Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Sem direito a perguntas, jornalistas abandonam Macron e Metsola

O presidente francês chegou a apontar para o relógio perante os protestos - mesmo depois dos jornalistas terem esperado durante uma hora.

O primeiro encontro entre o presidente francês Emmanuel Macron e a nova presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, é o virar de uma nova página na União Europeia. Mas a primeira aparição conjunta da presidência francesa do Conselho Europeu e da sucessora de David Sassoli ficou envolta em polémica.

Depois de uma hora à espera, na sala de imprensa em Estrasburgo, no leste de França, os jornalistas souberam que não havia direito a perguntas e protestaram contra os dois líderes europeus, com alguns a abandonar a sala.

Num vídeo gravado pela jornalista do Financial Times Mehreen Khan, que tornou-se viral no Twitter e foi muito partilhado por jornalistas portugueses, é possível ver Macron e Metsola a falar sobre o futuro da presidência francesa do Conselho Europeu enquanto os repórteres abandonam a sala.

"Depois de mais de cinco horas de Macron no plenário, tê-lo a ele e a Metsola a repetir comunicados sem perguntas é uma perda de tempo. Desenhado apenas para garantir que a nova presidente do PE tem a sua sessão fotográfica com Macron e umas bandeiras bonitas", atirou a jornalista.

Outra jornalista, Jillian Deutsch da Bloomberg, relatou que Macron fez sinal para o seu relógio quando os jornalistas se queixaram.

No Twitter, vários jornalistas portugueses apontaram para a iniciativa dos seus colegas internacionais, comparando com a decisão do Congresso de Jornalistas Portugueses, realizado em janeiro de 2017, que aprovou o boicote a conferências de imprensa sem direito a perguntas (uma medida que tem sido pouco respeitada).

Leia Também: Quem é Roberta Metsola, a nova presidente do Parlamento Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório