Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 600 pessoas saíram de Mariupol. Autocarros impedidos de passar

Mais de 600 pessoas saíram de Mariupol através de meios próprios. Forças russas estão a impedir a passagem de autocarros humanitários em Berdiansk, que liga Mariupol a Zaporizhzhia.

Mais de 600 pessoas saíram de Mariupol. Autocarros impedidos de passar
Notícias ao Minuto

23:55 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra da Ucrânia, revelou que, esta quinta-feira, 1.458 pessoas chegaram a Zaporizhzhia por meios próprios. Destas, 631 eram provenientes de Mariupol e 827 das cidades de Berdiansk, Enerhodar, Melitopol, Polohy, Huliapole e Vasylivka, na região de Zaporizhzhia.

A responsável acrescenta ainda que 45 autocarros partiram hoje rumo a Berdiansk para ir buscar pessoas a Mariupol, mas as forças russas não permitiram a passagem dos veículos.

“600 pessoas saíram hoje de Berdiansk para os autocarros e amanhã de manhã devem partir para Zaporizhzhia. Mais de 30 autocarros estão parados na entrada da cidade de Berdiansk antes de partirem para Mariupol e depois terão de passar por Berdiansk para deixar os residentes em Zaporizhzhia”, explicou, citada pela CNN International.

Recorde-se que o Ministério da Defesa de Rússia anunciou na noite de ontem um "regime de silêncio", ou um cessar-fogo local, a partir das 10h00 (07h00, em Lisboa) de hoje, para retirar civis da cidade ucraniana cercada de Mariupol. Já esta manhã, Kyiv anunciou que iria enviar 45 autocarros para a retirada em segurança das pessoas.

Segundo Vereshchuk, foram ainda enviados para Melitopol 12 autocarros carregados com 14 toneladas de alimentos e alimentos, mas foram confiscados pelas tropas russas. 

Assinala-se esta quinta-feira o 36.º dia desde o início da invasão russa. Segundo dados confirmados pela ONU, a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia já matou pelo menos 1.232 civis e feriu 1.935. Registam-se ainda mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca 6,5 milhões de deslocados internos.

Leia Também: AO MINUTO: Metsola vai a Kyiv; Mariupol continua sob ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório