Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Ministro da defesa britânico não apoia zona de exclusão aérea na Ucrânia

Ben Wallace defendeu que encerramento do espaço aéreo iria favorecer as tropas russas.

Ministro da defesa britânico não apoia zona de exclusão aérea na Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:41 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O ministro da Defesa do Reino Unido rejeitou, esta quarta-feira, a ideia de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. Apesar de reconhecer que há o risco de o presidente russo “agredir de forma grave” as cidades ucranianas a partir do ar, Ben Wallace diz que fechar o espaço aéreo seria contraproducente.

Segundo o responsável pela pasta da Defesa, a eventual zona de exclusão aérea  levará “a uma guerra contra a Rússia por toda Europa”.

Em declarações ao programa britânico BBC Breaksfast, Ben Wallace argumentou ainda que o encerramento do espaço aéreo iria dar vantagem a Moscovo, que, segundo ele, tem tropas mais fortes no terreno.

“Se houvesse uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, o exército esmagador russo poderia conduzir com impunidade, algo que agora não consegue”, disse, durante o programa televisivo emitido pela BBC.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kyiv. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar Moscovo.

Leia Também: Ministro da Defesa britânico diz que ataque de Putin à Ucrânia vai piorar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório