Num comunicado hoje divulgado, Bruxelas dá conta de que uma primeira equipa de cinco peritos da UE em proteção civil de França, Finlândia e Suécia e um oficial de ligação da Comissão Europeia está a ser reunida esta semana para visitar as áreas afetadas pelo ciclone.
A equipa será composta por peritos em coordenação de emergência, particularmente nas áreas da logística humanitária, água e saneamento e ainda saúde.
A equipa da UE avaliará a escala e gravidade das necessidades imediatas e dos principais desafios operacionais para orientar a resposta de emergência europeia
Um coordenador regional de Resposta Rápida da UE também já foi destacado para Madagáscar para ajudar a avaliar as necessidades e desafios imediatos.
Além disso, a França e a Alemanha ofereceram assistência de emergência através do Mecanismo de Proteção Civil da UE na sequência de um pedido de ajuda das autoridades de Antananarivo.
Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 52.000 foram deslocadas em Madagáscar por causa do impacto do ciclone tropical Batsirai, no passado fim de semana, anunciou na segunda-feira o Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Catástrofes (BNGRC).
Mais de 55.000 pessoas foram afetadas pelo ciclone, que destruiu mais de 3.000 casas e inundou mais de 5.500, disse o BNGRC, acrescentando que a região mais atingida foi a de Fitovinany (no sudeste do país).
"O BNGRC está a fazer todos os possíveis para apoiar as vítimas e evitar qualquer perda de vidas", disse Paolo Emilio Raholinarivo, diretor de estudos e gestão de risco, numa conferência de imprensa em Antananarivo.
Leia Também: Cabo Verde apresenta plano para erradicação da pobreza extrema