Economia russa está a recuperar da pandemia melhor que outras

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que a economia russa está a recuperar das restrições impostas devido à pandemia do novo coronavírus "muito mais rápido" que outros países.

Notícia

© Reuters

Lusa
23/12/2021 11:20 ‧ 23/12/2021 por Lusa

Mundo

Putin

 

"dummyPub">

"Nós recuperamos muito mais rápido que outros países", disse o chefe do Kremlin na sua tradicional conferência de imprensa de fim de ano, transmitida ao vivo pela televisão russa.

Putin indicou que a economia russa diminuiu 3%, mas acrescentou que é uma percentagem "muito inferior em relação a muitas das maiores economias do mundo".

O Presidente russo sublinhou que atualmente a taxa de desemprego no país é de 4,3%, adiantando que antes da pandemia estava entre 4,4 e 4,7%.

Vladimir Putin admitiu que este ano é esperada uma inflação de 8%, muito superior à prevista pelo Executivo.

"Mas mesmo assim, o aumento do rendimento real (da população), descontada a inflação, é de 4,1%, e os nossos especialistas preveem, até ao final do ano, que o rendimento real aumente 3,5%", disse.

Putin acrescentou que o crescimento do produto interno bruto (PIB) da Rússia está estimado em 4,5% este ano.

"A nossa economia estava mais bem preparada e mobilizada do que muitas economias desenvolvidas, inclusive ao nível do G20, para enfrentar os desafios do novo coronavírus e as restrições forçadas e necessárias na esfera social e económica", sublinhou o Presidente russo.

Esta conferência de imprensa anual -- que Putin instituiu desde 2001 -- serve para o chefe de Estado russo abordar, durante algumas horas, questões políticas, nacionais e internacionais, perante uma audiência que reúne media russos e estrangeiros.

Leia Também: Putin promete resposta "militar e técnica" em caso de ameaças ocidentais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas