Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro da Líbia terá sofrido tentativa de homicídio

Segundo revelou uma fonte próxima à Reuters, homens armados atiraram sobre o carro de Abdul Hamid Dbeibah quando o primeiro-ministro regressava a casa. 

Primeiro-ministro da Líbia terá sofrido tentativa de homicídio
Notícias ao Minuto

08:45 - 10/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Líbia

O primeiro-ministro da Líbia, Abdul Hamid Dbeibah, terá sofrido esta quinta-feira uma tentativa de homicídio. O incidente acontece numa altura de disputas pelo controlo do governo líbio. 

Segundo revelou uma fonte próxima à Reuters, homens armados atiraram sobre o carro de Dbeibah quando o primeiro-ministro regressava a casa. 

A confirmar-se, o incidente intensifica as tensões políticas no país e surge depois de Dbeibah afirmar que irá ignorar uma votação do Parlamento de leste para o substituir. 

Os membros do Parlamento deverão decidir, esta quinta-feira, entre o ex-ministro do Interior Fathi Bashagha e o ex-funcionário do Ministério do Interior Khaled Al Bibass.

Nas últimas semanas, a presença militar na capital Trípoli aumentou e alimenta os receios de um combate armado desencadeado pela crise política, escreve a Reuters. 

Abdul Hamid Mohamed Dbeibah foi eleito, em fevereiro de 2021, primeiro-ministro do governo de transição na Líbia pelos participantes no diálogo político inter-líbio que decorreu na Suíça sob os auspícios da ONU. Segundo ficou estabelecido, o político devia assegurar o executivo até às eleições que deveriam ter ocorrido em dezembro do mesmo ano. 

A instabilidade política e a guerra civil são uma constante na Líbia desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Leia Também: Parlamento da Líbia descarta eleições e anuncia PM na quinta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório