Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Elefante bebé perde metade da tromba em armadilha de caça na Indonésia

A fêmea de 1 ano está entre os últimos 700 elefantes selvagens de Sumatra.

Notícias ao Minuto

15:27 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

Um elefante bebé da ilha de Sumatra, na Indonésia, viu metade da sua tromba ser amputada depois de ter sido apanhado no que as autoridades disseram  ser, esta segunda-feira, uma armadilha armada por caçadores ilegais que atacam espécies em vias de extinção.

A fêmea de 1 ano está entre os últimos elefantes selvagens de Sumatra. Foi encontrada muito fraca com uma armadilha ainda presa à tromba quase cortada, no domingo, em Alue Meuraksa, uma vila florestal no distrito de Aceh Jaya, explicou Agus Arianto, chefe da agência de conservação da província.

“Obviamente, o objetivo era caçar animais em vias de extinção para ganhar dinheiro”, disse Arianto em comunicado, citado pela Associated Press. “Cooperaremos com as autoridades para uma investigação", acrescentou.

A cria de elefante foi aparentemente deixada para trás pela manada devido à sua condição deteriorada depois de ter sido apanhado na armadilha.

Foi necessário amputar metade da sua tromba para garantir que lhe salvavam a vida. Os conservacionistas dizem que a pandemia levou ao aumento da caça furtiva em Sumatra, à medida que os moradores se voltam para a atividade por razões económicas.

Em julho, um elefante foi encontrado sem cabeça numa plantação de palmeiras em East Aceh. A polícia prendeu um suspeito de caça furtiva juntamente com quatro pessoas acusadas de comprar marfim do animal morto. Podem ser condenados até cinco anos de prisão e pagar uma multa de 100 milhões de rúpias (cerca de 6 mil euros) caso sejam considerados culpados.

O número de elefantes de Sumatra que morreram como resultado de armadilhas e envenenamento chegou aos 25 nos últimos nove anos apenas no distrito de East Aceh. Os dados do Ministério de Meio Ambiente e Florestas da Indonésia mostraram que a população de elefantes de Sumatra diminuiu de 1.300 em 2014 para 693, uma queda de quase 50% nos últimos sete anos.

Os elefantes de Sumatra são uma subespécie do elefante asiático, uma das duas espécies do grande mamífero do mundo.

Leia Também: Elefante espezinhou até à morte um caçador num parque na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório