Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Série de tornados mata mais de 80 pessoas nos EUA. Há ainda desaparecidos

Imagens que chegam dos estados afetados são chocantes.

Notícias ao Minuto

08:52 - 12/12/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Os tornados devastadores que atingiram seis estados norte-americanos esta sexta-feira e sábado mataram mais de 80 pessoas e transformaram centenas de prédios e estradas em escombros.

Só no Kentucky, o governador lamentou a morte de 70 pessoas, numa noite que descreveu como “uma das mais difíceis da história” do estado.

Além de ter ceifado dezenas de vidas, os ventos fortes que se fizeram sentir no Kentucky fizeram desabar uma fábrica de velas. Já em Illinois, um armazém da Amazon ficou totalmente destruído e no Arkansas um lar de idosos foi dos edifícios mais afetados.

De acordo com a imprensa internacional, foram mais de 30 os tornados que atingiram, pelo menos, seis estados norte-americanos nas últimas horas. Além do Kentucky, Illinois e Arkansas, também o Missouri, Tennessee e Mississipi foram afetados.

As imagens que chegam dos EUA são chocantes. Um mar de destruição, difícil de descrever. Além de terem de lidar com os mortos, desaparecidos e a desolação, os norte-americanos receiam que, este domingo, as previsões dos meteorologistas se concretizem com novos tornados a atingir o centro e sul do país.

Entretanto, o presidente norte-americano, Joe Biden, já anunciou uma visita ao Kentucky, um dos estados mais afetados pela tempestade.

Mayfield foi a cidade mais atingida

Mayfield, uma cidade do estado de Kentucky, de 10 mil habitantes, foi a mais atingida e a presidente da câmara, Kathy O'Nan, disse à televisão norte-americana CNN que o centro parece "uma pilha de fósforos".

"As igrejas do centro foram destruídas e o tribunal no coração da cidade foi destruído", Kathy O'Nan.

"É como se uma bomba tivesse explodido no nosso bairro", disse um residente de Mayfield à AFP, após uma noite de ansiedade numa cidade sem eletricidade e sem água.

Por toda a cidade, há edifícios reduzidos a um monte de destroços, metais torcidos, veículos de rodas para o ar, árvores e tijolos espalhados pelas ruas.

Num parque de estacionamento no centro, os voluntários estavam ocupados a recolher bens de primeira necessidade para as famílias afetadas, segundo um repórter da AFP.

Muitos dos mortos eram trabalhadores de uma fábrica de velas de Mayfield que foi destruída quando estavam no seu interior pelo menos 110 pessoas, havendo cerca de 40 sobreviventes.

O governador do Kentucky disse que um dos tornados percorreu mais de 320 quilómetros no estado, uma das maiores distâncias registadas neste tipo de fenómenos.

O tornado que percorreu a mais longa distância no terreno, mais de 350 quilómetros, ocorreu em 1925, matando quase 700 pessoas só no Missouri.

"Recebemos um alerta às 9h30 (hora local) disseram-nos que o tornado estava a chegar. Foi e veio assim", disse David Norseworthy, 69 anos, à AFP a partir da varanda destruída da sua casa em Mayfield.

"Nunca vimos nada parecido por aqui. Onde acerta, desfaz tudo", acrescentou.

Leia Também: Biden lamenta "uma das piores séries de tornados" da história dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório