Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

"Mecanismo de resolução vai estabilizar mercados e reforçar economia"

Comissão Europeia congratulou-se hoje com o acordo sobre o mecanismo único de resolução bancária, afirmando que a conclusão da união bancária vai permitir "estabilizar os mercados financeiros e ajudar à recuperação da economia".

"Mecanismo de resolução vai estabilizar mercados e reforçar economia"
Notícias ao Minuto

12:14 - 20/03/14 por Lusa

Mundo Barroso

"Este acordo político sobre o mecanismo único de resolução [de bancos] completa a nossa união bancária, isto irá reforçar a confiança e estabilidade nos mercados financeiros e ajudar a recuperar o financiamento da economia. Estou muito feliz por termos conseguido atingir este objetivo antes das eleições europeias", afirmou o presidente do executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso.

O Parlamento Europeu e o Conselho (que congrega os 28 Estados-membros) chegaram a um acordo sobre a proposta para um mecanismo único de resolução bancária, que vai complementar o mecanismo único de supervisão, já aprovado, e que, a partir do fim deste ano, dará ao Banco Central Europeu poderes de vigilância direta sobre os bancos a zona euro e de outros países que adiram à união bancária.

O mecanismo de resolução (resgate) visa garantir à União Europeia uma capacidade própria de apoio ou resgate de uma instituição, minimizando custos para os Estados-membros e a economia real.

Após este acordo, também o comissário europeu do Mercado Interno, Michel Barnier, enalteceu "o trabalho incansável e o espírito de compromisso revelado pelos colegisladores", agradecendo particularmente à eurodeputada portuguesa Elisa Ferreira, relatora do Parlamento Europeu sobre a proposta de criação do mecanismo.

"Este é um passo grande para o alinhamento da supervisão bancária com a resolução bancária, envolvendo todos os responsáveis nacionais. Juntamente com as reformas do setor financeiro nos nossos 28 Estados-membros, a conclusão da união bancária vai por fim a uma era de resgates em massa, isto vai contribuir para a estabilidade financeira e criar condições de maior apoio à economia real", afirmou o francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório