Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento da Líbia descarta eleições e anuncia PM na quinta-feira

O país tem um governo apoiado pela ONU e a decisão do parlamento pode criar disputas de poder entre o parlamento oriental e o GNU.

Parlamento da Líbia descarta eleições e anuncia PM na quinta-feira
Notícias ao Minuto

16:36 - 07/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Líbia

O parlamento da Líbia anunciou esta segunda-feira que voltará a adiar o processo eleitoral e não haverá eleições legislativas este ano. O parlamento também afirmou que um novo primeiro-ministro interino será nomeado na quinta-feira, uma jogada política em confronto direto com o Governo de Unidade Nacional da Líbia (GNU).

O GNU foi criado com o apoio da Organização das Nações Unidas, há cerca de um ano, para apoiar a Líbia na série de crises graves que faliram o país - com destaque para a explosão catastrófica no porto de Beirute, que arrastou o país para uma crise política e financeira.

Segundo a Reuters, a decisão do parlamento oriental da Líbia poderá causar uma nova disputa pelo governo do frágil país, já que no dia 2 de fevereiro o GNU avisou que não sairia antes do final do mandato.

O parlamento aprovou ainda, esta segunda-feira, um plano político que visa reestruturar a declaração da constituição que existe desde a revolução de 2011 que depôs o ditador Muammar Khadafi, mas a adoção deste plano implica que não possa haver eleições durante os próximos 14 meses.

Do lado da ONU, as autoridades do GNU preferem a realização de eleições livres que resolvam a instabilidade política no país, em vez de voltar a debater uma longa fase transitória.

Leia Também: Líbia: Governo transitório anuncia que vai prosseguir mandato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório