Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Como mudaram os hábitos alimentares dos portugueses na pandemia

O risco de diabetes pode estar a aumentar no país.

Como mudaram os hábitos alimentares dos portugueses na pandemia
Notícias ao Minuto

15:45 - 08/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças

Seis em cada 10 portugueses (61%) mudaram os seus hábitos alimentares durante a pandemia de Covid-19, o que pode aumentar o seu risco de diabetes, segundo um inquérito realizado pelo YouGov, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro.,

Os inquiridos relataram que ingeriram mais alimentos ricos em gordura e açúcar (14%). Ao mesmo tempo, realizaram "muito menos" exercício físico (36%), devido ao tempo passado em casa (65%), stress e ansiedade (26%), sendo que, segundo a Merck Portugal, estudos mostram que quilo de peso perdido, o risco de desenvolver diabetes no futuro é reduzido em mais 16%.

Dados do relatório mostram que, as principais fontes de informação dos portugueses sobre as formas de reduzir o risco de diabetes tipo 2 são os profissionais de saúde (87%), a Internet (40%) ou livros (30%).

Os portugueses sabem que a história familiar de diabetes é um fator de risco para a doença (70%) e que a obesidade (72%), assim como a ingestão de alimentos com elevado teor de açúcar (76%) também. Contudo, a esmagadora maioria (75%) não presta atenção às listas de ingredientes no momento da compra dos alimentos.

Já ao nível da saúde mental, o inquérito apurou que um em cada quatro (26%) portugueses experienciou sintomas de ansiedade ou stress.

O inquérito recolheu as opiniões de cidadãos do Brasil, México, Indonésia, China, Vietname, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Portugal entre os dias 10 e 23 de setembro deste ano. 

A diabetes e a pré-diabetes afetam mais de 460 milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 pode ser reduzido em até 58% através de alterações no estilo de vida, como uma dieta equilibrada, exercício físico e perda de peso. 

Leia Também: Qual a alimentação certa para a diabetes tipo 2? Nutricionista explica

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório