Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Protestos no Canadá "têm de parar", afirma Justin Trudeau

Protestos paralisam a capital do país há mais de 10 dias. Governo federal está disponível para ajudar com "qualquer recurso".

Protestos no Canadá "têm de parar", afirma Justin Trudeau
Notícias ao Minuto

10:48 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou na segunda-feira que os protestos dos camionistas - que bloqueiam a capital Otava desde o final do mês - “têm de parar”.

“Isto tem de parar”, afirmou no seu regresso à Câmara dos Comuns, após ter estado uma semana em isolamento por testar positivo à Covid-19.

“A pandemia tem sido difícil para todos os canadianos. Mas os canadianos sabem que a única saída é continuar a ouvir a ciência”, frisou.

Trudeau revelou ainda que o governo federal irá ajudar “com qualquer recurso que a província e cidade precisarem”. 

A posição do primeiro-ministro surge após o presidente da Câmara de Otava ter declarado, no domingo, “estado de emergência” devido aos protestos contra as restrições para combater a pandemia de Covid-19. Jim Watson considerou que a situação “está fora de controlo” e instou o governo a enviar mais 1.800 polícias para “acabar com o cerco”. 

As manifestações do ‘Comboio da Liberdade’ começaram a 29 de janeiro no Oeste do Canadá, com vários camionistas a pedir o fim dos certificados de vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores que atravessam regularmente a fronteira e rapidamente juntou milhares de pessoas. 

De acordo com a imprensa local, há entre 400 e 500 camiões a paralisar o centro da capital.

Leia Também: Protestos continuam, mas Canadá recusa recorrer ao Exército

Recomendados para si

;
Campo obrigatório