Presidente sérvio perdoa quatro acusados de agressões a estudantes

O perdão, que foi concedido apesar de ninguém ter sido condenado neste caso, poderá encerrar o processo criminal contra os suspeitos, que são acusados de terem atacado um grupo de estudantes com tacos de basebol no final de janeiro, perto da sede do Partido Progressista Sérvio (SNS), de Vucic, em Novi Sad.

Aleksandar Vucic

© Filip Stevanovic/Anadolu via Getty Images

Lusa
03/07/2025 19:53 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Aleksandar Vucic

O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, perdoou quatro pessoas acusadas de agressões a estudantes na cidade de Novi Sad, no norte do país, que resultaram em ferimentos graves numa jovem.

 

A informação foi confirmada hoje pelo Tribunal de Primeira Instância de Novi Sad ao jornal Danas, de Belgrado, sem especificar se os suspeitos, que aguardavam julgamento em prisão domiciliária, foram libertados.

O tribunal informou que o Ministério da Justiça apresentou na quarta-feira a decisão do Presidente, com a mesma data, "sobre o perdão", que absolve os suspeitos da acusação dos crimes de ofensas corporais graves e comportamento violento.

O perdão, que foi concedido apesar de ninguém ter sido condenado neste caso, poderá encerrar o processo criminal contra os suspeitos, que são acusados de terem atacado um grupo de estudantes com tacos de basebol no final de janeiro, perto da sede do Partido Progressista Sérvio (SNS), de Vucic, em Novi Sad.

As vítimas estavam envolvidas numa ação noturna, a colar cartazes de convocação de protestos antigovernamentais, quando foram surpreendidos pelos agressores.

Três estudantes sofreram ferimentos ligeiros, enquanto uma jovem ficou gravemente ferida, com hematomas em todo o corpo e uma fratura dupla no maxilar, que obrigou a uma cirurgia e terá consequências para o resto da vida.

O então primeiro-ministro e presidente do SNS, Milos Vucevic, lamentou o incidente, que atribuiu a ativistas do seu partido, e demitiu-se no dia seguinte.

Este afastamento levou à formação de um novo executivo chefiado pelo médico Djuro Macut, que assumiu o cargo em abril por indicação do parlamento.

Nas últimas semanas, Vucic aclamou os agressores de estudantes que protestavam contra o Governo há oito meses como heróis.

"Libertem os heróis!", escreveu o Presidente populista ao lado dos nomes dos acusados ??do ataque de janeiro, agora perdoados, ao mesmo tempo que pedia prisão para "os bloqueadores terroristas", numa alusão aos estudantes de oposição.

Este perdão "representa um ataque à independência do poder judicial, à separação de poderes e à própria Constituição da República da Sérvia", comentou Srdjan Hromis, advogado da jovem gravemente ferida, à estação televisiva N1.

"Isto significa que praticamente qualquer pessoa apoiada por este Governo pode ser perdoada por qualquer ato criminoso. Esta decisão introduzirá incerteza jurídica e anarquia", acrescentou.

A enorme onda de protestos que tem abalado a Sérvia foi desencadeada pela morte de 16 pessoas no dia 01 de novembro, quando uma cobertura recentemente restaurada colapsou na estação ferroviária de Novi Sad.

Leia Também: Diogo Jota. Chega lamenta morte de alguém que "deu tanto" ao país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas