Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Venezuela vacina crianças de 2 anos; São Paulo sem mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Venezuela vacina crianças de 2 anos; São Paulo sem mortes
Notícias ao Minuto

07:46 - 08/11/21 por Fábio Nunes; Natacha Nunes Costa

Mundo Coronavírus

Portugal reportou esta segunda-feira seis mortes e 568 novos casos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

A partir desta segunda-feira está disponível para as pessoas com mais de 70 anos o autoagendamento da vacina para a dose de reforço contra a Covid-19 e da vacina contra a gripe. 

O Japão não registou mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o que acontece pela primeira vez nos últimos 15 meses

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

00h00 - Boa noite! Termina aqui mais um registo de atualização da pandemia da Covid-19. Na manhã desta terça-feira pode continuar a acompanhar tudo o que se passa no país e no mundo num novo registo.

23h46 - França desaconselha Moderna para pessoas com menos de 30

A Alta Autoridade Francesa para a Saúde (HAS) desaconselhou hoje a administração da vacina Moderna para pessoas com menos de 30 anos, com base, nomeadamente, num estudo que constatou que aumenta ligeiramente o risco de miocardite e pericardite para esta população.

23h32 - Casos ultrapassam a marca dos 250 milhões no mundo

Mais de 250 milhões de casos de Covid-19 foram oficialmente registados em todo o mundo desde o início da pandemia, de acordo com a contagem da agência de notícias AFP, até às 21h de hoje (hora de Lisboa).

23h17 - Partidos da nova coligação alemã ultimam medidas contra 4.ª vaga

Os partidos da nova coligação governamental alemã revelaram hoje propostas para combater o ressurgimento da Covid-19 na Alemanha, onde a taxa semanal de novos contágios atingiu um pico sem precedentes.

23h00 - Igreja transforma-se em centro de vacinação na Ucrânia

Uma igreja da Ucrânia transformou-se num centro de vacinação contra a Covid-19, em Kiev.

De acordo com o The Guardian, esta é a primeira instituição religiosa a fazê-lo.

Recorde-se que o número de infeções na Ucrânia está a aumentar, assim como as mortes relacionadas com o novo coronavírus. Apenas 25% da população do país está totalmente vacinado.

22h39 - Grécia bate novo recorde com 7.336 casos

A Grécia bateu um novo recorde de casos de Covid-19, esta segunda-feira, com 7.335 infeções registadas num só dia, o pior número desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas foram ainda reportadas, pelas autoridades de saúde gregas, 65 mortes, 

Neste momento, o país tem 477 pacientes intubados, com idade média de 65 anos, dos quais 84% ​​não estão vacinados ou não têm o esquema completo, em hospitais, segundo o El País, "saturados, especialmente, no norte do país".

Até ao momento, a Grécia já registou 792.239 casos de Covid-19 e 16.361 mortes na sequência da doença.

22h00 - Venezuela começa a vacinar crianças de dois anos

A Venezuela começou, esta segunda-feira, a vacinar crianças entre 2 e 11 anos contra a Covid-19, com a vacina cubana Soberana II. 

Neste momento, as vacinas estão a ser distribuídas por crianças que têm o sistema imunológico debilitado.

Recorde-se que as vacinas cubanas ainda não têm o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS).

21h42 - Brasil regista 126 mortes. São Paulo sem nenhuma pela 1.ª vez

As autoridades de saúde brasileiras reportaram, esta segunda-feira, 5.638 casos de Covid-19 e 126 mortes na sequência da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, pela primeira vez desde que a pandemia chegou ao país, o estado de São Paulo, um dos mais castigados pelo SARS-CoV-2, não registou qualquer morte associada a este vírus.

21h17 - Boris Johnson criticado por não usar máscara no hospital

Uma fotografia do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no interior de um hospital, sem máscara, está a ser alvo de muitas críticas nas redes sociais.

O secretário de saúde Jonathan Ashworth acusou-o mesmo de "desfilar irresponsavelmente num hospital sem máscara", acrescentando que "os pacientes e a equipe do NHS merecem mais do que isso".

Na imagem vê-se uma das responsáveis do hospital com máscara, ao lado do governante que optou por não usar esta medida de proteção.

20h52 - Madeira reporta mais 24 casos e tem 331 situações ativas

As autoridades de saúde da Madeira detetaram 24 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo a região atualmente 331 situações ativas e 14 pessoas hospitalizadas, foi hoje anunciado.

20h14 - Dinamarca reintroduz certificado 2 meses após eliminá-lo

A Dinamarca vai reintroduzir o certificado de vacinação dois meses depois de o ter suprimido, avança a AFP.

De acordo com o ministro da Saúde dinamarquês, Magnus Heunicke, o país está prestes a ser atingido por uma terceira vaga de coronavírus.

Nos últimos dias, o número de infeções diárias no país nórdico aumentou para mais de 2 mil casos. Em setembro registavam-se poucos mais de 200.

20h02 - EMA analisa eficácia do Molnupiravir em doentes Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou esta segunda-feira uma análise aos dados disponíveis sobre a eficácia do antirretroviral Molnupiravir em doentes com Covid-19, com o objetivo de ajudar a União Europeia a decidir sobre a utilização do mesmo.

20h00 - EUA reabrem fronteiras aos vacinados

Os EUA suspenderam, esta segunda-feira, as restrições de viagens a estrangeiros desde que estes cumpram uma série de requisitos como estarem completamente vacinados contra a Covid-19, com doses atestadas pela OMS ou FDA.

As fronteiras norte-americanas reabriram assim a todos os países da União Europeia, Reino Unido, China, Índia e Brasil cujos viajantes estavam, até agora, proibidos de entrar no país.

19h52 - Duas mortes e 55 casos na última semana em Moçambique

Moçambique registou duas mortes e 55 novos casos de covid-19 na última semana, seguindo uma tendência de descida de casos ativos que se regista desde julho, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

19h31 - Madrid atinge imunidade de grupo com 77,9% de vacinados

Madrid alcançou, esta segunda-feira, imunidade de grupo ao ver 77,9% da sua população vacinada.

18h50 - Mais 4 mil novos casos nas últimas 24h em Itália

Itália registou, esta segunda-feira, mais 4.197 casos de Covid-19 e 38 mortes associadas à doença, elevando para 4.812.594 o total de contágios e para 132.423 as vítimas da pandemia no país.

18h49 - Governo dos Açores cria juntas médicas para listas de espera

O Governo dos Açores determinou a criação de juntas médicas para "retomar o tempo perdido" e acabar com as listas de espera criadas pela suspensão da atividade durante a pandemia de covid-19, revelou hoje o secretário regional da Saúde.

18h30 - França com o maior aumento diário de internados desde agosto

As autoridades de saúde francesas revelaram, esta segunda-feira, que o número de pessoas hospitalizadas na sequência da Covid-19 em apenas 24 horas é de 156, o maior aumento diário desde 23 de agosto

No último dia, França viu morrer mais 55 pessoas, o maior aumento diário desde o dia 5 de outubro, elevando o total de óbitos no país, desde que a pandemia chegou, para 91.053. Se incluirmos as mortes em lares de idosos, o número de vítimas mortais devido à Covid-19 em França é de quase 118 mil, mais precisamente 117.965.

Já o número de novos casos reportados hoje é de 2.197, elevando o total de infeções diagnosticadas em França, desde o início do ano de 2020 para 7.219.681.

18h09 - Número de casos recuam no Reino Unido. Já mortes aumentaram

O Reino Unido reportou, esta segunda-feira, mais 57 mortes e 32.322 novos casos de Covid-19. De acordo com as autoridades de saúde britânicas, isso representa uma queda nas infeções de 16,6% em relação à semana passada e um aumento de 8,2% no número de mortes.

17h52 - Incidência sobe em Espanha com o registo de 6.417 novos casos

As autoridades de saúde espanholas reportaram, esta segunda-feira, 6.417 novas infeções de Covid-19 e 54 mortes devido à doença. Desta forma, a incidência no país sobe quase cinco pontos em relação à passada sexta-feira para 58,57 casos por 100 mil habitantes.

17h42 - Acesso às discotecas da Madeira vai ser fiscalizado

A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira vai fiscalizar as discotecas para evitar "fraudes" nas entradas nestes espaços de pessoas sem vacinação completa contra a Covid-19, anunciou hoje o presidente do executivo.

17h27 - Sobrevivente pede desculpa aos médicos por ter recusado vacina

Um artista gráfico norte-americano, de 54 anos, voltou ao hospital onde esteve 28 dias internado com Covid-19 para pedir desculpas aos médicos e restantes profissionais de saúde por ter recusado ser vacinado contra a doença. Conheça a história aqui

17h21 - Brasil veta financiamento a projetos culturais que exijam vacinação

O Governo brasileiro anunciou hoje que projetos culturais candidatos a financiamento estatal não poderão exigir do público o comprovativo de vacinação para evitar "discriminações entre vacinados e não vacinados".

17h19 - Açores com vacinação em casa aberta na ilha Terceira

Os Açores têm a modalidade casa aberta para administração da dose de reforço da covid-19 na ilha Terceira para quem recebeu a segunda dose há mais de seis meses, revelou hoje o secretário regional da Saúde.

17h05 - UE negoceia com Merck e Pfizer fornecimento de medicamentos contra vírus

A União Europeia (UE) está a negociar com a Merck e a Pfizer possíveis contratos de fornecimento de medicamentos contra a Covid-19, revelou um funcionário da UE à Reuters.

17h00 - Pediatras norte-americanos apelam à vacinação de crianças

A American Academy of Pediatrics incentivou, esta segunda-feira, no Twitter, os pais dos EUA a vacinarem seus filhos de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

"As crianças merecem ser protegidas da Covid-19 e agora a vacina está aqui para crianças de 5 a 11 anos! Esclareça-se com esses líderes pediatras: Agora é a hora de os pais vacinarem seus filhos para protegerem as suas famílias e a comunidade", lê-se no Tweet.

16h19 - Funcionária de lar perde emprego por recusar ser vacinada

Uma funcionária de um lar de idosos britânico foi despedida por recusar a ser vacinada contra a Covid-19. Louise Akester, de 36 anos, trabalhava na área há 14 anos, mas foi obrigada a retirar-se devido às novas regras do país, que impõe que todos os funcionários de lares têm de estar vacinados contra a doença, a menos que tenham uma declaração médica que os isente. Conheça a história aqui

15h55 - Como mudaram os hábitos alimentares dos portugueses na pandemia

Seis em cada 10 portugueses (61%) mudaram os seus hábitos alimentares durante a pandemia de Covid-19, o que pode aumentar o seu risco de diabetes, segundo um inquérito realizado pelo YouGov, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro.

15h10 - Mais 6 mortes e 568 casos nas últimas 24 horas. Incidência e Rt sobem

Nas últimas 24 horas, Portugal contabilizou mais 6 mortes e 568 novos casos, segundo os dados do boletim epidemiológico desta segunda-feira, já divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal totaliza 1.098.125 casos confirmados, 18.209 óbitos e 1.046.064 recuperados. 

Os internamentos em enfermaria subiram para 360. 

A incidência aumentou para 116,9 contágios por 100 mil habitantes e o R(t) avançou para 1,08. 

14h39 - Áustria regista máximo de incidência

Tal como se verificou na Alemanha, a Áustria também reportou hoje o nível de incidência mais elevado desde o início da pandemia. A agência Efe refere que a incidência na Áustria fixa-se em 633,2 casos por 100 mil habitantes. 

13h17 - Vai ser "impossível" à Nigéria atingir 40% de vacinação

Vai ser “impossível” à Nigéria cumprir o objetivo de vacinar contra a Covid-19 40% da população até ao final deste ano, advertem os especialistas de saúde.

Menos de 1,5% da população de 206 milhões de pessoas completou o processo de vacinação.

Os especialistas apontam a escassez de doses disponíveis, a relutância da população e a forma como encara a doença causada pelo SARS-CoV-2 como fatores que ajudam a explicar a baixa taxa de vacinação.

Os especialistas referem que a Covid-19 não é levada a sério na Nigéria, e assinalam que morreram no ano passado mais pessoas vítimas do conflito que assola o país e que se verifica um número ainda maior de mortes provocadas pela malária do que pela Covid-19.

13h14 - Açores com 12 novos casos e oito recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 12 novos casos positivos de Covid-19, sendo 11 em São Miguel e um em São Jorge, e oito recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h38 - Pandemia já matou pelo menos 5.047 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.047.055 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China em dezembro de 2019, segundo o balanço de hoje da agência France-Press.

11h54 - Austrália compromete-se a enviar mais de três milhões de doses de vacinas para o Camboja

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marisa Payne, assumiu durante uma visita ao Camboja o compromisso do governo australiano de enviar mais de três milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para este país asiático, de acordo com o The Guardian.

10h56 - Cães e gatos podem ser infetados com variante Alfa, diz estudo

Afinal, os animais domésticos podem ser infetados com a variante Alfa  do SARS-CoV-2,  detetada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra, conclui um estudo do Centro de Referência Veterinária Ralph, no Reino Unido, publicado recentemente na revista Veterinary Record. 

Dados da investigação mostram que, de um total de 11 animais, dois gatos e um cão testaram positivo para a variante, enquanto outros dois gatos e um cão demonstraram anticorpos.

10h07 - Câmara de Montemor-o-Velho reabre os serviços municipais

A Câmara de Montemor-o-Velho reabriu hoje os edifícios dos Paços do Concelho, do centro de alto rendimento, da biblioteca, do arquivo e do pavilhão, que estavam encerrados devido à situação epidemiológica provocada pela Covid-19.

9h56 - Rússia volta a notificar menos de 40 mil infeções. Morreram 1.190 pessoas

O centro de crise anticoronavírus russo revelou esta segunda-feira que foram diagnosticados 39.400 novos casos de infeção e morreram mais 1.190 pessoas no país. A Rússia reporta mais de mil óbitos diários causados pela Covid-19 há mais de três semanas consecutivas. 

No total, a Rússia soma 8.834.495 casos positivos e 248.004 mortos.

9h29 - Malásia e Singapura vão reabrir corredor aéreo

Malásia e Singapura anunciaram esta segunda-feira através de um comunicado conjunto que vão reabrir o corredor aéreo entre os dois países para viajantes vacinados.

O corredor entre o aeroporto internacional de Kuala Lumpur e o aeroporto de Changi vai abrir a 29 de novembro, informa a Reuters. 

8h32 - Ucrânia notifica 473 mortes em 24 horas

A Ucrânia registou 13.068 novas infeções e 473 óbitos causados pela Covid-19 no último dia. 3.532 pessoas foram hospitalizadas. 

7h34 - Estados Unidos levantam restrições de viagens a estrangeiros

Os Estados Unidos levantam esta segunda-feira as restrições de viagens a uma lista extensa de países, incluindo o Canadá, o México e a maior parte da Europa.

Visitantes estrangeiros com a vacinação completa podem assim voltar a viajar para os Estados Unidos. 

7h29 - Alemanha regista 15.513 novos casos e mais 33 óbitos

A Alemanha reportou 15.513 novos contágios e mais 33 mortes nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos acumulados, a Alemanha contabiliza 4.782.546 casos confirmados e 96.558 vítimas mortais. 

A incidência acumulada situa-se em 201,1 casos por 100 mil habitantes - o nível mais elevado desde o início da pandemia. 

7h27 - China deteta 89 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 89 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 65 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 97.823 casos da doença e 4.636 mortos.

7h25 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Óbitos recuam no Brasil; O apelo à vacinação das grávidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório