Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Milhares saem à rua para acabar com a violência contra as mulheres

Várias cidades espanholas foram, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, inundadas por manifestantes.

Notícias ao Minuto

15:37 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Em Madrid, Espanha, uma multidão de pessoas, na sua maioria mulheres, saíram à rua para pôr um ponto final na violência patriarcal e assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Outras cidades espanholas, como Barcelona e Valência, também foram inundadas por cartazes roxos e cânticos pela igualdade entre géneros, que seguiam ao ritmo de tambores.

Segundo o governo regional, cerca de 1.200 pessoas marcharam em Madrid, com slogans como #HARTAS (fartas, em português) e FÚRIA FEMINISTA, enquanto outras relembraram as mulheres que perderam a vida por causa da violência machista e racista.

“Estou cansada da disparidade salarial, da violência contra as mulheres, de tudo, da diferença entre homens e mulheres, de todos os problemas que existem hoje em dia podem ser sentidos nesta sociedade onde não temos os mesmos direitos”, disse Carolina Sanchez, jovem de 21 anos e estudante de matemática, citada pela Reuters.

Na quinta-feira, todos os representantes políticos dos partidos com mais expressão no país renovaram um acordo no qual garantem o financiamento de programas de combate à violência contra as mulheres – todos, menos o partido de extrema-direta Vox.

“A violência contra as mulheres é um assunto do Estado, e a luta pela liberdade de todas as mulheres é um assunto do Estado”, sublinhou Irene Moreno, ministra para a Igualdade, depois da cerimónia.

Na semana passada, o governo alargou a sua definição de crimes de violência de género, incluindo, agora, os homicídios de mulheres cometidos por homens, independentemente da relação do assassino com a vítima – antes, os crimes só eram considerados como violência de género quando os intervenientes estavam numa relação.

O primeiro-ministro Pedro Sanchez elogiou a nova legislação, mas realçou que ainda há muito por fazer, já que “as mulheres sofrem todos os dias”.

Desde 2003 que o número de mulheres assassinadas em Espanha aumentou para 1.118. Em 2021, já foram assassinadas 37 mulheres, comparando com as 46 do ano passado.

Leia Também: Polícia lança gás lacrimogéneo a mulheres que marcham contra violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório