Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Quinze pessoas detidas após protestos na cidade holandesa de Leeuwarden

Os Países Baixos voltaram a um confinamento parcial no sábado, após um aumento no número de casos.

Notícias ao Minuto

11:02 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Pelo menos quinze pessoas foram detidas durante protestos contra o recém-imposto confinamento nos Países Baixos. Centenas de pessoas reuniram-se na cidade holandesa de Leeuwarden, a cerca de 135 quilómetros de Amesterdão, na noite de sábado, onde lançaram fogo de artifício e seguravam foguetes para criar fumo. 

A polícia deu conta de que um número de pessoas recusou abandonar o local quando lhes foi exigido. Segundo o canal de televisão holandês NOS, a polícia de intervenção foi obrigada a intervir para retirar os manifestantes da praça central da cidade.

Também em Breda, os bares da cidade do sul do país, ficaram abertos além do novo horário de encerramento pré-estabelecido.

De acordo com as novas medidas de restrição contra a Covid-19, e que deverão durar três semanas, bares, restaurantes e supermercados devem fechar às 20h e as lojas que vendem bens não essenciais devem fechar pelas 18h. Também os eventos desportivos profissionais foram forçados a decorrer em estádios vazios - no caso do futebol, por exemplo -, e as pessoas estão a ser incentivadas a trabalhar de casa o máximo que puderem.

Depois de o confinamento parcial ter sido anunciado na sexta-feira, os manifestantes também se reuniram em Haia, onde foram vistos a usar fumo como forma de protesto contra as medidas.

A Holanda já registou mais de 2,3 milhões de casos desde o início da pandemia, e está a caminho das 20 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. No entanto, quase 85% da população adulta holandesa está totalmente vacinada contra o vírus.

Leia Também: Países Baixos voltam a confinar. Dos protestos ao Natal, eis o 1.º dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório