Praga e Varsóvia retomam negociações sobre mina de carvão a céu aberto

Uma delegação checa vai retomar hoje, em Varsóvia, as negociações com as autoridades polacas sobre o litígio dos dois países relacionado com a mina de carvão de Turów, perto da fronteira com a República Checa.

mina de carvão Turow

© Bartek Sadowski/Bloomberg via Getty Images

Lusa
18/01/2022 13:57 ‧ 18/01/2022 por Lusa

Mundo

Mina de carvão

A ministra checa do Ambiente, Anna Hubaczkova, reúne-se com a sua homóloga polaca, Anna Moskwa, para retomar um diálogo interrompido por mais de dois meses devido à mudança de governo após as eleições na República Checa.

Em declarações aos jornalistas antes da reunião, Moskwa disse que "a Polónia prefere uma solução amigável" e sublinhou que esta ronda de negociações deve levar a "um acordo aceitável para ambos" ou a uma aproximação significativa.

Entre junho e setembro de 2021, realizaram-se 18 reuniões em que não houve progressos e o Governo polaco acusou os checos de "não quererem chegar a um entendimento, dadas as conversações prolongadas e a boa vontade demonstrada".

Praga denunciou a Polónia em maio de 2021 junto do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) por manter em funcionamento a mina de carvão a céu aberto de Turów, uma exploração que, segundo os checos, causa grandes danos ambientais no seu território.

O TJUE impôs em setembro uma multa de meio milhão de euros por dia a Varsóvia, até que respeite a decisão que obriga ao encerramento da mina de carvão, uma sanção que a Polónia ainda não pagou e que a Comissão Europeia exigiu em três pedidos.

A mina de Turów produz, de acordo com o Governo polaco, 7% da energia consumida pelo país, e o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, argumenta que é "uma peça estratégica de segurança energética" do país que "fornece eletricidade e aquecimento a centenas de milhares de famílias".

Leia Também: EDP e Endesa apresentam propostas à reconversão da Central do Pego

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas