Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia diz que abateu quatro aviões russos em Kharkiv

No dia 30 também foi abatido um drone russo e dois mísseis de cruzeiro.

Notícias ao Minuto

08:26 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A Força Aérea Ucraniana terá derrubado quatro aviões russos na quarta-feira, de acordo com o relatório diário das Forças Armadas ucranianas.

Os aviões terão sido atingidos pela defesa ucraniana na região de Kharkiv, e segundo as forças, seriam caças-bombardeiros Su-34.

Segundo as informações oficiais das Forças Armadas da Ucrânia, no dia 30 também foi abatido um drone russo e dois mísseis de cruzeiro.

No vídeo que circula nas redes sociais, pode ver-se aquilo que se acredita ser um avião, a arder, em queda livre. O vídeo é filmado na região de Kharkiv. 

Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia e tem sido fortemente bombardeada. Segundo a agência Ukrinform, cerca de um terço dos moradores já deixaram a cidade.

As tropas russas destruíram 15% das casas em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, informou o autarca da cidade, Ihor Terkehov, numa transmissão televisiva, citado pela agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

Quem ficou, só sai de casa ou dos abrigos para ir buscar bens essenciais. 

A 22 de março, o serviço de imprensa do conselho da cidade de Kharkiv disse que quase mil edifícios foram destruídos, dos quais quase 800 residenciais.

A autarquia sublinhou na altura que o bombardeamento de áreas residenciais não parava - apesar das garantias russas de que os ataques só têm como alvos militares - e que os trabalhos de limpeza de entulhos, feito por voluntários, eram contínuos.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre os quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

Leia Também: Tártaros da Crimeia exigem que península regresse ao território ucraniano


 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório