Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nigéria anuncia libertação de 97 pessoas que estavam sequestradas

As forças policiais da Nigéria resgataram hoje 97 pessoas que estavam sequestradas, incluindo mulheres grávidas, bebés e crianças, no estado de Zamfara, no noroeste do país, anunciou a polícia local.

Nigéria anuncia libertação de 97 pessoas que estavam sequestradas
Notícias ao Minuto

21:07 - 04/01/22 por Lusa

Mundo Nigéria

Em conferência de imprensa, o comissário do estado de Zamfara, Ayuba Elkana, anunciou que as vítimas foram resgatadas dos homens armados em duas operações distintas, sendo que na primeira os agentes da polícia "colaboraram com alguns bandidos que estavam verdadeiramente arrependidos".

Esta operação permitiu resgatar 33 homens, sete crianças, três meninas e 25 mulheres que estavam sequestradas há mais de três meses num bosque conhecido como Belo Turji, que abrange as áreas de Shinkafi, Zurmi e Birnin Magaji.

Na segunda operação, perto do bosque de Kunchin Kalgo, a polícia libertou 29 pessoas que estavam presas há mais de dois meses: 25 mulheres, incluindo grávidas, e quatro crianças, acrescentou o responsável, citado pela agência de notícias Efe.

As pessoas resgatadas estão a receber cuidados médicos e serão depois entregues ao governo de Zamfara.

Durante as intervenções também foi detido um número não revelado de criminosos, conhecidos localmente como bandidos.

Zamfara e outros estados do centro e noroeste da Nigéria sofrem ataques frequentes e enfrentam uma onda de sequestros por parte dos criminosos, que muitas vezes estão também implicados no roubo de gado, com o objetivo de pedir resgates.

Desde 2019 que esta insegurança na região já fez mais de 35 mil vítimas mortais e causou 2,7 milhões de desalojados na Nigéria, mas também nos vizinhos Camarões, Chade e Níger.

Leia Também: Pelo menos 21 crianças raptadas foram resgatadas horas depois na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório