Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cerca de 17 missionários salesianos foram detidos na Etiópia

Cerca de 17 missionários salesianos que trabalhavam na Etiópia foram detidos e deportados para um local não identificado pelas forças militares do Governo durante o conflito com os separatistas de Tigray, noticiou hoje a agência do Vaticano, Fides.

Cerca de 17 missionários salesianos foram detidos na Etiópia
Notícias ao Minuto

13:50 - 09/11/21 por Lusa

Mundo Etiópia

O incidente ocorreu sexta-feira no centro dos Salesianos, no distrito de Gottera, em Adis Abeba.

Foram detidos "padres, diáconos e leigos", de acordo com a Fides.

"Não compreendemos as razões de um ato tão grave, porquê prender padres que cumprem a sua missão de educação num centro onde o bem sempre foi feito, para onde vão muitas crianças", lamentou o presidente da agência humanitária Habeshia, Mussie Zerai.

Os salesianos chegaram à Etiópia em 1975 e desde então têm tido uma presença significativa em cinco regiões deste país africano, incluindo Tigray, onde há um ano, em 04 de novembro de 2020, eclodiu um conflito com o Governo do país.

O primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed Ali ordenou uma ofensiva contra a Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), em retaliação a um ataque a uma base militar federal e na sequência de uma escalada de tensões políticas.

Após um ano de conflito, milhares de pessoas foram mortas, cerca de dois milhões estão deslocadas internamente em Tigray e pelo menos 75.000 etíopes fugiram para o vizinho Sudão, de acordo com números oficiais.

Além disso, quase sete milhões de pessoas enfrentam uma "crise de fome" no norte da Etiópia devido à guerra, de acordo com o Programa Alimentar Mundial.

No domingo passado, o Papa Francisco manifestou a sua preocupação com este conflito e apelou à "harmonia fraterna e ao caminho pacífico do diálogo" numa mensagem ao mundo após a oração do 'Angelus' dominical do Palácio Apostólico.

Leia Também: Separatistas de Tigray dizem estar prontos para um cessar-fogo na Etiópia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório