Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

ONU condena violações dos direitos humanos na Coreia do Norte

Uma comissão da Assembleia Geral da ONU adotou hoje uma série de resoluções não vinculativas condenando as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte, que Pyongyang já rejeitou "categoricamente".

ONU condena violações dos direitos humanos na Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

22:55 - 17/11/21 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

Aprovada sem votação, a resolução sobre a Coreia do Norte, apoiada por membros europeus da ONU, "condena nos termos mais veementes as violações sistemáticas, generalizadas e flagrantes dos direitos humanos cometidas há muito e ainda hoje" naquele país.

Em comunicado, a missão diplomática da Coreia do Norte na ONU "rejeitou categoricamente" a resolução dos europeus.

"A resolução sem base nada mais é do que uma tentativa, sem sentido, por forças hostis para alterar a imagem da Coreia do Norte ainda vitoriosa e derrubar nosso sistema socialista", refere o comunicado norte-coreano.

Entre as outras resoluções aprovadas pela terceira comissão da ONU, especializada em direitos humanos, e que será posteriormente ratificada pela Assembleia Geral da ONU, foi também aprovado o texto relativo à Birmânia e à situação das minorias no país, proposto pela Arábia Saudita, aprovada sem o voto dos 193 membros.

A resolução sobre o Irão, proposta pelo Canadá, foi adotada por 79 votos, 30 países votaram contra e 71 abstiveram-se. Em relação à situação dos direitos humanos na Crimeia e em Sebastopol, a resolução apoiada em particular pelos países europeus e pelos Estados Unidos, foi aprovado por 64 países, com 20 votos contra e 93 abstenções.

Leia Também: Iraque pede à UE que respeite direitos humanos dos seus migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório