Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
35º
MIN 21º MÁX 37º

Ucrânia. Há cerca de 368 mil refugiados nos países vizinhos

Cerca de 368.000 refugiados fugiram dos combates na Ucrânia para os países vizinhos, desde a invasão russa desencadeada na quinta-feira, e o número continua a aumentar, indicaram hoje as Nações Unidas.

Ucrânia. Há cerca de 368 mil refugiados nos países vizinhos

Este número "baseia-se nos dados fornecidos pelas autoridades nacionais", sublinhou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados num tweet.

Grande parte dos refugiados dirigiu-se para a Polónia, onde as autoridades contabilizaram cerca de 165.000 pessoas desde quinta-feira, início da invasão do vizinho ucraniano pelas tropas russas.

No sábado, os guardas fronteiriços precisaram ter registado 77.300 pessoas chegadas à Polónia, provenientes da Ucrânia.

Chegados de comboio, de carro ou mesmo a pé, com poucos pertences, os refugiados são acolhidos por familiares ou pelo dispositivo criado na Polónia.

Outros países fronteiriços, como a Moldávia, a Hungria ou ainda a Eslováquia e a Roménia, por exemplo, são também locais de retiro.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram cerca de 200 mortes, incluindo de civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Leia Também: República da Irlanda, Dinamarca e Bélgica fecham espaço aéreo a russos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório