Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo do Rio de Janeiro confirma 94 mortes em Petrópolis

O governo regional do estado brasileiro do Rio de Janeiro confirmou que a chuva que devastou a cidade de Petrópolis na noite de terça-feira já causou pelo menos 94 mortes.

Governo do Rio de Janeiro confirma 94 mortes em Petrópolis
Notícias ao Minuto

06:17 - 17/02/22 por Lusa

Mundo Chuva

Num comunicado, o governo local informou que a equipa montada para minimizar os impactos da chuva em Petrópolis confirmou 94 mortos (número registado até as 20:40 de quarta-feira, horário de Brasília).

Ao todo, 540 bombeiros, 210 polícias militares, 200 polícias civis e nove helicópteros do estado estão mobilizados no local.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro montou um hospital de campanha e há ainda 190 equipamentos, entre maquinaria e veículos, para desobstrução de vias e retomada da rotina em Petrópolis.

O balanço de mortos, porém, ainda deve aumentar já que o número de desaparecidos na localidade de 300 mil habitantes ainda não foi apurado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a agência meteorológica MetSul, Petrópolis recebeu mais chuva em poucas horas na noite de terça-feira do que a média de um mês inteiro de fevereiro.

A chuva que assolou a cidade montanhosa foi a pior registada desde 1932, quando começou a medição na cidade pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, há 372 desabrigados. Até o momento, foram resgatadas 24 vítimas com vida.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que acompanhou os trabalhos das equipas de resgate nos locais onde ocorreram desabamentos e cheias causados pela enxurrada em Petrópolis, disse aos 'media' que a situação na área é "quase que de guerra".

Castro esteve no Morro da Oficina, onde os desabamentos causaram várias vítimas.

A prefeitura de câmara de Petrópolis decretou "estado de calamidade" e luto de três dias.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carros sendo arrastados pela correnteza e grandes deslizamentos em razão da chuva que devastou o local em poucas horas.

Esta não é a primeira vez que a região montanhosa do Rio de Janeiro foi atingida por fortes tempestades. Em 2011 ocorreu a maior tragédia meteorológica alguma vez registada no Brasil, quando as tempestades provocaram mais de 900 mortos e uma centena de desaparecidos em Petrópolis e cidades vizinhas.

Leia Também: Populares escavam em busca de familiares. 78 mortos nas chuvas no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório