Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Europol detém cerca de 150 suspeitos de comércio ilegal na internet

Uma operação contra o comércio ilegal na 'dark web', a versão clandestina da internet, levou à detenção de cerca de 150 suspeitos, anunciou hoje a polícia europeia (Europol), com sede em Haia, nos Países Baixos.

Europol detém cerca de 150 suspeitos de comércio ilegal na internet
Notícias ao Minuto

10:45 - 26/10/21 por Lusa

Mundo Operação

"Esta operação, conhecida como 'Dark Hun TOR', consistiu numa série de ações separadas, mas complementares na Austrália, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos", disse a Europol.

Vários milhões de euros em dinheiro e 'bitcoins' (moeda eletrónica), bem como drogas e armas foram apreendidos nesta operação, que se seguiu ao desmantelamento em janeiro da DarkMarket - um dos principais mercados do mercado negro cibernético - sob a liderança da força policial alemã.

Nos Estados Unidos, cerca de 65 pessoas foram detidas nesta operação, que também resultou, entre outras coisas, em 47 detenções na Alemanha, 24 no Reino Unido, quatro na Itália e quatro nos Países Baixos. Vários dos detidos "eram alvos importantes" para a Europol.

A polícia também apreendeu 26,7 milhões de euros em dinheiro e moedas eletrónicas, bem como drogas, incluindo 25.000 comprimidos de ecstasy e 45 armas de fogo.

Em Itália, a polícia também encerrou os mercados ilegais chamados "DeepSea" e "Berlusconi", que juntos apresentavam "mais de 100 mil anúncios de produtos ilegais", segundo a Europol, cuja operação foi coordenada com a Eurojust, a agência de cooperação judiciária da União Europeia.

"O objetivo de uma operação como esta é sinalizar aos criminosos que operam na 'dark web' que a comunidade encarregada da aplicação da lei tem os meios e as parcerias internacionais para os expor e responsabilizar pelas suas atividades ilegais, mesmo em áreas da 'dark web'," disse o vice-diretor de operações da Europol, Jean-Philippe Lecouffe.

Leia Também: Portugal integra ação da Europol de fiscalização de gases fluorados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório