Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Máscaras nos bares; Fronteiras fecham-se para África Austral

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Máscaras nos bares; Fronteiras fecham-se para África Austral
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Hoje o dia promete ser de novo recheado de muitas novidades no que diz respeito à pandemia. Ontem realizou-se a reunião do Conselho de Ministros após a qual o primeiro-ministro anunciou um conjunto de novas medidas, entre elas a existência de uma semana de contenção entre os dias 2 e 9 de janeiro, na qual o teletrabalho será obrigatório, os bares e discotecas estarão encerrados e vai existir uma alteração no calendário escolar, com o segundo período a começar a 10 de janeiro.

Além destas recomendações, o nível de alerta será elevado para calamidade a partir do dia 1 de dezembro. Também a entrada em recintos desportivos implica a realização de teste obrigatório à Covid-19, assim como no acesso a lares, visitas a doentes internados em unidades de saúde, eventos, bares e discotecas. Por sua vez, o certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local a partir de 1 de dezembro.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã deste sábado.

23h53 - Novavax diz estar a desenvolver vacina contra a nova variante

Com a preocupação crescente quando à nova estirpe da Covid-19 identificada na África do Sul, a Omicron, a farmacêutica Novavax anunciou estar a preparar uma versão da sua vacina que combate a nova variante, avança a Reuters. A vacina, que contém uma versão da proteína spike do vírus que não pode causar a doença mas pode acionar o sistema imunitário, deverá estar pronta para ser testada nas próximas semanas.

23h39 - Sabe que tipo de teste precisa para entrar numa discoteca? 

As medidas anunciadas na quinta-feira pelo Governo vão introduzir algumas alterações nas idas a um restaurante, a uma discoteca ou mesmo aos estádios, já a partir da próxima quarta-feira, dia 1. Com isto os testes ganham (ainda) mais importância. Sabe de que teste precisa para ir a uma discoteca? Ou para um restaurante?

Tire aqui todas as dúvidas sobre as novas regras e que testes servem para que efeito. 

23h30 - Câmara de Lisboa vai contratar mais 3,2 milhões de euros em testes

A Câmara de Lisboa aprovou, por unanimidade, a contratação, por ajuste direto, de serviços de testagem à covid-19 por farmácias aderentes do concelho, até ao final do ano, num investimento de mais 3,225 milhões de euros.  

23h10 - Problema da semana de contenção é "ser daqui a seis semanas", diz Louçã

O fundador e antigo coordenador do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, considerou que "seria um enorme fracasso" não começar já "com medidas mais cuidadosas", em vez de esperar por janeiro para aplicar uma "semana de contenção". "Há uma questão que me parece muito problemática que é a semana de contenção em janeiro: é porque ela é daqui a seis semanas"

22h47 - Organização do Comércio adia encontro face a novas restrições na Suíça

A Organização Mundial do Comércio (OMC) adiou a sua conferência ministerial, prevista para a próxima semana, face às novas restrições implementadas pela Suíça devido ao surgimento da nova variante do coronavírus, divulgou na sexta-feira a OMC

22h27 - Arábia Saudita e EAU encerram fronteiras a países da África Austral

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e outros países árabes vão encerrar as suas fronteiras a viajantes provenientes da África Austral, devido ao surgimento da nova variante do coronavírus, foi hoje divulgado

22h25 - Brasil reporta 12.392 novos casos e 315 mortes nas últimas 24 horas

A pandemia já causou 22.067.630 infeções e 613.957 vítimas mortais no país, tornando-o no segundo com mais óbitos no mundo, atrás dos Estados Unidos. De acordo com dados do Ministério da Saúde do país, o Brasil somou mais 12.392 casos e 315 mortes, nas últimas 24 horas.

22h23 - Bolsonaro diz que tomará "medidas racionais" contra nova estirpe

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou que tomará "medidas racionais" diante do surgimento de uma nova variante do coronavírus, que vem deixando o mundo em alerta, embora se tenha manifestado novamente contra medidas de isolamento social.

22h18 - Interrupção de atividades em janeiro é "intervalo" para controlar situação

O Presidente da República considerou que a interrupção de atividades, entre 2 e 9 de janeiro, é "um intervalo" para "ajudar" a controlar situação pandémica.

Marcelo afirma que intervalo servirá para "quebrar um bocadinho aquilo que poderia ser a ligação entre uma época mais intensa, mesmo quando moderada, e uma época que é inevitavelmente intensa que é o recomeço das aulas".

21h51 - África regista 8,6 milhões de casos desde inicio da pandemia

O continente africano registou durante a última semana mais 52.049 casos de Covid-19, elevando o total para 8.621.713 desde o início da pandemia, de acordo com os dados oficiais hoje divulgados. Desde quinta-feira, dia 18 de novembro, até hoje, foram registadas mais 52.049 infeções.

21h36 - "Tendência fortemente crescente" em Portugal

Foi divulgado, esta sexta-feira, o mais recente Relatório das Linhas Vermelhas. Sobre a nova variante, DGS e INSA afirmam a "necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do controlo de fronteiras em Portugal, até serem conhecidas mais informações".

21h19 - Nova variante "pode reduzir significativamente eficácia das vacinas"

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC na sigla original) alertou hoje que a nova variante do vírus SARS-CoV-2 suscita "sérias preocupações de que possa reduzir significativamente a eficácia das vacinas e aumentar o risco de reinfeções"

21h17 - Reino Unido e África do Sul procuram soluções para retomar ligações

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa discutiram hoje possíveis soluções para a "reabertura das viagens internacionais", interrompidas entre os dois países devido à nova variante do coronavírus, Omicron.

21h01 - Nova variante deve incitar o mundo a doar mais vacinas, defende Biden

O Presidente norte-americano, Joe Biden, defendeu hoje que o aparecimento de uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 deve incitar o resto do mundo a doar mais vacinas aos países mais pobres. "As informações sobre a nova variante deveriam tornar mais evidente do que nunca que esta pandemia não acabará sem vacinações a nível mundial", declarou Biden.

20h56 - Madeira regista uma morte e 101 novos casos nas últimas 24 horas

A Madeira registou, nas últimas 24 horas, uma morte associada à Covid-19 e 101 novos casos, contabilizando agora 651 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

Relativamente ao óbito, trata-se de uma doente de 78 anos, com comorbilidades associadas.

20h52 - Uso de máscara obrigatório em bares e discotecas a partir de dezembro

O presidente da Associação de Discotecas Nacional disse hoje que o Governo confirmou a obrigatoriedade do uso de máscara no interior dos estabelecimentos de animação noturna, a partir de 1 de dezembro, no âmbito do combate à pandemia

20h22 - Portugal suspende voos de e para Moçambique a partir de segunda-feira

Os voos de e para Moçambique vão ser suspensos a partir das 00h00 de segunda-feira, 29 de novembro, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI), impondo ainda quarentena a passageiros oriundos de um conjunto de países africanos.

20h13 - EUA e Rússia também fecham fronteiras a países da África Austral

Os Estados Unidos e a Rússia são os mais recentes países a anunciarem restrições à entrada de estrangeiros provenientes da África do Sul, Moçambique e de outros países da região devido ao surgimento da nova variante do coronavírus.

20h01 - Espanha regista 9.912 casos de Covid-19 e incidência volta a subir

O Ministério da Saúde espanhol notificou mais 9.912 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, num momento em que a incidência acumulada subiu 11 pontos, o que se traduz em 171 casos por 100 mil habitantes. Navarra continua a ser a comunidade autónoma com maior taxa de infeção, atingindo 499 pontos. Seguem-se o País Basco com 387 e Aragão com 292, ainda que a incidência tenha subido tem todas as comunidades e em todas as faixas etárias.

19h58 - França regista 34.446 novos casos de Covid-19 e 60 mortos

França registou esta sexta-feira 34.446 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa um aumento de 54% face ao mesmo dia da semana anterior que tinha somado 20 366 infeções. Este número de novos casos supera ainda o número desta quinta-feira em que os franceses registaram 33.464 novas infeções.

19h50 - Marcelo promulga alteração das medidas de contenção da pandemia

O Presidente da República promulgou o diploma que altera as medidas no âmbito da pandemia da Covid-19, lê-se numa nota publicada no site da Presidência. Em causa está um conjunto de medidas adotadas ontem em Conselho de Ministros e anunciadas ao final do dia por António Costa, entre as quais a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo à Covid-19 para todos os passageiros que cheguem a Portugal.

19h42 - Marcelo sobre nova variante: "O melhor é  respirar fundo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que, apesar da nova variante, não irá suspender a viagem que tem marcada para Angola nos dias 27 e 28 de novembro. 

"Sinto-me seguro, com três vacinas e testes", assinalou indicando que continuará a fazer testes com frequência.  O Presidente da República disse ainda que agora o melhor a fazer "é respirar fundo" e esperar pelas conclusões dos especialistas

19h32 - Açores mantêm dispensa de teste para vacinados nas viagens aéreas

O Governo dos Açores esclareceu que exigência de teste de despiste à covid-19 à entrada em Portugal não será aplicada nos voos diretos do estrangeiro para os Açores, nem nas viagens entre a região e o continente português

19h31 - Reino Unido soma 50 mil casos diários pela 1.ª vez desde outubro

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido reporta mais 50,091 casos da Covid-19, o valor mais elevado desde 21 de outubro, dia em que o país somou 52.009 infeções diárias. Foram ainda notificadas mais 160 mortes, numa altura em que o Rt está em ascensão, com 437.1 por cada 100 mil habitantes.

19h30 - Itália regista 13.686 novos casos e 51 mortos nas últimas 24 horas

Itália registou esta sexta-feira mais 13.686 casos de Covid-19 e 51 mortes. Estes números traduzem-se numa taxa de positividade de 2,4% em 557.180 testes feitos. Há ainda mais 59 doentes internados, dos quais 18 estão em cuidados intensivos. 

19h27 - Ministro da Saúde sul-africano considera "injustificada" reação mundial

O ministro da Saúde sul-africano, Joe Phaahla, considerou que a reação internacional de restrições a viajantes da África Austral, na sequência da deteção de uma nova variante do coronavírus (B.1.1.529), é "injustificada", "contraproducente" e "draconiana".

19h15 - Portugal já administrou um milhão de terceiras doses

Um milhão de pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e cerca de 1,7 milhões já receberam a vacina contra a gripe, anunciou esta sexta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales. "Acho que são dois bons números", afirmou, em declarações à SIC Notícias. 

19h13 - Açores adiam decisão sobre vacinas de crianças

Os Açores só deverão tomar uma decisão sobre a vacinação de crianças contra a covid-19 depois de concluírem a vacinação de reforço da população com mais de 65 anos, revelou hoje o Governo Regional.

19h07 - Países Baixos anunciam reforço das medidas de combate à pandemia

O primeiro-ministro neerlandês anunciou um reforço das medidas sanitárias para combater o aumento de casos de covid-19, como o encerramento às 17:00 (16:00 de Lisboa) dos restaurantes, bares e lojas não-essenciais.

18h57 - EUA aguardam dados para avaliar suspensão de voos para África Austral

Os Estados Unidos vão esperar por mais dados antes de decidirem a suspensão do tráfego aéreo com a África Austral, devido à nova variante do novo coronavírus, disse hoje o epidemiologista conselheiro da Casa Branca, Anthony Fauci.

O epidemiologista admitiu a possibilidade, mas disse que não haverá uma decisão nesse sentido "enquanto não houver razões científicas" para a tomar.  

18h46 - Açores admitem reforçar uso de máscara e rastreios na próxima semana

O secretário regional da Saúde dos Açores admitiu reforçar, na próxima semana, o uso de máscara e os rastreios à covid-19, mas reiterou que a situação epidemiológica da região não justifica medidas "mais rigorosas".

18h45 - Madeira com testes gratuitos no aeroporto apesar de não ser obrigatório

Os passageiros que cheguem à Madeira e tenham certificado de vacinação contra a covid-19 continuam a não ter de apresentar teste, mas podem fazê-lo no aeroporto caso queiram, indicou hoje o Governo Regional

18h40 - A Câmara Municipal de Lisboa revelou as primeiras imagens do novo centro de vacinação

Notícias ao Minuto [Novo centro de vacinação contra a Covid-19 em Lisboa]© Facebook/Câmara de Lisboa

18h36 - Nova variante chama-se Omicron e é "de preocupação", diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou hoje como "de preocupação" a nova variante B.1.1.529 do coronavírus que causa a Covid-19, detetada pela primeira vez na África do Sul, e designou-a pelo nome Omicron.

"Esta variante tem diversas mutações, o que é preocupante", diz o organismo.

18h14 - Protestos contra restrições em Martinica e Guadalupe

Desde a semana passada que a ilha francesa Martinica está em protestos contra as restrições impostas para controlar a pandemia, protestos esses que se intensificaram na quinta-feira, depois de os manifestantes terem ferido polícias, atacado jornalistas e atirado fogo à casa do representante de estado. 

Também a ilha vizinha Guadalupe tem sido alvo de manifestações. 10 pessoas foram detidas depois de terem sido feitos disparos na noite de quinta-feira, que feriram várias pessoas.

18h03 - Presidente do Brasil rejeita fechar aeroportos apesar de recomendações

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu hoje que o país poderá enfrentar uma nova vaga de covid-19 após o aumento de casos na Europa e o surgimento de uma nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2, mas descartou encerrar os aeroportos.

"Não podemos fechar. Que loucura é essa?" 

17h52 - CDS-PP/Madeira diz que região vai ter centro de vacinação para crianças

A Madeira vai ter um centro de vacinação para crianças dos 5 aos 11 anos a partir de dezembro e pretende administrar 7.500 vacinas contra a covid-19 numa primeira fase, anunciou hoje o CDS-PP madeirense.

17h34 - UE suspende voos de 7 países de África devido a nova variante

Os 27 Estados-membros da União Europeia concordaram esta sexta-feira em aplicar restrições às viagens para sete países de África após o surgimento da nova variante da Covid-19. Por isso serão suspensas as viagens de sete países da África Austral, incluindo Moçambique

17h15 - Moçambique perdeu 83% da receita num dos principais destinos turísticos

A contribuição anual de Vilanculos, um dos principais destinos turísticos de Moçambique, para os cofres do Estado caiu 83% em 2020 face ao ano anterior, devido à pandemia, disse à Lusa fonte oficial. "Nós sofremos muito quando a covid-19 eclodiu em março do ano passado. Os nossos hotéis ficaram entre cinco e seis meses encerrados, o que teve impacto nas nossas receitas", explicou à Lusa o presidente da Associação de Turismo de Vilanculos.

17h10 - Docentes querem reuniões online. Há escolas a defender presenciais

Os professores defendem que as reuniões de avaliação do Natal devem ser 'online', mas há diretores que preferem reuniões presenciais e admitem que só optarão por uma solução à distância caso a situação pandémica se agrave

17h05 - Investigador defende uso obrigatório de máscara no primeiro ciclo

O investigador Carlos Antunes defendeu hoje a obrigatoriedade da máscara no primeiro ciclo devido ao aumento da incidência da covid-19 nas crianças, que pode ultrapassar os 1.000 casos diários por 100 mil habitantes no início de dezembro.

"Os casos estão a crescer 6% a 8% ao dia, ou seja, no dia 02 de dezembro já estarão acima dos 1.000 casos por 100 mil habitantes."

17h04 - Governo sul-africano focado na nova variante 

A deteção da nova variante da covid-19 pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD) demonstrou a vigilância constante e a capacidade científica da África do Sul na gestão da pandemia, disse hoje fonte da Presidência da República sul-africana. 

"Todos os sistemas estão a ser usados para se entender a nova variante."17h01 - Agência do Brasil recomenda restrições de voos de parte de África

A agência reguladora de medicamentos do Brasil recomendou hoje que o país adote restrições para voos e viajantes vindos de parte de África na sequência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.

17h00 - CTP preocupada com controlo de testes caso a caso nos aeroportos

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) manifestou-se hoje preocupado com a medida que obriga as companhias aéreas a controlarem caso a caso os testes à covid-19, nomeadamente em alturas de maior movimento nos aeroportos.  

16h58 - Viajantes em Moçambique desnorteados e revoltados após restrições

Nádia Jussub, empresária moçambicana, disse à Lusa que ficou "desnorteada" porque já não sabe se pode passar o Natal com as filhas que estudam em Portugal.

"Estou completamente desnorteada, nem consigo trabalhar.

Vários países passaram a impedir a entrada de viajantes da África Austral, incluindo de Moçambique, devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2, causador da covid-19.

16h33 - Portugueses na África do Sul temem impacto das medidas contra variante

As restrições aos voos oriundos da África do Sul por causa de uma nova variante da Covid-19 estão a preocupar os portugueses no país, que temem mais o impacto das medidas do que a própria doença.

"Ninguém sabe o que de facto se passa, é um problema universal."

16h28 - Incidência do vírus aumenta e Rt baixa ligeiramente em Portugal

A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 279,8 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,19.

16h27 - Variante detetada na África do Sul ainda não foi identificada em Portugal

O investigador do INSA João Paulo Gomes afirmou hoje que a nova variante do coronavírus detetada na África do Sul é "um motivo de preocupação, mas não é motivo de alarme total", adiantando que ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal.

16h26 - EMA considera "prematuro" planear adaptação da vacina a nova variante

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) considera ser "prematuro" começar já a planear a adaptação das vacinas à nova variante da Covid-19 conhecida esta semana. A EMA afirma que seguirá a acompanhar esta variante de perto, mas descarta para já ações em torno dela. 

15h55 - Farmácias reforçam 'stocks' e alargam horário para testes

As farmácias preparam-se para uma maior procura por testes para deteção de covid-19 nos próximos dias, aumentando os 'stocks' e alargando horários para a testagem, sujeita a marcação prévia.

15h45 - Há seis concelhos em risco extremo da Covid

Barrancos é o concelho do país onde, atualmente, a situação é mais grave, com 3.204 casos de infeção por 100 mil habitantes, segue-se Mora, com uma incidência de 1.611 casos. 

15h25 - Comissão Europeia propõe suspensão de voos vindos do sul de África

A presidente  da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, salientou a importância da Europa se manter unida e de agir "com rapidez e decisão" tendo em conta a situação. "A Comissão Europeia propôs hoje aos Estados-membros a ativação do travão de emergência nas viagens provenientes de países da África do Sul e outros estados afetados para limitar a propagação da nova variante".

15h29 - "A exigência de teste parece-me absolutamente razoável”, diz António Costa sobre a possibilidade de fecho de fronteiras devido à nova variante

Portugal anunciou ontem que qualquer que fosse a origem dos voos haveria testagem obrigatória para entrar no país. Afastando a ideia de um novo confinamento, o primeiro-ministro acredita que as medidas adotadas são "razoáveis".

No passado a única solução era fechar fronteiras, agora já não é preciso fechar fronteiras. A exigência de teste parece-me absolutamente razoável”

15h29 - Mais oito mortes e 3.205 novos casos em Portugal. 

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela DGS regista mais oito mortes por Covid-19 e 3.205 novos casos de contágio.  A incidência regista uma subida,  mas  Rt desce relativamente.

Estão agora internadas 705 pessoas, mais 14 do que na quinta-feira, das quais 100 em unidades de cuidados intensivos, menos três. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.355 casos ativos, somando 50.880, e mais 1.842 recuperados, o que aumenta o total nacional para 1.067.173 pessoas.

Sublinhe-se que os casos ativos subiram mais de 8 mil nos últimos sete dias (8.609), uma subida em relação à semana anterior (6.047).

15h27 - "Há um certo risco" da medidas anunciadas serem insuficientes, diz o matemático Carlos Antunes

O matemático Carlos Antunes considerou hoje que "há um certo risco" das medidas anunciadas pelo Governo para travar a pandemia "serem insuficientes" e os casos continuarem a aumentar, embora a um ritmo inferior ao que se está a observar.

15h26 - Israel está no limiar de uma situação de emergência

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, alertou hoje que Israel está no "limiar de uma situação de emergência", após a deteção no país de uma nova variante do coronavírus num viajante que regressou do Malaui.

15h24 - Madeira não aplica semana de contenção em janeiro

O Governo da Madeira não prevê a aplicação na região das medidas de contenção de contactos que estarão em vigor na primeira semana de janeiro no território continental, "salvo súbito e imprevisto" agravamento da pandemia, anunciou hoje o executivo.

15h20 - África do Sul considera precipitada a proibição de voos por nova variante

O governo sul-africano considerou, esta sexta-feira, "precipitadas" as restrições aos voos oriundos deste país e de outros do sul de África que têm vindo a ser aprovadas por vários Estados após a identificação de uma nova variante do coronavírus neste país africano.

15h13 - Francisco George atribui novas mutações ao egoísmo dos países ricos

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George atribui ao "egoísmo dos países ricos e industrializados" a distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que agora ameaçam o mundo inteiro.

15h11 - Bélgica tem primeiro caso na Europa de nova variante da Covid-19

Terá sido detetado numa pessoa não vacinada que regressou do estrangeiro.

"Temos um caso que está agora confirmado como sendo desta variante",disse o Ministro da Saúde Frank Vandenbroucke.

15h10 - Açores com 22 novos casos. Região tem 292 infeções ativas

Os Açores registam hoje 22 novos casos, mais 14 do que na quinta-feira, e 292 casos ativos, estando três doentes hospitalizados e um deles em Cuidados Intensivos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h00 - Comprimido da Merck contra a Covid-19 é menos eficaz do que se pensava

A Merck anunciou, esta sexta-feira, que os dados mais recentes sobre a eficácia do seu medicamento antiviral contra a Covid-19 apontam para uma menor eficácia (30%) na redução do risco de hospitalização e mortes, revela a agência Reuters.

14h55 - Regras sanitárias com fiscalização aleatória na fronteira terrestre

O ministro da Administração Interna disse hoje que a fronteira terrestre com Espanha não vai ser encerrada devido à pandemia de covid-19, mas será feita uma fiscalização aleatória para verificação das regras sanitárias através de controlos móveis.

13h55 - Escolas aplaudem adiamento das aulas, mas pedem urgência na vacina

Professores e diretores escolares saudaram hoje a decisão do Governo em adiar o início das aulas em janeiro, mas dizem continuar à espera de saber quando serão chamados para o reforço da vacina.

13h50 - BioNTech e Pfizer esperam ter em 15 dias resultado de estudo sobre nova variante

O laboratório alemão BioNTech, aliado à Pfizer, aguarda, "o mais tardar em duas semanas", os primeiros resultados de estudos sobre se a nova variante detetada na África do Sul.

13h46 - UE terá doses suficientes para reforços e vacinação de crianças

A Comissão Europeia anunciou hoje que o terceiro contrato celebrado com o consórcio Pfizer/BioNTech inclui doses suficientes de vacinas anti-covid para reforçar a vacinação e também para a imunização de crianças entre os 05 e os 11 anos.

13h37 - Aprovado diploma que habilita o Governo a decretar uso de máscara na rua

A favor votaram PS e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues, opuseram-se Chega e Iniciativa Liberal e abstiveram-se as restantes forças políticas e deputados.

13h30 - Discotecas algarvias aceitam fechar em janeiro mas criticam teste

A Associação de Discotecas do Sul e Algarve concorda com o encerramento de bares e discotecas em janeiro como medida de "contenção" à pandemia, mas crítica a necessidade de apresentar teste para entrar, mesmo com certificado de vacinação.

13h15 - Reino Unido avalia restrições a mais países em conjunto com UE

O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, afirmou hoje estar a avaliar restrições a mais países devido à nova variante do coronavírus identificada na África do Sul em colaboração com a União Europeia (UE) para uma resposta comum.

13h14 - Política respondeu "menos bem" do que a ciência no combate à pandemia, diz Durão Barroso

O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, afirmou hoje que a política respondeu "menos bem" do que a ciência ao combate à Covid-19 e defendeu mais investimento na segurança da saúde pública global.

13h06 - Pandemia já matou pelo menos 5 180 276 pessoas em todo o mundo

A pandemia já fez pelo menos 5.180.276 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

13h02 - Pako Ayestarán (treinador do Tondela) infetado com Covid-19

O treinador vai estar fora do confronto frente ao Sporting amanhã.

13h00 - Presidente da comissão de acompanhamento à Covid-19 apela a continuidade

O trabalho da comissão eventual do parlamento para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia e do processo de recuperação económica e social deve continuar na próxima legislatura, defendeu hoje o seu presidente.

12h55 - Maior centro de vacinação do país abre dia 1 em Lisboa mas, outros vão fechar

O maior centro de vacinação do país, que terá lugar num pavilhão da Feira Internacional de Lisboa, entra em funcionamento no próximo dia 1, obrigando a que outros locais, fechem portas.

É o caso dos Centros de Vacinação do Picadeiro (Príncipe Real), Serviços Sociais da CML (Areeiro) e do Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa. Contudo, manter-se-á em funcionamento o CMV da Ajuda. 

12h49 - Bruxelas está a analisar novas medidas de contenção em Portugal

A Comissão Europeia escusou-se hoje a comentar a imposição de testes para todos os viajantes que cheguem a Portugal, mesmo os vacinados contra a covid-19, indicando que necessita ainda de analisar exaustivamente as novas medidas anunciadas pelo Governo.

12h45 - Açores não vão reforçar medidas restritivas, diz Governo Regional

Os Açores não vão reforçar, por enquanto, as medidas de controlo da pandemia, como acontece no continente português e na Madeira, adiantou à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

12h44 - Bruxelas pede a países da UE máxima vigilância sobre nova variante

A Comissão Europeia instou hoje os Estados-membros da União Europeia a serem "muito vigilantes" em relação à nova variante, saudando os que estão a "agir rapidamente" e prometendo medidas comunitárias a anunciar esta tarde.

12h40 - Mais de 900.000 pessoas foram vacinadas com dose de reforço em Portugal, diz o SNS

12h34 - Mesmo que estejamos vacinados devemos ter na mesma medidas de segurança

Nomeadamente, "usar máscara, manter a distância, abrir janelas, tossir/ espirrar no cotovelo e manter as mãos livres", lembra a OMS

12h28 - Cabo-verdianos com mais de 60 anos recebem 3.ª dose da vacina em dezembro

A população cabo-verdiana acima de 60 anos recebe em dezembro a terceira dose da vacina, anunciou hoje o ministro da Saúde, sublinhando que o país vive o "melhor momento" desde o início da pandemia.

12h10 - Aulas suspensas no início de janeiro, mas mantêm-se exames do ensino superior

As aulas no ensino superior estarão suspensas na primeira semana de janeiro, mas alunos e professores vão poder continuar a deslocar-se às instituições para realizar exames presenciais, segundo uma recomendação do Ministério do Ensino Superior.

11h55 - OMS não aconselha restrições de viagem impostas devido a nova variante

"Neste momento, a implementação de restrições de viagens não está a ser aconselhada", disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, numa conferência de imprensa da ONU em Genebra.

11h45 - França também proíbe voos provenientes de Moçambique e de outros países da África Austral

Os voos não permitidos são provenientes de Moçambique, África do Sul, Lesotho, Botsuana, Zimbabué, Namíbia e Essuatini (anterior Suazilândia)

11h20 - Teste negativo à Covid-19 exigido em todas as fronteiras

Estas regras para a entrada em território nacional por via área aplicam-se também  "com as necessárias adaptações, às fronteiras terrestres, marítimas e fluviais", segundo garante comunicado do Conselho de Ministros.

11h12 - 470.000 vidas de pessoas com mais de 60 anos foram salvas pelas vacinas segundo um novo estudo da OMS e ECDC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório