Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Natal transformado em pesadelo. As imagens das inundações na Bahia

As cheias foram provocadas por uma barragem que desabou.

Notícias ao Minuto

14:25 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Cheias Brasil

A cidade brasileira de Itambé, no estado da Bahia, foi atingida por cheias no dia de Natal. A intempérie destruiu casas e causou vítimas, num dia que devia ser dedicado a festividades.

Na tarde de 25 de dezembro, uma barragem desabou a cerca de 27 km desta pequena cidade, tendo provocado uma forte inundação proveniente do Rio Verruga.

A inundação acabaria por destruir cerca de 5.000 casas e deslocar quase 50.000 pessoas. A acrescentar a isto registam-se pelo menos 20 vítimas mortais, segundo a agência Reuters.

O estado da Bahia tem sofrido inundações há várias semanas, já que chuvas recorde se seguiram a um período de seca severa que durou vários meses. A situação piorou significativamente nos últimos dias e há previsão de mais chuvas em algumas cidades do estado.

Rui Costa, governador da Bahia, citado pela Reuters, classificou as cheias como o "pior desastre" da história do estado e disse que vastas áreas pareciam ter sido "bombardeadas".

Esta terça-feira, o governo da Bahia decidiu contribuir com 200 milhões de reais (31,4 milhões de euros) em fundos de ajuda a este desastre.

Veja na galeria as imagens destas cheias que causaram destruição no dia de Natal.

Leia Também: Autoridades da Malásia preparam operação em antecipação de novas cheias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório