Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Escultura leiloada por 'apenas' 87 euros era da rainha Ana Bolena

Agora, acredita-se que a antiguidade valha mais de 232 mil euros, cerca de 200 mil libras.

Escultura leiloada por 'apenas' 87 euros era da rainha Ana Bolena
Notícias ao Minuto

09:43 - 08/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Leilão

Quando, em 2019, Paul Fitzsimmons comprou uma escultura de um pássaro ornamentado em madeira num leilão, por cerca de 87 euros (75 libras), o vendedor de antiguidades não poderia adivinhar quem seria o dono original da peça. Ela é, agora, atribuída à rainha Tudor, Ana Bolena.

Fitzsimmons sabia que a escultura teria de estar associada a um membro da família real, chegando à conclusão que pertencia a Ana Bolena, a rainha decapitada por Henrique VIII de Inglaterra. O valor do artefacto raro é estimado em cerca de 232.678.30 euros (200 mil libras).

O vendedor de antiguidades, original do sudeste de Inglaterra, em Devon, quer, agora, oferecer a peça do século XVI ao Palácio de Hampton Court, onde o pássaro deveria decorar os aposentos da rainha.

É realmente uma descoberta incrível porque Ana Bolena é provavelmente a mulher mais famosa de todos os tempos, e Henrique VIII fez os possíveis para apagar completamente todos os vestígios dela. Todos os seus emblemas foram removidos do palácio e nada sobreviveu”, disse Paul Fitzsimmons, em declarações à CNN.

O vendedor de antiguidades acrescenta que a peça está “em perfeitas condições e tem toda a sua pintura dourada original”, o que torna a descoberta ainda mais “espetacular”.

A historiadora e curadora da Historic Royal Palaces Tracy Borman partilha a opinião, adiantando que a escultura “é bastante semelhante a outras esculpidas nas preparações para a coroação de Bolena, sendo provável que fizesse parte do esquema decorativo”.

O rei Henrique VIII desvinculou-se da igreja católica para se separar da sua primeira esposa, Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena, em 1533, o que levou à criação de uma nova igreja. Três anos depois, o rei acusou Bolena de adultério, incesto e conspiração e ordenou a sua morte.

Leia Também: Escultura de São Sebastião encontrada enterrada em capela na Guarda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório