Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Alta probabilidade": Alerta para sismos fortes em breve em La Palma

Especialistas dizem que nos próximos dias e semanas se poderão registar sismos com magnitudes de 5 a 6 na escala de Richter, considerados fortes, devido ao vulcão Cumbre Vieja, que continua a afetar a ilha espanhola.

"Alta probabilidade": Alerta para sismos fortes em breve em La Palma
Notícias ao Minuto

15:37 - 11/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Cumbre Vieja

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, continua em erupção e está na origem de centenas de  sismos que têm afetado a ilha, na província de Santa Cruz de Tenerife. Agora, os especialistas temem que a magnitude dos sismos se agrave nos próximos dias e semanas. 

Segundo os especialistas, há "alta probabilidade" de em breve La Palma ser afetada por sismos com magnitude de 5 a 6 na escala de Richter, considerados fortes. Estes podem desencadear "pequenos deslizamentos nas áreas dependentes", alerta a diretora do Instituto Geográfico Nacional das Canárias, María José Blanco.

"A sismicidade em profundidades maiores que 20 quilómetros aumentou em número e magnitude nas últimas 24 horas; o número de locais nesta profundidade foi o maior desde o início da erupção", assinalou María José Blanco.

Nas últimas semanas, têm sido registados sismos de nível intermédio, mas a diretora do Instituto Geográfico Nacional das Canárias sublinha que isso pode mudar nos próximos dias. 

Leia Também: Novo rio de lava da erupção de La Palma chega ao Atlântico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório