Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil. Sondagem dá vitória a Lula da Silva na primeira volta

O antigo presidente e candidato do Partido dos Trabalhadores reúne 42% das intenções de voto e tem uma vantagem esmagadora no eleitorado feminino.

Brasil. Sondagem dá vitória a Lula da Silva na primeira volta
Notícias ao Minuto

11:16 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

A mais recente sondagem da PoderData, para o meio de comunicação brasileiro Poder360, dá uma vitória expressiva ao antigo presidente Lula da Silva nas próximas presidenciais brasileiras, que se vão realizar em outubro deste ano.

Segundo a sondagem, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) reúne 42% das intenções de voto, praticamente o mesmo que todos os restantes candidatos juntos, e está muito perto de uma vitória logo na primeira volta.

O atual presidente e candidato do Partido Liberal, Jair Bolsonaro, consegue apenas 28% nesta sondagem, com a pandemia e os sucessivos processos legais a prejudicarem a sua popularidade.

Lula aumenta assim a vantagem para Bolsonaro na corrida ao Palácio do Planalto: relativamente à última sondagem, realizada em dezembro de 2021, Lula da Silva sobe 2% nas intenções de voto, enquanto que Bolsonaro cai pela mesma margem de 2%.

A grande vantagem de Lula da Silva é construída graças a uma forte base no eleitorado feminino. Se Bolsonaro ganha nas intenções de voto dos homens (41% contra 36%), o antigo presidente que liderou o país entre 2003 e 2011 arrecada 48% das intenções de voto das mulheres (Bolsonaro consegue apenas 17%).

O antigo ministro da Justiça de Bolsonaro e o ex-juiz do processo Lava Jato, Sérgio Moro, é o terceiro classificado e reúne apenas 8% das intenções de voto.

A sondagem do PoderData foi feita com base numa amostra de três mil entrevistas, espalhadas por 511 cidades brasileiras. A amostra foi recolhida entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022.

Leia Também: Lula defende ex-governador de São Paulo como possível vice em candidatura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório