Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Johnson deixa claro que objetivo não é remover Putin do poder

Primeiro-ministro britânico voltou a afastar a estratégia expressada pelas palavras de Biden em Varsóvia.

Johnson deixa claro que objetivo não é remover Putin do poder
Notícias ao Minuto

17:22 - 30/03/22 por Hélio Carvalho

Mundo Reino Unido

Continuam os esforços da diplomacia mundial em desvalorizar uma potencial saída de Vladimir Putin do poder russo, depois dos comentários ríspidos do presidente norte-americano Joe Biden num discurso em Varsóvia.

Desta vez, foi Boris Johnson quem reafirmou que o objetivo do Reino Unido não é remover Putin do Kremlin, dizendo que "desejar uma mudança de governo por si só não é ignóbil", mas "esse é o objetivo de muitas políticas democráticas".

"Mas vamos ser claros: esse não é o objetivo do governo do Reino Unido, é muito, muito importante que todos percebam isso. Estamos a apenas a tentar proteger o povo da Ucrânia, protegê-los desta violência absolutamente barbárica", salientou o primeiro-ministro britânico.

Johnson, citado pela Reuters durante uma audiência com uma comissão parlamentar, também acrescentou que, para si, "Putin não é simplesmente de confiança".

Num discurso na semana passada na Polónia, a poucas centenas de quilómetros da guerra na Ucrânia, Joe Biden fez um discurso duro contra o homólogo russo, clamando: "Por amor de Deus, este homem não pode ficar no poder!".

Desde então, o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, e outros oficiais da inteligência norte-americana, fizeram questão de vincar que as palavras de Biden foram mal-entendidas e que os EUA não pretendem retirar Putin à força.

O próprio Biden admitiu que o sentimento no discurso era genuíno, mas "emocional", e não é reveladora da estratégia do país que lidera.

Leia Também: Biden recusa pedir desculpa por ter pedido saída do poder de Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório