Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Jornalista desportivo considerado culpado por conspiração na Nicarágua

O jornalista desportivo nicaraguense Miguel Mendoza, crítico do Presidente Daniel Ortega, foi considerado culpado, na terça-feira, de conspirar para 'minar' a integridade nacional.

Jornalista desportivo considerado culpado por conspiração na Nicarágua
Notícias ao Minuto

06:17 - 09/02/22 por Lusa

Mundo Media

Mendoza, que utiliza as suas redes sociais para criticar o governo de Ortega, foi considerado culpado após um julgamento à porta fechada, revelou a sua família em conferência de imprensa virtual.

O Ministério Público pediu nove anos de prisão para o cronista desportivo, detido em junho de 2021 durante uma onda de detenções de líderes da oposição e críticos do sandinismo, perto das eleições gerais de novembro.

Daniel Ortega foi reeleito para um quinto mandato, o quarto consecutivo e o segundo com a sua mulher, Rosario Murillo, como vice-presidente.

O jornalista desportivo, considerado culpado pelo juiz Luden Quiroz García é o novo opositor ou crítico do regime a receber este veredicto nas últimas duas semanas.

O movimento de jornalistas independentes da Nicarágua considerou este julgamento ilegal e cheio de arbitrariedades.

"O seu único objetivo é tentar silenciar as vozes das mulheres e homens da imprensa que diariamente noticiam, apesar do risco que isso representa na Nicarágua", alertaram.

Miguel Mendoza tornou-se uma das figuras mais seguidas na Nicarágua devido às suas denúncias sobre os ataques armados contra manifestantes antigovernamentais em 2018 que, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), resultaram em 355 mortos, dos quais Ortega admitiu 200 e denunciou como uma tentativa de golpe de Estado.

Na segunda-feira, a presidente do partido dissidente sandinista na Nicarágua, Suyen Barahona Cuan, foi considerada culpada de atentar contra a "integridade nacional" e pode enfrentar uma pena de até 15 anos de prisão.

A condenação, decretada pela juíza Ulisa Yahoska Tapia Silva, foi anunciada, na rede social Twitter, pela organização não-governamental Unidade de Defesa Jurídica, uma rede de advogados que defende opositores detidos.

Desde 01 de fevereiro, outros sete opositores foram considerados culpados. Nenhuma das sentenças foi ainda divulgada.

A Nicarágua atravessa uma crise política, económica e social desde abril de 2018, que se acentuou após as controversas eleições gerais de 07 de novembro passado.

Leia Também: Governo da Nicarágua impõe encerramento de 14 universidades privadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório