Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Escalada de violência nos protestos contra restrições em Martinica

Os protestos contra as restrições em Fort-de-France, na ilha francesa Martinica, intensificaram-se esta quinta-feira.

Escalada de violência nos protestos contra restrições em Martinica
Notícias ao Minuto

18:14 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Desde a semana passada que a ilha francesa Martinica está em protestos contra as restrições impostas para controlar a pandemia, protestos esses que se intensificaram na quinta-feira, depois de os manifestantes terem ferido polícias, atacado jornalistas e atirado fogo à casa do representante de estado.

Também a ilha vizinha Guadalupe tem sido alvo de manifestações. 10 pessoas foram detidas depois de terem sido feitos disparos na noite de quinta-feira, que feriram várias pessoas.

Jornalistas dos meios de comunicação franceses foram atacados pelos manifestantes e um polícia ficou gravemente ferido, tendo necessitado de cirurgia, segundo as autoridades locais.

Além disso, a multidão terá tentado lançar fogo ao portão do representante de estado, mas não causaram grande dano.

Esta sexta-feira, o governo francês reuniu-se de urgência para discutir a escalada de violência nas manifestações, que rejeitam a vacinação obrigatória para profissionais de saúde.

Alguns consideram que França está a regressar ao tempo da escravatura – sendo a população de Martinica, na sua maioria, negra – alegando que deveriam poder tomar as suas decisões no que toca a saúde da comunidade.

Os manifestantes pedem ainda salários mais altos e preços menores de energia.

Na quinta-feira, as autoridades ordenaram um recolher obrigatório, depois de os manifestantes terem ateado fogo a carros e saqueado lojas.

Em Guadalupe, os protestos começaram na semana passada, onde há uma falta de confiança histórica no controlo das crises de saúde pública, depois de serem expostos a pesticidas tóxicos usados nas plantações de banana, nos anos 70.

Leia Também: Milhares saem à rua para acabar com a violência contra as mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório