Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Desmantelado grupo que "incitava o ódio e a violência" contra vulneráveis

Grupo de sete homens, entre os 45 e os 60 anos, agia através da Internet. Em fóruns e redes sociais, "recrutavam e doutrinavam" outras pessoas para cometer "atos violentos".

Desmantelado grupo que "incitava o ódio e a violência" contra vulneráveis

Sete homens foram detidos pela Polícia Nacional espanhola por suspeitas de crimes de ódio, posse ilegal de armas, ataques a instituições do Estado e associação a um grupo criminoso. Dos sete suspeitos, quatro foram detidos em Barcelona, um em Torrejón de Ardoz (em Madrid) e outros dois nas localidades valencianas de Alcoy e Ontinyent. Têm entre 45 e 60 anos e não possuem antecedentes criminais.

Segundo revela a Polícia Nacional, em comunicado esta sexta-feira divulgado, os detidos “incitavam o ódio e a violência extrema contra grupo antagónicos e vulneráveis”, através de um grupo que formaram nas redes sociais.

“Agiam através das redes sociais, fóruns e aplicações de mensagens instantâneas, de onde enviavam mensagens anónimas, mais diretas e filtradas para pessoas com um perfil coincidente com as suas ideologias radicais”, revela a autoridade, acrescentado que tais “blogs e perfis já foram bloqueados”.

O grupo já estava a ser investigado desde o primeiro trimestre de 2020, após a Polícia Nacional receber uma denúncia anónima que dava conta da “criação de um fórum com ideologias radicais e violentas de extrema-direita”.

A análise aos fóruns e grupos nas redes sociais permitiu “determinar a possível existência de uma ou várias células compostas por pessoas ideologicamente alinhadas” que podiam estar “a recrutar e doutrinar outras pessoas para cometer atos violentos”. Entre os detidos, está o responsável por um ataque a uma sede LGTBIQ+ na localidade de Alcoy, em Alicante. 

As buscas, levadas a cabo na terça-feira, culminaram na detenção dos sete suspeitos e na apreensão de várias armas de fogo, munições, armas brancas, bastões, manuais de fabrico de explosivos e dispositivos eletrónicos. Foram ainda apreendidos materiais de “cunho supremacista”, como roupa e documentos de “ideologia nazi”. 

Leia Também: Clã 'top models': Mulheres fingiam ser ricas para roubar casas em Madrid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório