Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

China tem "responsabilidade especial", diz Ursula von der Leyen

A União Europeia diz que tem que haver respeito pelo "direito internacional" e pela soberania do território ucraniano.

China tem "responsabilidade especial", diz Ursula von der Leyen
Notícias ao Minuto

14:59 - 01/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia disse, esta sexta-feira, que a China tinha uma "responsabilidade especial" na posição que toma em relação ao conflito na Ucrânia. Ursula von der Leyen sublinhou, após a cimeira entre a UE e a China, que tem que haver "respeito pelo direito internacional e pela soberania e integridade territorial da Ucrânia".

"Esperemos que como membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) tome responsabilidades", referiu, lembrando que a China tem "influência na Rússia".

"E o comércio entre a China e a Rússia é de apenas 330 milhões de euros por dia, portanto um prolongamento da guerra e as perturbações que esta traz à economia mundial não é do interesse de ninguém", exemplificou.

Von der Leyen referiu-se ainda à luta contra às alterações climáticas, dizendo que o aumento dos combustíveis - um dos efeitos colaterais do conflito de Putin com os países do Ocidente, que considera "pouco amigáveis" - deveria servir como motivação para "avançar nas energias renováveis e na descarbonização". 

Durante a cimeira entre os dois países, os líderes trouxeram ainda para cima da mesa o tema da Covid-19. "A União Europeia é pioneira no que diz respeito a fornecer vacinas a nível global", referiu, especificando que a enquanto o bloco exportou 2 mil milhões de vacinas, a China exportou 1.2 mil milhões.

UE avisa China para "não interferir" nas sanções impostas pelo bloco

Foi feito ainda um aviso à China para "não interferir" nas sanções da UE à Rússia nem apoiar militarmente o regime russo na guerra na Ucrânia, numa cimeira que ocorreu num "momento decisivo".

"A cimeira de hoje não foi certamente como habitual [pois] realizou-se numa atmosfera muito sóbria e num contexto da guerra russa na Ucrânia e foi bom termos tido hoje um diálogo muito aberto e muito franco com o Presidente Xi e o primeiro-ministro Li" da China, afirmou Ursula von der Leyen.

A líder do executivo comunitário deixou claro que "este não é apenas um momento decisivo para o continente [europeu], mas é também um momento decisivo para a relação [da UE] com o resto do mundo", assim como "para a ordem global baseada em regras" pois "nada ficará como era antes da guerra".

"Discutimos isso e também o facto de que nenhum cidadão europeu compreenderia qualquer apoio à capacidade da Rússia para fazer a guerra e, além disso, isso levaria a um grande prejuízo para a reputação da China aqui na Europa", alertou.

Do lado da UE, participaram nesta cimeira por videoconferência os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acompanhados pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Já a China esteve representada pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

[Notícia atualizada às 14h59]

Leia Também: Jornalistas da Sputnik em Portugal não recebem salários desde fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório