Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Defesa de ex-padre considera injusta condenação e anuncia recurso

O advogado de defesa do ex-padre Richard Daschbach, considerou hoje injusta a sua condenação a 12 anos de prisão por cinco crimes de abuso sexual de menores, anunciando que vai recorrer.

Defesa de ex-padre considera injusta condenação e anuncia recurso
Notícias ao Minuto

06:52 - 21/12/21 por Lusa

Mundo Timor-Leste

"Depois de recebermos o acórdão do juíz, a defesa vai recorrer. Ainda não é esta a decisão final. A defesa vai recorrer", disse à Lusa o advogado Miguel Faria, um dos advogados de defesa de Richard Daschbach.

"Para a defesa não foi uma decisão justa. A decisão não nos satisfaz", insistiu.

Sem elaborar alargadamente sobre os argumentos, o advogado tentou justificar a posição da defesa recordando o choro e gritos de um grupo de crianças e jovens apoiantes de Daschbach, quando o próprio as informou, à saída do tribunal, da sua condenação.

O Tribunal Distrital de Oecusse condenou hoje o ex-padre norte-americano Richard Daschbach a 12 anos de prisão por cinco crimes de abuso sexual de menores, cometidos num orfanato em Timor-Leste.

A pena de prisão, lida hoje pelo juiz presidente do coletivo, Yudi Pamukas, foi determinada tendo em conta cinco crimes de abusos de menores de 12 anos e a idade do arguido, 84 anos.

"Este tipo de comportamento de cariz sexual é absolutamente intolerável por parte da nossa sociedade e deve ser severamente punido", disse o juiz na leitura da sentença, em português, na sala principal do Tribunal Distrital.

Em termos individuais e pelos vários crimes, o coletivo de juízes aplicou penas parcelares que totalizam mais de 37 anos de prisão, com o cúmulo jurídico de penas a ser de uma pena única de 12 anos de prisão.

O juiz absolveu o arguido da prática do crime de pornografia infantil tendo decidido ainda alterar a medida de coação, pelo perigo de fuga, passando a aplicar de imediato a pena de prisão preventiva.

O juiz ordenou igualmente o pagamento de uma compensação financeira de quatro mil dólares a cada uma das cinco vítimas contra quem os crimes foram aprovados.

Leia Também: Ex-padre condenado a pena de 12 anos de prisão por abuso de menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório