básicos

A situação humanitária na cidade de Chernigiv, no norte da Ucrânia, é "extremamente difícil", porque há duas semanas que os habitantes estão sem água, eletricidade, gás, aquecimento e outros serviços básicos.

15h20 - Voz denuncia "instabilidade psicológica" de Putin em discursos recentes

Com o avançar da guerra, o comportamento do presidente russo, Vladimir Putin, é esmiuçado ao detalhe. Não é, por isso, de estranhar que uma empresa japonesa, a Risk Measurement Technologies, com um programa recente para mudanças de saúde mental se tenha debruçado sobre o caso do líder russo. 

A conclusão foi de que os níveis de stress do presidente tornaram-se elevados a partir dos dias anteriores à invasão e aumentaram acentuadamente no início de março.

15h15 - Kyiv confirma controlo de Chernobyl e vai avaliar danos da ocupação

A Ucrânia confirmou hoje que voltou a controlar a antiga central nuclear de Chernobyl e garantiu que vai trabalhar com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) para avaliar os danos causados durante a ocupação russa.

15h00 - Dínamo Kyiv anuncia jogos de beneficência. Benfica e Sporting incluídos

O Dínamo Kyiv anunciou, esta sexta-feira, que irá disputar uma série de jogos particulares de cariz solidário para recolher fundos de ajuda ao povo ucraniano. Em comunicado, o emblema da Ucrânia explica que vai defrontar os "principais clubes europeus" e que os jogos, que serão realizados sob o lema 'Jogo pela paz! Vamos parar a guerra!' estão agendados entre os meses de abril e junho. 

14h50 - Guerra já fez mais de 4,1 milhões de refugiados. Fluxo a cair há 10 dias

Mais de 4,1 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

14h39 - De Mariupol para Zaporizhzhia: Cruz Vermelha terá resgatado 2 mil pessoas

Cerca de duas mil pessoas já terão sido resgatadas de Mariupol, esta sexta-feita, com a ajuda da Cruz Vermelha.

14h29 - Cerca de 150 refugiados estão a viver em instalações das Misericórdias

Cerca de 150 refugiados da guerra na Ucrânia estão a viver temporariamente em instalações das Misericórdias espalhadas pelo país, que estão preparadas para receber muito mais gente, segundo a União das Misericórdias Portuguesas.

14h26 - A presidente da Comissão Europeia está a falar em direto sobre as conclusões da cimeira União Europeia (UE)-China. Acompanhe aqui:

A União Europeia disse esta sexta-feira que a China tinha uma "responsabilidade especial" na posição que toma em relação ao conflito na Ucrânia. Ursula von der Leyen sublinhou, após a cimeira entre a UE e a China, que tem que haver "respeito pelo direito internacional e pela soberania e integridade territorial da Ucrânia".

14h22 - Zelensky conversa com o presidente francês Emmanuel Macron

Durante a ligação telefónica, ambos os líderes discutiram o processo de negociação, a importância das garantias de segurança e o fornecimento de corredores humanitários da cidade portuária de Mariupol, disse Zelensky.

14h18 - Presidente da câmara de Kyiv avisa que "enormes" batalhas estão a ter lugar em Kyiv

Num aviso aos muradores de Kyiv o responsável da cidade disse que o "risco de morrer [em Kyiv] é bastante alto e é por isso que meu conselho para quem quer voltar é, por favor, demore um pouco mais".

14h10 - China culpa Estados Unidos e expansão da NATO pela guerra na Ucrânia

A diplomacia chinesa acusou hoje Washington de instigar a guerra na Ucrânia e disse que a NATO devia ter sido dissolvida após o colapso da União Soviética, no mesmo dia em que decorre uma cimeira União Europeia (UE)--China.

14h05 - Kremlin decreta serviço militar obrigatório de primavera

A Rússia retomou a mobilização de mancebos para o serviço militar obrigatório na altura em que se prolonga a invasão na Ucrânia, tendo o Kremlin garantindo que os novos recrutas não vão ser enviados para a guerra. 

14h00 - Delegações ucraniana e russa retomam negociações por videoconferência

As negociações russo-ucranianas para tentar alcançar um cessar-fogo e pôr fim à guerra na Ucrânia foram retomadas hoje por videoconferência, anunciaram as duas partes, citadas pelas agências internacionais.

13h13 - Mário Centeno pede ação política para garantir crescimento

O governador do Banco de Portugal (BdP) defendeu hoje "ser crucial", perante a guerra na Ucrânia, que Portugal e a Europa tenham uma ação política coordenada para garantir o "crescimento sustentável" das economias.

13h11 - Risco para a banca da UE aumenta devido ao impacto do conflito

Os bancos da União Europeia têm um nível limitado de exposição direta à guerra na Ucrânia, mas o risco está a aumentar a médio e longo prazo e é "mais preocupante" devido às consequências globais do conflito, foi hoje anunciado.

13h07 - MNE ucraniano Dmytro Kuleba, não consegue confirmar se o ataque em território russo aconteceu

O ministro dos negócios estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse hoje que "não pode confirmar nem rejeitar a alegação" de que a Ucrânia esteve envolvida num ataque aéreo a um depósito de combustível na cidade russa de Belgorod.

O governante foi questionado sobre o tema num briefing na Polónia, e afirmou que: "Não posso confirmar nem rejeitar a alegação de que a Ucrânia está envolvida nisso simplesmente porque não possuo todas as informações militares".

13h00 - Shakhtar Donetsk defende Federação Russa de Futebol fora da FIFA

O diretor-geral do clube ucraniano Shakhtar Donetsk, Serguei Palkin, defendeu hoje que a FIFA exclua a Federação Russa de Futebol de entre os seus membros, em virtude da ofensiva militar do regime do Kremlin em território ucraniano.

12h55 - Selecionador ucraniano ofereceu-se para combater Rússia

O selecionador ucraniano, Oleksandr Petrakov, concedeu, esta sexta-feira, uma extensa entrevista ao jornal britânico The Guardian, na qual revelou que tentou alistar-se no exército do país para tentar ajudar a combater os avanços das forças militares russas.

12h50 - Bruxelas facilita conversão de notas de refugiados até 300€ por pessoa

A Comissão Europeia propôs hoje que a União Europeia (UE) facilite, sem encargos e ao câmbio oficial, a conversão de notas ucranianas para moeda local, até perto de 300 euros por pessoa que foge da guerra na Ucrânia.

12h37 - Europol destaca equipas para fronteiras com território ucraniano

A Europol enviou equipas para países que fazem fronteira com a Ucrânia com o objetivo de travar criminosos e "terroristas" que tentem entrar na União Europeia (UE) com o fluxo de refugiados ucranianos, foi hoje anunciado.

12h35 - Agência de Energia Nuclear estará em Chernobyl "o mais rápido possível"

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) vai deslocar-se até à central nuclear de Chernobyl "o mais rapidamente possível" para avaliar a situação de segurança, informou no Twitter.

12h30 - Vídeo mostra destruição de Irpin após tropas russas deixarem cidade

O ministério do Interior da Ucrânia partilhou, esta sexta-feira, um vídeo das ruas de Irpin. A cidade ucraniana foi recuperada pelos militares ucranianos no início desta semana.

11h49 - Gás circula na Europa, mas não significa que Putin não cumpra promessa

O gás natural russo continua a chegar à Europa esta quinta-feira, no mesmo dia a partir do qual a Rússia exige que o bem seja pago em rublos pelos países ocidentais, na sequência das sanções impostas pelos país que passou a considerar "pouco amigáveis".

11h48 - Detido em Espanha por tráfico de duas menores ucranianas para as prostituir

Um homem foi detido pela Polícia Nacional espanhola em Madrid por trazer duas adolescentes ucranianas de Varsóvia para Espanha com o objetivo de as prostituir, avança o jornal El País. 

11h37 - Ataque ucraniano a depósito de combustível na Rússia vai afetar negociações, segundo o Kremlin

O Kremlin afirmou esta sexta-feira que o ataque levado a cabo, por dois helicópteros ucranianos em território russo num depósito de combustível irá afetar as negociações entre os dois países.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência AFP: "Está claro que não se pode considerar isto como algo que vai criar as condições apropriadas para a continuidade das negociações".

11h34 - Retirada de civis de Mariupol suspensa por falta de condições seguras

O Comité Internacional da Cruz Vermelha admitiu que a retirada de civis da cidade de Mariupol, na Ucrânia, pode não acontecer hoje, como estava planeado, já que ainda não há garantias de segurança exigidas pelo organismo.

11h32 - UE deplora "contra-sanções" russas dirigidas a funcionários europeus

A União Europeia (UE) deplorou hoje a decisão das autoridades russas de proibirem responsáveis das instituições europeias de entrarem em território da Rússia, considerando que não tem justificação nem base legal, ao contrário das sanções europeias a Moscovo.

11h25 - Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky vai dar uma entrevista à Fox News

A entrevista será às 18h00 nos EUA (22h00 em Lisboa GMT).

11h15 - Russos deixam central de Chernobyl, mas ainda se mantêm na zona de exclusão

Alguns membros das tropas russas ainda se mantêm na zona de exclusão de Chernobyl esta sexta-feira, disse o chefe da Agência Estatal de Gestão da Zona de Exclusão.

11h00 - Serguei Lavrov em Nova Deli agradece neutralidade da Índia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, agradeceu hoje à Índia a neutralidade demonstrada face ao conflito na Ucrânia.

10h40 - Lavrov diz que as negociações de paz precisam continuar, mas que a Ucrânia mostrou "mais compreensão" sobre a Crimeia e Donbas

Sergei Lavrov , citado pela agência Reuters, esta sexta-feira, afirmou que  as negociações de paz precisam continuar e que houve “muito mais compreensão” do lado ucraniano no que diz respeito à situação na Crimeia e no Donbas.

O responsável disse ainda que a Rússia vai intensificar a quantidade de transações em rublos.

10h20 - Presidente da Câmara de Brovary, nos arredores de Kyiv diz que as tropas russas se retiraram da localidade

O Presidente da Câmara de Brovary, Ihor Sapozhko, citado pelo jornal The Kyiv Independent, confirma que atualmente as tropas ucranianas estão a realizar uma operação de limpeza no distrito, sendo que os russos já abandonaram o local.

10h00 - Evacuação de Mariupol foi acordada com autoridades de alto nível da Ucrânia e da Rússia, segundo a agência Reuters

A agência Reuters, segundo um um porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sabe que:

  • Autoridades de alto nível da Ucrânia e da Rússia aprovaram um plano de evacuação;
  • A operação envolve 54 autocarros;
  • As equipas não obtiveram permissão para trazer ajuda humanitária, então ficaram sem mantimentos;
  • Ainda não foi decidido nenhum destino para os evacuados, mas será algures na Ucrânia;

Acredita-se que mais de 100.000 civis permaneçam em Mariupol, numa situação humanitária muto complicada.

09h43 - A vida mudou em Mariupol. "Antigamente, as crianças dançavam"

Negociador e conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky partilhou um vídeo de como a vida mudou para os mais novos numa das cidades mais atacadas pelos russos na Ucrânia. Veja aqui esse vídeo.

09h41 - Forças ucranianas retomam aldeias ao sul de Chernihiv

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que as forças ucranianas retomaram as aldeias de Sloboda e Lukashivka, que ficam ao sul de Chernihiv, e continuaram a fazer contra-ataques bem-sucedidos, mas limitados, a leste e nordeste de Kyiv.

09h40 - Rússia transfere controlo de Chernobyl para autoridades ucranianas

As autoridades ucranianas informaram na quinta-feira à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) que a antiga central nuclear de Chernobyl está novamente sob controlo da Ucrânia, após a saída das tropas russas que a ocupavam desde 24 de fevereiro.

09h35 - Trabalhadores da Cruz Vermelha estão a caminho de Mariupol

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha está "atualmente em movimento" de Zaporizhzhia para alcançar os milhares de civis presos em Mariupol, confirmam na sua página de Twitter oficial.

09h25 -  Sergey Lavrov visita a Índia para falar sobre exportação de petróleo

Lavrov está na Índia hoje para conversas com o primeiro-ministro Narendra Modi sobre como a Índia pode comprar mais petróleo a Moscovo.

As autoridades indianas já informaram que o petróleo russo representa uma pequena proporção geral da energia do país e apontam que a Europa ainda compra muito mais desta matéria prima ao país.

Veja aqui a chegada Lavrov a Nova Delhi:

09h08 - Parlamento ucraniano informa que ataque a edifício governamental em Mykolaiv matou 24 pessoas

O parlamento da Ucrânia publicou nas suas redes sociais que o ministério da administração interna confirma que o número de mortos no ataque com mísseis a um edifício do governo em Mykolaiv matou 24 pessoas. Destas, 23 foram encontradas todas sem vida nos escombros e uma das vítimas acabou por morrer posteriormente no hospital após o ataque.

08h55 - Mariupol permanece fechada para quem tentar entrar, confirma representante da cidade

A cidade de Mariupol permanece fechada para quem tenta entrar e é "muito perigosa" para quem tenta sair, disse um assessor do presidente da câmara de Mariupol, esta sexta-feira.

Petro Andryushchenko confirma ainda, que o corredor humanitário inicialmente planeado, não foi aberto.

08h53 - Kyiv diz que morreram 153 crianças desde início da invasão à Ucrânia

As autoridades judiciais da Ucrânia avançaram hoje que 153 crianças morreram e 245 ficaram feridas na sequência da invasão russa do país.

08h45 - Advogado defende russos que recusaram entrar no conflito com a Ucrânia

Um advogado russo vai defender 12 membros da Rogsvardia, força de segurança pública russa, que foram despedidos depois de se recusarem a juntar-se à guerra na Ucrânia.

08h20 - A Guerra na Ucrânia foi um 'desastre estratégico' para a Rússia, diz a Casa Branca

A guerra na Ucrânia foi um "desastre estratégico para a Rússia" e um "fracasso estratégico para Putin", disse a diretora de comunicações da Casa Branca, Kate Bedingfield, numa conferência de imprensa esta quinta-feira.

Acrescentou ainda que a Casa branca considera que a Rússia está a trabalhar "para redefinir os objetivos iniciais na sua invasão". Ao mesmo tempo consideram "que as sanções que foram aplicadas estão a provocar custos extremos na economia russa".

08h07 - Cruz Vermelha pede às partes garantias de segurança para fuga dos civis

A porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha para a Ucrânia exigiu hoje às duas partes na guerra o respeito do direito internacional nas garantias de segurança para a fuga dos civis dos locais de conflito e nos corredores para entrega de ajuda humanitária.

08h00 - Ucrânia destrói depósito de combustível, no primeiro ataque aéreo ao território russo

O ataque foi alegadamente feito por helicópteros e representa a primeira vez que as forças ucranianas cruzaram a fronteira para fazer um aéreo na Rússia.

A ofensa da Ucrânia foi entretanto confirmada pelo governador regional Vyacheslav Gladkov, que disse que a aeronave cruzou a fronteira em baixa altitude e que o incêndio resultante feriu dois trabalhadores. Veja aqui o vídeo deste incidente:

07h48 - Primeiro-ministro do Canadá contra a presença da Rússia na cimeira do G20

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, defendeu esta quinta-feira a exclusão da Rússia da próxima reunião dos G20, por entender que o país que lançou uma invasão à Ucrânia não pode ser considerado como um "parceiro construtivo".

07h32 - "Guerra na Ucrânia? Posso dizer que no início tive muito medo"

Há mais de três anos a jogar na Polónia, Luís Rocha confessou ao Desporto ao Minuto já ter ficado muito receoso com os ataques russos que têm acontecido no país vizinho, a Ucrânia. Além disso, o defesa português contou ainda a história de um colega de equipa ucraniano desde o início dos conflitos.

07h31 - Austrália anuncia envio de veículos blindados para ajudar Kyiv

A Austrália anunciou hoje que vai enviar veículos blindados Bushmaster para a Ucrânia, um reforço da ajuda a Kyiv na guerra contra a Rússia.

07h30 - Quebra prevista na produção de cereais põe em risco alimentação mundial

Com os terrenos de cultivo arrasados pelas bombas e os agricultores mobilizados para a guerra, a invasão russa pode reduzir para metade a colheita de cereais na Ucrânia, fundamental para a alimentação mundial, alertou esta quinta-feira o governo ucraniano.

07h29 - Guerra domina cimeira UE-China tendo em vista apoio para fim do confronto

A União Europeia (UE) e a China reúnem-se hoje numa cimeira por videoconferência que será dominada pelo conflito na Ucrânia e na qual o bloco comunitário exortará a esforços chineses para acabar com as hostilidades russas no país vizinho.

07h28 - Presidente da Ucrânia demite dois generais por deslealdade

O Presidente ucraniano anunciou na quinta-feira à noite a demissão de dois generais por violação do juramento militar de lealdade, com base no estatuto disciplinar das Forças Armadas da Ucrânia.

07h27 - Rússia abre corredor humanitário para retirar civis em Mariupol

A Rússia anunciou hoje que vai ser aberto um corredor humanitário, pelas 10:00 (07:00, em Lisboa) de sexta-feira, para retirar civis de cidade ucraniana cercada de Mariupol, um importante centro portuário no sudeste da Ucrânia.

07h23 - Para recordar:

  • Mais de 600 pessoas saíram de Mariupol através de meios próprios;
  • Metsola a caminho de Kyiv
  • Russos vão-se reforçar com tropas na Geórgia, segundo a inteligência britânica;
  • EUA anunciam mais sanções contra Moscovo, agora no sector tecnológico.

07h20 - Bom dia! Iniciamos um novo acompanhamento AO MINUTO dos acontecimentos mais importantes sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar aqui o registo anterior.

Leia Também: AO MINUTO: Metsola vai a Kyiv; Mariupol continua sob ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório