Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Vai levar a terceira dose da vacina? Saiba o que esperar

É o seu caso?

Covid-19: Vai levar a terceira dose da vacina? Saiba o que esperar
Notícias ao Minuto

14:15 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Os efeitos secundários da terceira dose da vacina contra a Covid-19 são "significativamente mais leves" do que os observados nas primeiras doses, revelam dados do Ministério de Saúde Israelita.

A reação mais comum à dose de reforço é a fadiga, relatada por 86,6 pessoas por milhão, em comparação com 271,8 e 251,1 por milhão após a segunda e primeira doses, respetivamente. A dor no local da vacina afetou 42,7 pessoas por milhão na terceira dose, contra 222,9 e 514,3 nas primeiras doses. Os dados referem-se a aproximadamente três milhões de cidadãos.

Para já, só foram detetadas 19 situações consideradas graves, mas a ligação à vacina ainda está a ser avaliada. O Ministério da Saúde israelita afirma que "os efeitos secundários após a toma da terceira dose foram detetados numa pequena percentagem de adultos com 60 anos ou mais e estão em linha com os sintomas relatados após as duas primeiras doses. Geralmente, incluem dor no local da vacina, dor de cabeça, febre, calafrios e dores musculares".

Num relatório divulgado a 28 de setembro, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reforçou a mesma tese. O CDC indicou que os efeitos surgem 48 depois da toma da vacina, são leves a moderados e duram pouco tempo. 

Em relação aos sintomas mais comuns, 22 mil pessoas referiram ter sentido dores no braço (71%). Mais de metade (56%) dos que preencheram o inquérito da CDC relataram fadiga e 43,4% dizem ter tido dor de cabeça. Outros 7% referiram ter tido dor generalizada intensa, 2% necessitaram de assistência médica e 13 pessoas foram hospitalizadas

Em Portugal, recorde-se, as pessoas com 75 ou mais podem já efetuar o pedido de autoagendamento para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a SARS-CoV-2,  através do portal Covid-19. 

Leia Também: Covid-19: Antiviral da Pfizer pode estar disponível em 2022

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório