Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Surto com 28 infetados em estrutura da Cruz Vermelha em Elvas

Um surto de covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, no distrito de Portalegre, regista 28 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, entre utentes e funcionários, revelou hoje a diretora da instituição.

Surto com 28 infetados em estrutura da Cruz Vermelha em Elvas
Notícias ao Minuto

13:13 - 17/01/22 por Lusa

Mundo Covid-19

"Temos oito colaboradores e 20 utentes infetados, ao dia de hoje", disse a agência Lusa Isabel Mascarenhas, que dirige o Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas.

De acordo com a responsável, a instituição conta com um universo de 85 colaboradores e 94 utentes.

"As pessoas que estão infetadas pertencem à estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) e à valência de cuidados continuados", indicou.

Isabel Mascarenhas explicou que o surto foi identificado na sequência dos rastreios regulares que são efetuados no centro.

Esses testes permitiram detetar alguns funcionários infetados e, no dia 12, surgiram "alguns casos positivos" entre os utentes.

"As pessoas estão isoladas, está ativado o plano de contingência e estamos a proceder em conformidade", acrescentou.

Em novembro, o Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas foi também afetado por um surto de covid-19, tendo ficado na altura 24 pessoas infetadas.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.303 pessoas e foram contabilizados 1.884.974 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Leia Também: Sete detidos por tentarem viajar com falsos testes à Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório