Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Boris Johnson enfrenta revolta conservadora no Parlamento britânico

Foram 100 os deputados conservadores que se opuseram a novas medidas para travar nova variante no Reino Unido. O primeiro-ministro enfrentou a primeira rebelião desde as eleições em 2019.

Boris Johnson enfrenta revolta conservadora no Parlamento britânico
Notícias ao Minuto

22:39 - 14/12/21 por Marta Ferreira

Mundo Reino Unido

Os conservadores estão a perder a confiança no primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e isso ficou claro, esta terça-feira, quando 100 deputados conservadores votaram contra mais medidas restritivas para travar a propagação da nova variante, Ómicron, no Reino Unido. 

Boris Johnson, ainda assim, conseguiu a aprovação do chamado 'plano B', numa votação realizada na Câmara dos Comuns, com o apoio dos trabalhistas. No entanto, esta votação revelou mais sobre as questões de fraqueza da liderança britânica do que sobre as novas medidas.

Este 'plano B' aprovado pela Câmara dos Comuns consiste em:

  • Alargar o uso obrigatório de máscara na maioria dos locais públicos fechados na Inglaterra;
  • Uso obrigatório do certificado de vacinação para entrada em bares e grandes eventos;
  • Flexibilização das regras de autoisolamento para quem seja um contato direto de um caso Ómicron, através de testes diários em vez de isolamento;
  • Vacinação contra a Covid-19 obrigatória para o serviço de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), bem como para profissionais na linha da frente ou equipas de assistência social. 

O Reino Unido registou 59.610 novos casos de Covid-19 e 150 mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o país soma agora 10.932.545 casos da doença e 146.627 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

Leia Também: Reino Unido dá passo atrás. Voltam as máscaras e o teletrabalho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório