Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Praga e Varsóvia retomam negociações sobre mina de carvão a céu aberto

Uma delegação checa vai retomar hoje, em Varsóvia, as negociações com as autoridades polacas sobre o litígio dos dois países relacionado com a mina de carvão de Turów, perto da fronteira com a República Checa.

Praga e Varsóvia retomam negociações sobre mina de carvão a céu aberto
Notícias ao Minuto

13:57 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Mina de carvão

A ministra checa do Ambiente, Anna Hubaczkova, reúne-se com a sua homóloga polaca, Anna Moskwa, para retomar um diálogo interrompido por mais de dois meses devido à mudança de governo após as eleições na República Checa.

Em declarações aos jornalistas antes da reunião, Moskwa disse que "a Polónia prefere uma solução amigável" e sublinhou que esta ronda de negociações deve levar a "um acordo aceitável para ambos" ou a uma aproximação significativa.

Entre junho e setembro de 2021, realizaram-se 18 reuniões em que não houve progressos e o Governo polaco acusou os checos de "não quererem chegar a um entendimento, dadas as conversações prolongadas e a boa vontade demonstrada".

Praga denunciou a Polónia em maio de 2021 junto do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) por manter em funcionamento a mina de carvão a céu aberto de Turów, uma exploração que, segundo os checos, causa grandes danos ambientais no seu território.

O TJUE impôs em setembro uma multa de meio milhão de euros por dia a Varsóvia, até que respeite a decisão que obriga ao encerramento da mina de carvão, uma sanção que a Polónia ainda não pagou e que a Comissão Europeia exigiu em três pedidos.

A mina de Turów produz, de acordo com o Governo polaco, 7% da energia consumida pelo país, e o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, argumenta que é "uma peça estratégica de segurança energética" do país que "fornece eletricidade e aquecimento a centenas de milhares de famílias".

Leia Também: EDP e Endesa apresentam propostas à reconversão da Central do Pego

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório