Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Grécia atinge novo máximo; Brasil com mais 10.948 infeções

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Grécia atinge novo máximo; Brasil com mais 10.948 infeções
Notícias ao Minuto

07:36 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais oito mortes e 1.182 novos casos. Em relação a ontem, há uma variação de 0,11% no número de contágios e de 0,04% nas vítimas mortais. Mais 1.283 pessoas recuperaram da doença.

A pandemia de Covid-19 "ressuscitou" a retórica antissemita e deu origem a "novos mitos e teorias conspirativas, culpando os judeus" pela atual crise sanitária, segundo um relatório da União Europeia.

A situação na Alemanha está a piorar e a incidência acumulada registou um novo recorde pelo segundo dia seguido.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! Termina aqui mais um registo de atualização da pandemia da Covid-19. Na manhã desta quarta-feira pode continuar a acompanhar tudo o que se passa no país e no mundo num novo registo.

23h28 - Grécia regista 8.613 casos, um novo máximo

A Grécia registou na terça-feira 8.613 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, divulgaram as autoridades de saúde gregas que já lidam com uma sobrecarga nos hospitais. Desde o final de outubro o número de infeções tem vindo a aumentar, desde os 3.600 casos diários assinalados em 29 de outubro, para os 6.150 na semana seguinte e os 7.330 na segunda-feira, destaca o relatório diário publicado pela Organização Nacional de Saúde Pública (EODY).

22h18 - Madeira reporta mais 54 casos e 355 situações ativas

As autoridades de saúde da Madeira identificaram mais 54 casos de covid-19 nas últimas 24 horas na região, que registou 355 situações ativas e 14 pessoas hospitalizadas, foi hoje divulgado. De acordo com o boletim diário da situação epidemiológica difundido pela Direção Regional de Saúde, a Madeira contabiliza agora um total de 12.463 infetados por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

21h41 - Mais 10.948 infeções e 183 óbitos no Brasil pela Covid-19

O Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 10.948 infeções e 183 óbitos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta terça-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). No total, desde o início da pandemia, o país somou 21.897.025 contágios e 609.756 vítimas mortais.

20h33 - França pressiona maiores de 65 anos a tomar terceira dose da vacina

O Presidente da República francês, Emmanuel Macron, disse hoje que a partir de 15 de dezembro as pessoas com mais de 65 anos vão ter de tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para aceder a locais públicos, como restaurantes ou bares. "Se foi vacinado há mais de seis meses, peço-lhe que faça uma marcação. A partir de 15 de dezembro, vai ser necessária uma nova dose para prolongar a validade do seu passe sanitário", anunciou o chefe de Estado numa comunicação transmitida em direto nas rádios e televisões francesas.

19h18 - Nas últimas horas, houve mais 12.476 contágios em França

A França relatou, nas últimas horas, mais 12.476 novos casos da Covid-19. Os dados foram revelados esta terça-feira pelas autoridades de saúde, que notaram ainda a existência de mais 49 óbitos desde ontem. No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 7.232.157 infeções pelo novo coronavírus e 118.023 vítimas mortais. 

18h49 - Mais de 76 mil vacinas administradas em 8 de novembro

Foram administradas "mais de 76 mil doses de vacinas contra a gripe e doses de reforço da vacina contra a Covid-19", ontem, nos Centros de Vacinação de todo o país, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS) num comunicado hoje enviado às redações. Assim, a 8 de novembro, "dia em que abriu a modalidade Casa Aberta para as pessoas com 80 ou mais anos, 42.900 pessoas receberam a vacina contra a gripe e 33.600 a dose de reforço contra a Covid-19".

18h18 - Quarta vaga atinge com força leste e centro da Europa 

Países da Europa central e de leste estão a reforçar medidas de combate à pandemia de Covid-19, perante uma quarta vaga, alimentada pela baixa taxa de vacinação, que elevou os índices de infeção e mortalidade a valores recorde. Os especialistas atribuem a gravidade da situação à chegada do tempo frio e expansão da variante Delta - mais contagiosa do que as estirpes anteriores - em população pouco imunizadas.

17h51 - Se vai viajar, não se esqueça do Certificado Digital COVID da União Europeia

17h45 - Graças à Covid, foi suspensa execução de homem com deficiência

Nagaenthran K Dharmalingam, com um baixo QI comprovado (69), está no corredor da morte desde 2010. Porém, a sua execução foi agora suspensa indefinidamente. O condenado tem, alegadamente, uma deficiência de aprendizagem e concertação e está no corredor da morte por contrabandear uma pequena quantidade de heroína. O homem condenado à morte em 2010 não vai efetivamente morrer porque contraiu a Covid-19.

17h40 - Consequências da retirada das moratórias ainda estão por conhecer
 
A agência de 'rating' DBRS Morningstar considerou hoje que as consequências da retirada das moratórias de crédito implementadas durante a pandemia de Covid-19 ainda estão por ver na Europa, com Portugal a ser um dos países mais expostos.

17h25 - Custos já estão a impactar produtos ligados às farinhas e pão
 
O aumento dos custos da energia já está a ter impacto nas farinhas e pão, disse hoje à Lusa o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que assegura que não há sinal para alarme. "Em primeiro lugar, este fenómeno (...) é algo que está a acontecer à escala global e do ponto de vista dos custos de energia, de energia elétrica, do gás natural e da manutenção da carga fiscal que impede a descida do valor de venda dos combustíveis fósseis é algo que não é controlável propriamente pelos governos e tem de ser alvo de uma política, porventura, europeia mais concertada e que vai demorar ainda algum tempo a equilibrar-se", considerou o diretor-geral da APED, no final da XXI Conferência Executive Digest, subordinada ao tema "Desafios e Oportunidades na Economia pós-Covid".

17h16 - Reino Unido contabiliza mais 262 mortes. Há 33.117 novos contágios
 
País registou um forte aumento no número de óbitos em relação a ontem, dia em que tinha contado 57. Dados foram revelados esta terça-feira.

17h08 - Dia de subidas em Itália. Mais 68 mortes e 6.032 novos casos da Covid-19

Itália reportou, nas últimas 24 horas, mais 68 mortes e 6.032 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram, esta terça-feira, revelados pelas autoridades de saúde. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 132.491 óbitos e 4.818.705 infeções. 

16h50 - Portugal envia terceiro lote de vacinas para São Tomé e Príncipe

Portugal vai enviar para São Tomé e Príncipe um terceiro lote de 37 mil vacinas contra a covid-19, fazendo ascender a 86.000 o total de vacinas já disponibilizadas ao país lusófono, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

16h47 - Azambuja prolonga isenções de rendas e de taxas municipais
 
A Câmara Municipal de Azambuja aprovou hoje o prolongamento até ao final do ano de medidas de apoio no âmbito da pandemia da Covid-19, nomeadamente a isenção do pagamento de rendas e de taxas municipais.

16h27 - Professora que se tornou rosto anti-certificado, afinal estava vacinada

Uma professora do Illinois, nos EUA, que se celebrizou por se recusar a usar um certificado de vacinação, está, afinal, vacinada. "Ser contra o uso do certificado, não é o mesmo que ser contra a vacinação", explica agora Kadence Koen. A mulher provou estar vacinada para poder voltar a fazer o que mais gosta: ensinar.

16h04 - Surto provoca encerramento de escola em Marvão
 
Uma escola básica de Marvão (Portalegre) está encerrada desde segunda-feira devido a um surto de covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Luís Vitorino. De acordo com o autarca, o surto na Escola Básica Dr. Manuel Magro Machado, na freguesia rural de Santo António das Areias, já infetou, pelo menos, 22 pessoas.

15h40 - Governo britânico confirma: Trabalhadores do serviço público de saúde terão de ser vacinados
 
A vacinação contra a covid-19 vai ser, a partir de 1 de abril, obrigatória para os trabalhadores do serviço público de saúde do Reino Unido, anunciou hoje o Governo britânico. Após consultas sobre o assunto, "cheguei à conclusão de que todos os que trabalham para o serviço público de saúde devem ser vacinados", afirmou o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, no parlamento.

15h32 - Bordel oferece meia hora com "mulher à escolha" em troca de vacina

Os governos e diversas entidades em todo o mundo têm oferecido todo o género de recompensas aos diversos membros da população que decidam vacinar-se contra a Covid-19. Já ouvimos falar de lotarias, prémios monetários e vales para gastar em supermercados para 'convencer' a população, mas este bordel em Viena, na Áustria, está a levar as coisas um pouco mais longe: oferece aos clientes meia hora com uma 'mulher à escolha'. 

15h15 - Mais de 20 sublinhagens da variante Delta detetadas nas últimas semanas
 
Mais de 20 sublinhagens da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 foram detetadas nas últimas semanas em Portugal e a AY.4.2, que tem merecido o interesse a comunidade científica internacional, aumentou de circulação desde meados de outubro.

14h56 - Portugal regista mais 1.182 novos casos e oito mortes por Covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais oito mortes e 1182 novos casos

14h44 - Rangel desafia Governo a convidar Gouveia e Melo para coordenar vacinação

Paulo Rangel desafiou hoje o Governo liderado por António Costa a convidar o vice-almirante Gouveia e Melo a presidir novamente ao processo de vacinação contra a covid-19.  "Ele [Gouveia e Melo] aliás até já disse que estava disponível, portanto o próprio já percebeu que alguém tem que deitar a mão a isto para nós evitarmos a situação de caos que se está a viver em alguns países europeus", reforçou.

14h33 - Pandemia já matou pelo menos 5.053.909 pessoas em todo o mundo
 
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.053.909 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China em dezembro de 2019, segundo o balanço de hoje da agência France-Presse (AFP).

14h15 - Vai levar a terceira dose da vacina? Saiba o que esperar

Os efeitos secundários da terceira dose da vacina contra a Covid-19 são "significativamente mais leves" do que os observados nas primeiras doses, revelam dados do Ministério de Saúde Israelita. A reação mais comum à dose de reforço é a fadiga, relatada por 86,6 pessoas por milhão, em comparação com 271,8 e 251,1 por milhão após a segunda e primeira doses, respetivamente. A dor no local da vacina afetou 42,7 pessoas por milhão na terceira dose, contra 222,9 e 514,3 nas primeiras doses. Os dados referem-se a aproximadamente três milhões de cidadãos.

13h30 - Nasceram 34.466 empresas até outubro
 
A criação de empresas em Portugal aumentou 8,2% até outubro face ao ano anterior, com 34.466 novas empresas, mas está 18,4% abaixo de 2019, antes do impacto da pandemia, segundo o Barómetro da Informa D&B. No setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), até 31 de outubro, foram criada 2.131 novas empresas, aumentando 1,1% face a 2019 e 22% face a 2020, entre as quais a maioria (1.642) no subsetor Informática.

13h26 - Continuar a testar-se, para confirmar que não está infetado, é fundamental. Lembre-se deste conselho do SNS

13h20 - Macron fará, esta noite, um apelo aos franceses

Segundo a AFP, Emanuel Macron irá dirigir-se, pela 9.ª vez desde que a pandemia teve início, aos franceses, num discurso que está agendado para as 20h. O presidente francês irá incentivar as pessoas a tomarem a dose de reforço da vacina, pro forma a combater o surgimento de novos casos da doença.

13h15 - OMS adverte para possível escassez de seringas

A OMS advertiu, esta terça-feira, para a escassez de entre 1 a 2 mil milhões de seringas, até 2022, para administrar a vacina contra a Covid-19. Esta situação poderá ter impacto nas imunizações e comprometer a segurança das agulhas. As autoridades sanitárias nacionais devem planear as suas necessidades com bastante antecedência para evitar "o açambarcamento, a compra em pânico e o tipo de situações" que se verificaram no início da pandemia com a falta de equipamento de proteção pessoal, disse a perita da OMS Lisa Hedman, de acordo com a Reuters.

12h53 - Novos casos podem chegar aos 2 mil por dia na 1.ª quinzena de dezembro
 
Especialistas da Universidade de Lisboa defendem que, se o índice de transmissibilidade (Rt) se mantiver acima de 1,1, o número de novos casos de covid-19 pode chegar aos 2.000 diários na primeira quinzena de dezembro.

12h45 - Vice de Boris Johnson defende-o após criticas por visita a hospital

Boris Johnson visitou, esta segunda-feira, o Hexham General Hospital, em Northumberland. A visita culminou com críticas, dado que o primeiro-ministro britânico foi fotografado a percorrer os corredores do edifício sem uma máscara de segurança contra a Covid-19. O vice-primeiro-ministro defendeu-o hoje, referindo que este "seguiu todos os conselhos e todas as orientações que recebeu em todos os momentos". "Penso que é a coisa certa a fazer por todos nós", disse Dominic Raab.

12h20 - Guineenses com vacinação completa já ultrapassam os 164 mil
 
A Guiné-Bissau já tem 24% da população com vacinação completa contra a doença provocada pelo novo coronavírus, segundo os dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

12h08 - Antiviral da Pfizer pode estar disponível em 2022

Ben Osborn, diretor da Pfizer no Reino Unido, anunciou esta terça-feira, na Sky News, que o tratamento antiviral da farmacêutica poderá vir a estar disponível no início do próximo ano.

12h05 - Especialistas admitem entrada na 5.ª vaga e defendem reforço
 
Especialistas da Faculdade de Ciências admitem que Portugal pode estar a entrar na 5.ª vaga de covid-19 e defendem o reforço da vacina em grupos etários onde os novos casos têm aumentado, mesmo que tenham baixo risco de doença grave.

11h50 - Açores com 18 novos casos e 21 recuperações nas últimas 24 horas
 
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de covid-19, sendo 16 em São Miguel e dois na Terceira, e 21 pessoas recuperaram da doença, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

11h45 - Em onze meses, sete mil milhões de vacinas foram administradas

A primeira vacina totalmente testada foi administrada no dia 8 de dezembro de 2020 no Reino Unido. Desde então, mais de 7 mil milhões de doses foram dadas em pelo menos 218 países e territórios, na sua maioria em economias desenvolvidas, escreve o Le Parisien.

1h30 - Poupas leva vacina contra a Covid-19, mas é criticado
 
O Big Bird, famoso Poupas, da série 'Sesame Street' ('Rua Sésamo') do canal americano ABC incentiva à vacinação. Mas alguns criticam a propaganda política a favor da vacinação.

11h25 - Singapura decide este mês sobre a vacinação entre os 5 e 11 anos

O ministro da Saúde do país, Ong Ye Kung, afirmou que Singapura “está a considerar um plano para dar às crianças um terço da dosagem de um adulto, semelhante aos Estados Unidos”. De acordo com o Ministério da Saúde de Singapura, cerca de 8.000 dos 218.333 casos de Covid-19 envolveram crianças com menos de 12 anos. 

11h22 - Aeroporto britânico festejou regresso das viagens para os EUA

Os Estados Unidos reabriram as suas fronteiras terrestres e aéreas na manhã de segunda-feira aos passageiros estrangeiros com o esquema vacinal completo contra a covid-19. O alívio desta medida foi recebida com entusiasmo. Prova disso, foi a forma como o aeroporto de Heathrow, no Reino Unido, se preparou, com pompa e circunstância, para receber todos os viajante com destino aos EUA.

Notícias ao Minuto© Getty

11h12 - Ordem dos Médicos pede um rosto para acelerar processo de vacinação

O responsável pela Ordem dos Médicos voltou a reforçar, na manhã desta terça-feira, que é "importante ter um coordenador para o processo de vacinação", papel que segundo o próprio não deve ficar a cargo da Diretora-Geral de Saúde. "É preciso alguém que vá ao terreno e dê a cara. Neste momento não sabemos quem é. Isso é importante porque a vacinação nesta fase é critica. É a fase de outono-inverno em que vamos ter mais casos, quer de Covid como de gripe sazonal. Se a vacinação for mais rápida, estamos mais protegidos para dar resposta a outros problemas de saúde", disse, considerando que este responsável poderia ajudar na rapidez do processo.

11h00 - Cidade chinesa oferece dinheiro em troca de informações sobre surto

A cidade chinesa de Heihe, localizada na fronteira com a Rússia, está a oferecer elevadas recompensas em dinheiro para obter dicas sobre o atual surto da variante Delta do coronavírus, revela o The Guardian. As autoridades locais anunciaram recompensas de 100 mil yuans (cerca de 13.500 euros) para os residentes que deem informações sobre o surto, que já atingiu os 240 casos confirmados.

10h45 - Covid-19 na China afasta Xi Jinping  da COP26?
 
A ausência do Presidente Xi Jinping da conferência do clima COP26, que termina na sexta-feira após duas semanas, não é surpreendente face à atual situação interna da China, apontam analistas. Em causa, estão as restritas medidas de prevenção contra a covid-19, que praticamente eliminaram as viagens de e para o país asiático, que continua a insistir numa política de "zero casos", ao contrário do resto do mundo, que está a aprender a coexistir com o vírus.

10h35 - Pandemia causou 2,5 milhões de mortes em excesso em países da OCDE
 
A pandemia da Covid-19 causou cerca de 2,5 milhões de mortes em excesso em 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), que hoje divulgou o mais recente relatório "Visão Geral da Saúde". edição de 2021 do relatório dá um enfoque especial ao impacto da covid-19, tanto na saúde das pessoas como nos serviços, realçando que em apenas nove países mais de 70% da população está totalmente vacinada contra a doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

10h30 - Hospitalizados por AVC e enfarte diminuíram por receio da Covid-19
 
O número de pessoas hospitalizadas por enfarte e AVC diminuiu em Portugal em 2020, o que se pode dever ao receio da Covid-19 e ao funcionamento da triagem pré-hospitalar, adianta um relatório da OCDE hoje divulgado.

10h26 - Vacinação para maiores de 70 com "boa adesão"

Decorre esta manhã a vacinação de utentes com mais de 70 anos. Em declaração à SIC Notícias, a enfermeira Paula Ramos, responsável de um dos centros de vacinação na Ajuda, em Lisboa, indicou que esta semana aumentou o número de agendamentos para a vacinação. O aumento estará relacionado com a chegada de um novo lote de vacinas, tal como indicou Graça Freitas, diretora Geral da Saúde.

Segundo a mesma enfermeira, regista-se um aumento de cerca de 200 utentes em relação à passada semana. A profissional afirma, ainda, que a adesão à dose de reforço contra a Covid-19, para os utentes que já estejam elegíveis, tem tido "uma boa adesão".

10h18 - Se tem mais de 80 anos e ainda não foi vacinado contra a gripe e contra a #COVID-19, pode fazê-lo no local e data que pretender. Como? Siga as indicações da DGS. 

10h01 - Trabalho feito durante pandemia (e não só) valem condecoração às Forças Armadas de Cabo Verde

O Presidente de Cabo Verde cessante, Jorge Carlos Fonseca, condecorou as Forças Armadas do país com a medalha de mérito, uma das suas últimas decisões oficiais antes da tomada de posse.  Este enalteceu a "profunda ligação entre as Forças Armadas e a população tem sido estabelecida, enquanto expressão concreta, em situações particularmente complexas", como as decorrentes das erupções vulcânicas torrenciais, dengue, pandemia de Covid-19 ou evacuações de doentes, entre outras.

09h50 - Consultora cria videojogo para oferecer donativos à União Zoófila
 
A consultora Bee Engineering desenvolveu um videojogo solidário, que visa envolver empresas e colaboradores em fins solidários, tendo conseguido vários donativos que foram entregues à União Zoófila. "O jogo foi desenvolvido em regime de academia sob a coordenação da Nectar Interactive, unidade de soluções digitais baseadas em videojogos, da Bee Engineering, a pensar em empresas que sentem a necessidade de envolver os seus profissionais após uma fase de prolongado afastamento físico" devido à Covid-19, refere a empresa

09h49 - Caso positivo de Covid-19 cancela treino da seleção da Alemanha
 
A seleção da Alemanha detetou, esta terça-feira, um caso positivo de Covid-19 por entre os jogadores convocados por Hansi Flick. A Federação alemã não revelou o nome do jogador, mas o BILD garante que se trata de Niklas Sule, defesa do Bayern Munique. 

09h13 - A Ucrânia bateu um novo recorde de mortes

O país registou, nas últimas 24 horas, 833 vítimas mortais da doença. A Ucrânia é o segundo país com mais mortes diárias, sendo apenas ultrapassado pela Rússia. Segundo o relatório do Ministério da Saúde deste país, há ainda a declarar mais 18.988 infetados em 24 horas, entre eles 1.183 são menores e 426 trabalhadores da área da saúde. 

09h07 - Rússia reporta 1.211 óbitos em 24 horas, um novo recorde

Há três semanas consecutivas a registar mais de mil óbitos diários, a Rússia notificou 1.211 mortes no espaço de 24 horas, um novo máximo. A Rússia acumula agora 249.215 vítimas mortais provocadas pela Covid-19. De acordo com os dados revelados esta terça-feira pelo centro de crise anticoronavírus russo, foram detetados 39.160 novas infeções. O total de casos confirmados é de 8.873.655. 

08h37 - Vacinas deverão ser obrigatórias para profissionais de saúde em Inglaterra

Os profissionais da linha da frente contra a Covid-19 no sistema nacional de saúde inglês (NHS) serão obrigados a ser vacinados contra a doença.

Até à próxima primavera os profissionais de saúde não vacinados deverão ser inoculados contra a Covid-19, ainda que existam exceções por razões médicas.

07h26 - China deteta 62 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A China detetou 62 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 43 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 97.885 casos da doença e 4.636 mortos.

07h23 - Venezuela iniciou vacinação de 3,5 milhões de crianças dos 2 e 11 anos

A Venezuela iniciou na segunda-feira a vacinação de 3,5 milhões de crianças entre os 2 e 11 anos com a vacina cubana Soberana II, anunciou a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez.

07h21 - Bom dia! Iniciamos um novo acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Venezuela vacina crianças de 2 anos; São Paulo sem mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório