Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo mantém agenda, apesar de variante. O melhor "é respirar fundo"

Presidente da República afirma que o melhor que se pode agora fazer "é respirar fundo" e esperar pelas conclusões dos especialistas.

Marcelo mantém agenda, apesar de variante. O melhor "é respirar fundo"
Notícias ao Minuto

19:42 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta sexta-feira sobre as últimas notícias relativas à nova variante da Covid-19, nomeada Omicron, e revelou que, apesar disso, não irá suspender a viagem que tem marcada para Angola nos dias 27 e 28 de novembro

Marcelo indica que Angola não está incluída nos países alvo de restrições por isso manterá o seu compromisso.

"Sinto-me seguro, com três vacinas e testes", assinalou indicando que continuará a fazer testes com frequência. 

O Presidente afirma ainda que esta variante está a ser estudada, em particular, se as vacinas são ou não menos eficazes. "O primeiro juízo que se formou dos especialistas é de que é muito contagiosa, mas não é tão mortal", indicou Marcelo. 

"As autoridades portuguesas já estavam a acompanhar isto, a prova é que no Infarmed se falou disso no dia 19 [de novembro]... Estamos no dia 26 [de novembro]. Está a ser acompanhado pela União Europeia e neste momento é prematuro estar a falar sobre o que se passa ou o que não se passa, as conclusões a que se chega, os efeitos quais serão, porque seria alarmar as pessoas", realçou.

O chefe de Estado faz ainda menção de outra estirpe de África do Sul que "em tempos" se falou e que esta "pode ser uma repetição da mesma coisa". "Pode ser, mas em qualquer caso está a ser estudado", garantiu Marcelo. 

O Presidente da República concluiu ainda que agora o melhor a fazer "é respirar fundo" e esperar pelas conclusões dos especialistas. 

Marcelo falava com os jornalistas à margem de uma visita ao Banco Alimentar contra a Fome e apelou também à solidariedade dos portugueses. 

Leia Também: Covid-19. Nova variante chama-se Omicron e é "de preocupação", diz OMS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório