Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

RDCongo. Cinco chineses sequestrados e um polícia congolês morto

Cinco chineses foram sequestrados, um polícia congolês foi morto e outro ferido por homens armados não identificados em Kivu do Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), na madrugada de hoje, disseram fontes militares e locais.

RDCongo. Cinco chineses sequestrados e um polícia congolês morto
Notícias ao Minuto

13:25 - 21/11/21 por Lusa

Mundo República Democrática do Congo

"Por volta das 02:00, horário local(01:00 em Lisboa) o acampamento de um grupo de chineses [que trabalhavam numa mina de ouro] foi atacado por homens armados" em Mukera, uma vila a cerca de 25 quilómetros do centro de Fizi, disse o major Dieudonné Kasereka, porta-voz do exército na região.

"No total, estavam 14 no local, cinco foram levados por esses atacantes para um destino desconhecido", acrescentou, referindo que os outros nove foram retirados para um local seguro.

De acordo com o coronel David Epanga, comandante do regimento das forças armadas da RDCongo em Fizi, um polícia foi morto e um outro ficou ferido durante o ataque.

Os chineses sequestrados fazem parte do quadro de funcionários de uma empresa que opera uma mina de ouro na região há quatro ou cinco meses, disse Lusambya Wanumbe, presidente de uma organização sociedade civil de Fizi.

Segundo Wanumbe, "a empresa teve dificuldade em iniciar as suas atividades, por causa dos protestos da população que a acusavam de não respeitar as especificações" exigidas de funcionamento da mina.

Leia Também: Mais de uma centena de reclusos fogem de prisão na RD Congo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório