Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: TPI anuncia audição; Pelo menos 13 crianças já morreram

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: TPI anuncia audição; Pelo menos 13 crianças já morreram

Depois de um primeiro encontro no dia de ontem, no qual não foi atingido um cessar-fogo, as delegações russas e ucranianas voltarão a reunir-se amanhã, avança a agência estatal russa TASS. Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, revelou, contudo, ter recebido "alguns sinais" da Rússia nas negociações, ainda que não tenha obtido o resultado esperado.

Neste sexto dia da invasão russa, Zelensky fez um discurso emotivo na sessão extraordinária do Parlamento Europeu (PE), depois de ter oficializado a candidatura da Ucrânia ao bloco europeu. Por sua vez, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse hoje que a União Europeia e a Ucrânia "estão mais próximas do que nunca", mas ainda há caminho a fazer até à adesão no bloco, nomeadamente "pôr fim a esta guerra".

Quase 680 mil pessoas já terão fugido da Ucrânia desde o início da ofensiva russa, conforme adiantam dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

22h25 - Termina aqui este acompanhamento AO MINUTO. Fique connosco neste novo registo.

22h07 - Novos bombardeamentos em Kyiv

As forças russas bombardearam bairros de Kyiv, de acordo com o The Kyiv Independent. Também Vyshneve, perto da capital, foi atacada, avança o jornal.

21h45 - Consulado da Eslovénia na Ucrânia destruído após ataques em Kharkiv 

O Consulado da Eslovénia na Ucrânia foi destruído após os bombardeamentos em Kharkiv, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país, na sua conta do Twitter, condenando as ações das forças russas. Não há registo de feridos.

21h31 - Mais de 80 mil pessoas regressaram à Ucrânia para combater

Mais de 80 mil ucranianos a viver no estrangeiro regressaram ao país natal para combater no conflito com a Rússia, segundo informações hoje reveladas pelo Ministério da Administração Interna da Ucrânia, citando os Serviços de Guardas de Fronteiras. A maioria são homens, que se juntaram às forças armadas e outras forças territoriais.

21h21 - Apple limita serviços e deixa de vender produtos na Rússia

A Apple anunciou ter desativado as funções da aplicação Apple Maps e limitado o acesso à Apple Pay na Rússia, diz a Sky News. Além disso, a empresa norte-americana vai deixar de vender os seus produtos no país, e os meios de comunicação estatais russos Sputink News e RT já não estão disponíveis para download na app store fora da Rússia. A aplicação do banco russo VTB Bank poderá deixar de funcionar nos telemóveis da Apple, segundo adiantou a entidade.

21h19 -  Saiu de Lisboa avião com material médico e equipas do INEM

Partiu de Lisboa com destino a Bucareste, esta segunda-feira, um voo humanitário de apoio à Ucrânia, informa uma nota da Polícia de Segurança Pública (PSP) na rede social Facebook. 

21h19 - Nicolás Maduro telefonou a Vladimir Putin para expressar apoio à Rússia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, telefonou hoje ao seu homólogo Vladimir Putin, para expressar-lhe "forte apoio", seis dias depois de a Rússia invadir militarmente a vizinha Ucrânia, informou o Governo de Moscovo.

21h18 - Tenistas russos e bielorrussos impedidos de competir sob nome ou bandeira

Os tenistas russos e bielorrussos estão impedidos de competir sob nome ou bandeira, uma consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, revelaram hoje as entidades responsáveis pela modalidade, que proíbem ainda aqueles países de competirem em provas por equipas.

21h16 - Empresa portuguesa disponibiliza vagas de emprego a ucranianos

A Imaginary Cloud, empresa Portuguesa de desenvolvimento de Software e UX / Design, lançou hoje um comunicado a informar que possui várias vagas disponíveis para Programadores, Engenheiros, Data Scientists e Designers Ucranianos que pretendam mudar-se para Portugal.

21h15 - Ataque do exército russo volta a vitimar um futebolista ucraniano

Horas depois de ter sido confirmada a morte de Dima Martynenko, a FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) informou, esta terça-feira, a morte de mais um jovem futebolista da Ucrânia.

21h14 - Alemanha, França e Polónia reafirmam "firmeza contra Rússia"

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, França e Polónia reafirmaram hoje a sua "firmeza contra a Rússia" e apoio à Ucrânia, numa reunião na cidade polaca de Lodz, no formato Triângulo de Weimar, grupo formado pelos três países.

21h13 - Israel condena ataque perto do memorial do Holocausto em Kyiv

O Centro  Mundial de Memória do Holocausto 'Yad Vashem', de Israel, expressou "veemente condenação" pelo que descreveu como sendo um "ataque mortal russo nas proximidades do local memorial do Holocausto (Babyn Yar)", informa a Reuters.

19h53 - Bulgária tem novo ministro da Defesa. Anterior tinha orientação pró-russa

O parlamento da Bulgária aprovou hoje a nomeação do até agora embaixador búlgaro na NATO, Dragomir Zarkov, como ministro da Defesa, substituindo Stefan Yanev, afastado por se recusar a descrever a invasão russa da Ucrânia como uma "guerra".

19h47 - União Europeia aprova bloqueio do acesso de sete bancos russos ao sistema SWIFT

A União Europeia (UE) aprovou o bloqueio do acesso de sete bancos russos ao sistema SWIFT, avança a Bloomberg News. São eles VTB Bank PJSC, Bank Rossiya, Banlk Otkritie, Novikombank, Promsvyazbank PJSC, Sovcombank PJSC e VEB.RF.

19h40 - Guerra ameaça recuperação da indústria portuguesa da Madeira

A guerra na Ucrânia e as sanções à Rússia terão um impacto nos custos para as empresas portuguesas, já que são dos principais exportadores de matéria-prima, admitiu hoje o presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal.

19h36 - Jovem atleta ucraniano morre no combate aos ataques da Rússia

Yevhen Malyshev, jovem atleta ucraniano de biatlo, morreu esta terça-feira na sequência dos ataques militares da Rússia à Ucrânia. O atleta de 20 anos era natural de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana e um das mais fustigadas pelos ataques russos, e encontrava-se a cumprir serviço militar em defesa ao seu país. 

19h35 - Unicef diz que morreram 13 crianças na Ucrânia e espera aumento do número

A diretora da Unicef, Catherine Russell, disse hoje que pelo menos 13 crianças ucranianas morreram no conflito e avisou que a situação dos menores e famílias afetadas pela guerra na Ucrânia piora "a cada minuto".

19h34 - MNE aconselha portugueses em Kyiv a sair com cautela ou ficarem abrigados

O Ministério dos Negócio Estrangeiros aconselhou hoje os cidadãos portugueses que ainda se encontrem em Kyiv a procurar sair "com a maior cautela", se tiverem oportunidade, ou a manter-se abrigados, dada a degradação das condições de segurança.

19h33 - Rui Pinto denuncia que oligarca russo voou em jato português

“O oligarca russo Alexander Mikheev, alegado traficante de armas e diretor geral da Rosoboronexport [empresa que exporta produtos de defesa russos], voou hoje no jato privado português CS-DHZ (Bombardier Global 6000) de Dubai para Hanoi, no Vietnam”, escreve o 'hacker' português, no Twitter.

19h18 - Tribunal Penal Internacional anuncia datas das primeiras audições sobre o conflito

O Tribunal Penal Internacional (TPI), o principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas (ONU), anunciou hoje que a primeira audição sobre o conflito na Ucrânia terá lugar nos dias 7 e 8 de março, em Haia.

19h09 - Bruxelas saúda boicote da Netflix à Rússia e pede apoio contra propaganda

O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, discutiu hoje o conflito na Ucrânia, após invasão russa, com o presidente executivo da Netflix, Reed Hastings, saudando o boicote da plataforma à Rússia e pedindo cooperação contra desinformação.

19h08 - Governo britânico alivia condições de acesso a refugiados

O Governo britânico aliviou hoje as condições para concessão de vistos a ucranianos com familiares no Reino Unido, mas continua a ser criticado de falta de generosidade com os refugiados.

19h06 - Quase 680 mil pessoas fugiram da Ucrânia na sequência da invasão russa

Segundo a informação publicada no Twitter por Filippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, o "número de pessoas que fugiram da Ucrânia para os países vizinhos atingiu os 677.000". 

19h05 - Kosovo adverte que Rússia também quer destabilizar os Balcãs

A Presidente kosovar, Vjosa Osmani, afirmou hoje, em Ancara, que o objetivo da Rússia não é só a Ucrânia, mas também destabilizar os Balcãs Ocidentais, e defendeu que chegou o momento de o Kosovo entrar na NATO.

18h51 - Reino Unido impõe sanções à Bielorrússia "pelo seu papel na invasão da Ucrânia"

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, anunciou hoje um primeiro pacote de sanções contra a Bielorrússia, devido ao "seu papel na invasão da Ucrânia". As medidas serão aplicadas a quatro oficiais da Defesa, ao chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Bielorrússia, Victor Gulevich, e a duas empresas militares, informa o Ministério, em comunicado.

18h44 - Rússia bloqueia dois meios de comunicação social independentes por "desinformação"

O procurador-geral russo, Igor Krasnov, pediu que o canal Dozhd TV, também conhecido como TVRain, e a rádio Ekho Moskvy, fossem bloqueados devido à "informação que apela ao extremismo e violência", assim como "informações falsas sobre as ações dos militares russos" na Ucrânia, informa a AFP.

18h30 - Erdogan apela a cessar-fogo imediato entre a Rússia e a Ucrânia

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, apelou a um cessar-fogo imediato do conflito entra a Ucrânia e a Rússia, avança a Associated Press. O chefe de estado pediu aos dois países para que contribuíssem para a paz, durante uma conferência de imprensa com o Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani-Sadriu, esta terça-feira. Revelou ainda que apoia a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE), apelando, contudo, à mesma sensibilidade para com a Turquia, cujo processo de adesão ao bloco tem sido adiado.

18h25 - Condenação da Rússia. Bloco votou contra pontos sobre reforço da NATO

O Bloco votou contra os pontos 21, 22, 25 e 27 da resolução porque "se opõe e oporá à tentativa da direita de aproveitar a justa indignação com esta guerra para lançar uma corrida ao armamento e uma escalada militar numa região de enorme sensibilidade, com consequências imprevisíveis", escrevem numa declaração de voto dos deputados do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu.

18h24 - Politécnico de Coimbra recolhe bens para enviar à Ucrânia

O IPC associa-se assim à iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, que "pretende fazer chegar ajuda à população que se vê confrontada com uma situação de guerra".

18h24 - UE insta Rússia a "parar imediatamente" com bombardeamentos contra civis

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, instou hoje a Rússia a "parar imediatamente com as hostilidades" após os bombardeamentos russos em Kiev, a capital do país, e Kharkiv, segunda maior cidade, que mataram civis.

18h10 - Tropas russas entraram em Kherson

O Ministério do Interior da Ucrânia revelou que as forças russas já entraram em Kherson, a norte da Crimeia, mas o país ainda controla a cidade, segundo o conselheiro Vadym Denysenko, diz o The Guardian.

18h03 - "Temos de parar o agressor o mais depressa possível", diz Zelensky, após conversa com Biden

Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, esteve à conversa com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, horas antes do primeiro discurso do norte-americano sobre o Estado da União. "Temos de parar o agressor o mais depressa possível", escreveu Zelensky no Twitter, onde adiantou terem discutido as sanções à Rússia e a ajuda dos EUA à Ucrânia.

17h56 - Eurodeputados pedem esforços à UE para Kyiv ser candidato à adesão

O Parlamento Europeu aprovou hoje, com voto contra do PCP, uma resolução pedindo às instituições da União Europeia (UE) esforços para reconhecer a Ucrânia como candidata à adesão ao bloco comunitário e para sancionar mais severamente a Rússia.

17h56 - Cáritas pede corredores humanitários urgentes para entregar apoios

O presidente da Caritas Europa, Michael Landau, pediu hoje a "abertura urgente de corredores humanitários para a Ucrânia, para que a ajuda humanitária possa chegar à população" afetada pela guerra desencadeada após a invasão da Rússia.

17h27 - PCP votou contra resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia

O Partido Comunista Português (PCP) votou, esta terça-feira, contra a resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia. Segundo comunicado enviado às redações pelo Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP no PE, "o que esta resolução faz é dar força à escalada, ao incremento da guerra, e dificultar o cessar-fogo e a solução negociada que se impõem no interesse dos povos e da paz mundial".

17h26 - Reunião extraordinária de MNE da NATO na sexta-feira em Bruxelas

A NATO anunciou hoje a realização de uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, ao nível de ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança, na próxima sexta-feira, em Bruxelas, sobre a agressão militar em curso da Rússia à Ucrânia.

17h23 - Espanha vai reforçar presença na Letónia com mais 150 soldados

Espanha prepara-se para enviar mais 150 soldados para a Letónia, na sequência do reforço de tropas que a NATO tem vindo a implementar na região do Báltico, por causa da invasão russa sobre território ucraniano. A informação foi avançada esta terça-feira pelo Ministério da Defesa espanhol, aqui citado pela Reuters.

17h22 - Rússia intensifica ataques em Kyiv e Kharkiv e mata pelo menos 18 pessoas

A Rússia intensificou hoje a sua ofensiva na Ucrânia, visando Kyiv, a capital do país, Kharkiv, segunda maior cidade, onde os bombardeamentos causaram pelo menos 18 mortos e dezenas de feridos, e cidades portuárias no sul.

17h21 - Rússia deve parar com bombardeamentos antes das negociações, diz Zelensky

Volodymyr Zelenskiy disse, esta terça-feira, que a Rússia tem de suspender os bombardeamentos que, nos últimos dias, têm afetado várias cidades ucranianas, antes que se possam iniciar conversações significativas acerca de um eventual cessar-fogo, informa a Reuters.

7h15 - Cerca de 300 tanques bielorrussos na fronteira com a Ucrânia, diz Inteligência do país

A Inteligência ucraniana revelou hoje que cerca de 300 tanques bielorrussos estão na fronteira entre os dois países, adiantando que a Rússia está a "preparar uma provocação deliberada para justificar a introdução das tropas bielorrussas" no conflito.

16h49 - Cinco mortos e cinco feridos após ataque a torre de TV em Kyiv

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas na sequência do ataque russo a uma torre de televisão em Kyiv, avança o The Kyiv Independent. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque, numa publicação no Twitter.

16h43 - Embaixada na Santa Sé pede para não destruírem catedral em Kyiv

A embaixada da Ucrânia junto da Santa Sé apelou hoje ao governo russo para não destruir a Catedral de Santa Sofia em Kyiv, o que pode acontecer nas próximas horas segundo informações recolhidas pelos serviços secretos ucranianos.

16h41 - Após vandalismo, Museu Grévin remove estátua de cera de Putin

Segundo revelou o diretor do museu, Yves Delhommeau, em declarações à France Info, a estátua “sofreu alguns ataques de visitantes” no último fim de semana. Assim, o museu optou por remover a figura.

Notícias ao Minuto A estatúa acabou por ser removida.© JULIEN DE ROSA/AFP via Getty Images  

16h40 - Chefe da diplomacia da UE pede para reduzir dependência do gás russo

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, defendeu hoje um "forte trabalho" para a Europa reduzir a dependência do gás russo, que com os combustíveis equivale a importações europeias de 600 mil milhões de euros.

16h38 - G7 confirma que anúncio de sanções contra a Rússia já está a ter efeito

Os ministros das Finanças do G7, os sete países mais industrializados do mundo, confirmaram hoje, num encontro virtual que teve o ucraniano Sergei Mashenko como convidado, que as sanções contra a Rússia já estão a surtir efeito.

16h37 - Líder da oposição bielorussa assina declaração de apoio à Ucrânia

Líder da oposição da Bielorrússia, Sviatlana Tsikhanouskaya, acusa o governo bielorrusso de praticar um "crime internacional" com a Rússia e de "violar tanto as normas da legislação bielorrussa como as obrigações legais internacionais, em particular, o Tratado de Amizade de 1995 entre a Bielorrússia e a Ucrânia.

16h36 - Casal que está a passar a lua-de-mel a lutar pela Ucrânia faz apelo

Yaryna Arieva e Sviatoslav Fursin anteciparam o casamento para dia 24 de fevereiro, o primeiro dia da invasão russa, por medo de um "futuro incerto". Cinco dias depois lançam mensagem para o mundo: "Lembrem-se, estamos a lutar pela liberdade do mundo".

16h36 - Emirados Árabes Unidos e Rússia aceitam manter estabilidade na energia

O príncipe herdeiro de Abu Dhabi e governante dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed bin Zayed, e o Presidente russo, Vladimir Putin, concordaram hoje, durante uma conversa telefónica, na necessidade de preservar a estabilidade do mercado de energia.

16h32 - Casal dos EUA escapa da Ucrânia com recém-nascida de barriga de aluguer

Um casal norte-americano, que estava na Ucrânia, conseguiu escapar mas com muitas adversidades pelo caminho. A mulher, de 39 anos, transportou a bebé recém-nascido debaixo do casaco, com um cobertor por cima para tentar bloquear o frio. 

16h32 - Oito pessoas mortas em Kharkiv em ataque aéreo russo

Pelo menos oito pessoas morreram hoje e seis ficaram feridas, na sequência de um ataque aéreo russo numa zona residencial em Kharkiv, uma grande cidade no leste da Ucrânia, referiram as autoridades.

16h13 - Canais de televisão ucranianos ficarão "inoperacionais durante algum tempo"

Após o ataque das forças russas a uma torre de televisão em Kyiv, o Ministério da Defesa informou no Twitter que os canais de televisão ficarão "inoperacionais durante algum tempo". O organismo alertou para a desinformação russa, assegurando que as emissões de alguns canais voltarão ao ar em breve.

16h10 - Líder da Chechénia admite baixas na Ucrânia

Ramzan Kadyrov, líder da Chechénia, admitiu que dois dos seus homens morreram e outros seis ficaram feridos, na sequência da ofensiva russa na Ucrânia, diz o The Moscow Times.

16h06 - Ucrânia pediu à China para que faça Rússia parar invasão

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, pediu à China, esta terça-feira, que interceda junto de Moscovo, de forma a parar a invasão russa à Ucrânia. Recorde-se que a China, um aliado da Rússia, que mantém laços diplomáticos com a Ucrânia, se recusou a condenar o ataque levado a cabo por Moscovo.

16h06 - Madrid compromete-se a acolher cidadãos que fogem da guerra

O Governo espanhol assumiu hoje o compromisso "inabalável" para com os cidadãos ucraniano, tanto os que vivem no país como os que chegarem nos próximos dias, assegurando que vai cuidar do seu bem-estar e atender às suas necessidades.

15h58 - Procuradoria checa alerta que apoiar invasão russa pode ser crime

O procurador-geral da República Checa, Igor Stríz, alertou aos cidadãos que apoiar a invasão russa da Ucrânia pode levar a penas até três anos de prisão.

15h54 - Boris Johnson diz que NATO não vai lutar contra as tropas russas

Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, garantiu, esta terça-feira, que as tropas da NATO não vão combater as forças russas que, há já seis dias, levam a cabo uma invasão à Ucrânia, informa a Reuters.

15h53 - PE tem de pensar na capacidade de defesa e resistência da UE

O chefe da diplomacia europeia, José Borrell, desafiou hoje os eurodeputados a pensarem mais em defesa e no reforço da capacidade de resistir da União Europeia (UE), perante a situação na Ucrânia.

15h44 - EUA. Violações dos direitos humanos pela Rússia "aumentam a cada hora"

Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, dirigiu-se, esta terça-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo advertido que as violações dos direitos humanos por parte da Rússia têm vindo "a aumentar a cada hora"

15h40 - Russos atacam torre de televisão ucraniana em Kyiv

As forças russas que estão a cercar Kyiv atacaram a torre televisiva ucraniana, numa tentativa de cortar o acesso à informação. Recorde-se que a Rússia avisou há pouco que iria atacar a cidade, apelando a que os cidadãos se abrigassem. O The Kyiv Independent adianta que vários canais ucranianos pararam a emissão após o ataque.

15h38 - EUA propõem que Rússia seja excluída do Conselho dos Direitos Humanos

Os Estados Unidos sugeriram hoje que a Rússia seja excluída do Conselho dos Direitos Humanos, numa sessão deste órgão das Nações Unidas, em Genebra, na qual a invasão russa da Ucrânia tem dominado as intervenções.

15h31 - Boa tarde! Retomamos mais um acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Poderá aceder ao anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório