Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Europa corre "maior risco de guerra" em 30 anos, diz ministro polaco

Dirigindo-se a enviados dos 57 membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Zbigniew Rau não citou a Rússia, mas listou uma série de conflitos com envolvimento de Moscovo.

Europa corre "maior risco de guerra" em 30 anos, diz ministro polaco
Notícias ao Minuto

12:14 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Polónia

A Europa está mais perto da guerra do que esteve nos últimos 30 anos. Este é o alerta do ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, durante a terceira ronda de diplomacia, esta semana, com o objetivo de acalmar as tensões da Rússia sobre a Ucrânia.

Dirigindo-se aos enviados dos 57 membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Zbigniew Rau não mencionou a Rússia diretamente, mas listou uma série de conflitos nos quais o envolvimento de Moscovo foi uma realidade.

"Parece que o risco de guerra na área da OSCE é agora maior do que nunca nos últimos 30 anos", disse Rau no seu discurso enquanto descrevia as prioridades de seu país, que ocupa a presidência rotativa da OSCE este ano. "Durante várias semanas, enfrentámos a perspetiva de uma grande escalada militar na Europa Oriental", salientou ainda.

Já sobre o futuro do conflito apontou: "Devemos concentrar-nos numa resolução pacífica do conflito dentro e em volta da Ucrânia". No que diz respeito à soberania do território ucraniano, optou por fazer um pedido de "pleno respeito à soberania, integridade territorial e unidade da Ucrânia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas".

Recorde-se que a Rússia mobilizou mais de 100 mil soldados para perto das suas fronteiras com a Ucrânia, que está, neste momento, a lutar contra separatistas apoiados por Moscovo.

Leia Também: Sanções dos EUA contra Putin "ultrapassam os limites", diz Kremlin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório