Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Rodrigo Duterte vai concorrer ao Senado nas eleições de 2022

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, apresentou hoje à última hora a sua candidatura ao Senado nas eleições de 2022, esclarecendo, assim, quais são as suas intenções sobre o seu futuro político.

Rodrigo Duterte vai concorrer ao Senado nas eleições de 2022
Notícias ao Minuto

13:48 - 15/11/21 por Lusa

Mundo Rodrigo Duterte

Duterte, que segundo a Constituição não pode concorrer a um segundo mandato Presidencial de seis anos, apresentou a sua candidatura ao Senado à Comissão de Eleições, poucos minutos antes do encerramento da entrega das candidaturas, segundo o formulário de inscrição ao qual a agência France-Presse teve acesso.

Um advogado do chefe de Estado entregou os documentos na Comissão de Eleições, pondo fim às especulações sobre uma possível candidatura de Duterte à vice-Presidência, cargo pretendido pela sua filha Sara.

Rodrigo Duterte, 76 anos, disse inicialmente que seria candidato à vice-Presidência, antes de mudar de ideias e anunciar o seu plano de se reformar da vida política.

Posteriormente, o responsável pela comunicação da Presidência, Martin Andanar, explicou aos meios de comunicação locais no sábado que Duterte havia anunciado a sua intenção de concorrer à vice-Presidência do país e de apresentar hoje a sua candidatura.

Assim, os analistas acreditavam que Sara iria candidatar-se à Presidência para o proteger de vários processos nas Filipinas e da investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre a sua intitulada "guerra contra as drogas".

Entretanto, Sara Duterte-Carpio, de 43 anos, apresentou hoje a sua candidatura à vice-Presidência, apesar de centenas de apoiantes reunidos em frente da Comissão de Eleições lhe pedirem para concorrer à Presidência.

Leia Também: Filha mais velha de Rodrigo Duterte concorre à presidência das Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório